O livro Arriscando a Própria Pele, de Nassim Nicholas Taleb, foi lançado em 2017, e está ligado ao que Taleb intitula como PROJETO INCERTO, do qual fazem parte outros quatro best-sellers de sua autoria.
Arriscando a própria pele (e os demais livros), não tratam apenas do mercado financeiro. Cada livro constitui um "pedaço" do projeto, como se cada um conversasse com o outro. Seus ensaios nos fazem refletir no quanto estamos à mercê das não-linearidades da vida, incluindo o acaso e os eventos inesperados, ou cisnes negros. Nesse sentido, cada livro trata de um conceito chave ligado a incerteza (área de especialidade do autor).
Não é necessário a leitura de forma cronológica, mas recomendo que conheçam o projeto, que conta com os títulos: A Lógica do Cisne Negro; Iludidos pelo Acaso; A Cama de Proscrutes e Antifrágil.
Taleb defende que arriscar a própria pele deve ser encarado como uma filosofia de vida. Ou seja, você não pode lucrar enquanto transfere riscos para outros, apenas você é responsável pelos seus erros, e apenas você deve pagar por eles. Dessa forma, arriscar a própria pele se aplica a todos os conceitos da vida. E, pensando em empreender e inovar, o risco é presença constante!
Além disso em todo o livro, o autor faz uma série de críticas a todos aqueles tomadores de decisões que afetam a vida de outras pessoas, e que não arcam com as consequências de seus erros. Para Taleb, não podemos fugir da realidade ao permitir que pessoas boas apenas em explicar e não em fazer nos liderem. Em outras palavras, Taleb expõe esse pensamento:
"Aqueles que falam, deviam fazer. E somente os que fazem deviam falar".
Já conhecia as obras de Taleb? Deixe um comentário a baixo sobre o ensinamento mais importante que lhe trouxe. Penso que suas obras são essenciais, tanto para quem está ingressando no mercado financeiro quanto para quem está consolidado.