Engana-se quem ainda não acredita que, quando a sociedade se organiza não influenciam decisões em suas cidades! Porque defendemos isso? Simples por conhecimento de causa própria.
A partir de agora passo a contribuir com este grupo da nossa comunidade que tem um tema que nos convida a sentar, ler, escrever e dividir experiências de sucessos, ações bem sucedidas que transformam um município e seu povo.
Bem, infelizmente para contextualizar a mensagem preciso dizer que em dezembro de 2016, Araucária/PR, passou por sua parte da história que acredita-se ser a mais cruel com seu povo, pois neste ano e neste mês todos assistiram uma operação qual prendeu prefeito, vice prefeito, secretários, vereadores, assessores destes políticos!
Felizmente para seu povo, guerreiro e forte, este momento serviu de uma ruptura histórica com a antiga política, que fatalmente atinge a maioria dos municípios brasileiros.
Portanto, no ano de 2017, em um ambiente de terra arrasada, através do Programa Cidade Empreendedora, iniciamos um trabalho de formação do Comitê Gestor Municipal da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa - CGM.
Capitaneado pelo SEBRAE/PR iniciamos a missão de resgatar na sociedade civil o sentimento de amor por sua cidade. A missão de ir além da implementação da Lei Geral das MPEs, mas proporcionar um novo encontro do cidadão com sua cidade, um trabalho de cupido, para que o araucariense se apaixonasse pela sua Araucária novamente.
Por força da Lei municipal vigente a época, eram quatro entidades que deviam indicar seus representantes para compor o CGM, Associação Comercial, industrial e Agropecuária de Araucária - ACIAA, Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária- AECIAR, Associação dos Contabilistas de Araucária - ACA e Ordem dos Advogados do Brasil.
Em junho de 2017 aconteceu a primeira reunião, onde estavam presentes apenas 3 pessoas, no entanto o trabalho e a vontade de tornar Araucária em um nova cidade fez com que o CGM se organizasse, se planejasse e com o decorrer dos dias, portanto tornando-se uma referência na região em articulação e resultados.
Dos resultados colhidos pelo CGM pode se destacar a atualização da Lei Municipal da MPEs, uma lei moderna que contempla as principais pautas de tratamentos diferenciados e favorecidos às MPES, a conquista da criação e aporte no fundo garantidor de credito para MPEs, a modernização e transformação dos processos para abertura de empresas, conseguindo uma diminuição do tempo de 249 dias para 13 dias para empresas de alto risco e 12 horas para empresas de baixo risco, apoio ao associativismo colhendo o resultado de crescimento de 45% no número de empresários associados, implantação do Escritório de Compras de Araucária, qual prepara, orienta e incentiva o empresário a participar de licitação, entre outras ações.
Portanto, demostra se claro que um sociedade civil organizada e forte certamente fará de seu município forte.