Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Arriscando a própria pele [PÍLULA]

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
Arriscando a própria pele [PÍLULA]
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 13 AGO. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O livro Arriscando a Própria Pele, de Nassim Nicholas Taleb, foi lançado em 2017, e está ligado ao que Taleb intitula como PROJETO INCERTO, do qual fazem parte outros quatro best-sellers de sua autoria.

Arriscando a própria pele (e os demais livros), não tratam apenas do mercado financeiro. Cada livro constitui um "pedaço" do projeto, como se cada um conversasse com o outro. Seus ensaios nos fazem refletir no quanto estamos à mercê das não-linearidades da vida, incluindo o acaso e os eventos inesperados, ou cisnes negros. Nesse sentido, cada livro trata de um conceito chave ligado a incerteza (área de especialidade do autor).

Não é necessário a leitura de forma cronológica, mas recomendo que conheçam o projeto, que conta com os títulos: A Lógica do Cisne Negro; Iludidos pelo Acaso; A Cama de Proscrutes e Antifrágil.


Taleb defende que arriscar a própria pele deve ser encarado como uma filosofia de vida. Ou seja, você não pode lucrar enquanto transfere riscos para outros, apenas você é responsável pelos seus erros, e apenas você deve pagar por eles. Dessa forma, arriscar a própria pele se aplica a todos os conceitos da vida. E, pensando em empreender e inovar, o risco é presença constante!

Além disso em todo o livro, o autor faz uma série de críticas a todos aqueles tomadores de decisões que afetam a vida de outras pessoas, e que não arcam com as consequências de seus erros. Para Taleb, não podemos fugir da realidade ao permitir que pessoas boas apenas em explicar e não em fazer nos liderem. Em outras palavras, Taleb expõe esse pensamento:


"Aqueles que falam, deviam fazer. E somente os que fazem deviam falar".



Já conhecia as obras de Taleb? Deixe um comentário a baixo sobre o ensinamento mais importante que lhe trouxe. Penso que suas obras são essenciais, tanto para quem está ingressando no mercado financeiro quanto para quem está consolidado.

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereira
Olá, sou Renato, inquieto e totalmente viciado em transmitir conhecimento, buscando sempre comunicar de forma simples e descontraída. Sou business designer na Nectus, um laboratório de inovação aberta que constrói soluções estratégicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades à negócios. favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1370 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?