Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightCidade Empreendedorakeyboard_arrow_rightArtigos

Araucária: Sociedade forte município forte!

avatar ELIEZER CORDEIRO
Eliezer Cordeirofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Araucária: Sociedade forte município forte!
Criado em 26 JUN. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Engana-se quem ainda não acredita que, quando a sociedade se organiza não influenciam decisões em suas cidades! Porque defendemos isso? Simples por conhecimento de causa própria.

A partir de agora passo a contribuir com este grupo da nossa comunidade que tem um tema que nos convida a sentar, ler, escrever e dividir experiências de sucessos, ações bem sucedidas que transformam um município e seu povo.

Bem, infelizmente para contextualizar a mensagem preciso dizer que em dezembro de 2016, Araucária/PR, passou por sua parte da história que acredita-se ser a mais cruel com seu povo, pois neste ano e neste mês todos assistiram uma operação qual prendeu prefeito, vice prefeito, secretários, vereadores, assessores destes políticos!

Felizmente para seu povo, guerreiro e forte, este momento serviu de uma ruptura histórica com a antiga política, que fatalmente atinge a maioria dos municípios brasileiros.

Portanto, no ano de 2017, em um ambiente de terra arrasada, através do Programa Cidade Empreendedora, iniciamos um trabalho de formação do Comitê Gestor Municipal da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa - CGM.

Capitaneado pelo SEBRAE/PR iniciamos a missão de resgatar na sociedade civil o sentimento de amor por sua cidade.  A missão de ir além da implementação da Lei Geral das MPEs, mas  proporcionar um novo encontro do cidadão com sua cidade, um trabalho de cupido, para que o araucariense se apaixonasse pela sua Araucária novamente.

Por força da Lei municipal vigente a época, eram quatro entidades que deviam indicar seus representantes para compor o CGM, Associação Comercial, industrial e Agropecuária de Araucária - ACIAA, Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária- AECIAR, Associação dos Contabilistas de Araucária - ACA e Ordem dos Advogados do Brasil.

Em junho de 2017 aconteceu a primeira reunião, onde estavam presentes apenas 3 pessoas, no entanto o trabalho e a vontade de tornar Araucária em um nova cidade fez com que o CGM se organizasse, se planejasse e com o decorrer dos dias, portanto tornando-se uma referência na região em articulação e resultados.

Dos resultados colhidos pelo CGM pode se destacar a atualização da Lei Municipal da MPEs, uma lei moderna que contempla as principais pautas de tratamentos diferenciados e favorecidos às MPES, a conquista da criação e aporte no fundo garantidor de credito para MPEs, a modernização e transformação dos processos para abertura de empresas, conseguindo uma diminuição do tempo de 249 dias para 13 dias para empresas de alto risco e 12 horas para empresas de baixo risco, apoio ao associativismo colhendo o resultado de crescimento de 45% no número de empresários associados, implantação do Escritório de Compras de Araucária, qual prepara, orienta e incentiva o empresário a participar de licitação, entre outras ações.

Portanto, demostra se claro que um sociedade civil organizada e forte certamente fará de seu município forte.

 

 

avatar ELIEZER CORDEIRO
Eliezer Cordeiro
favorite_outline Seguir Perfil
capa Cidade Empreendedora
Cidade Empreendedora
people 744 participantes
Essa comunidade tem por objetivo dialogar sobre boas práticas e desenvolvimento nos territórios e cidades do Paraná.
fixo
Em alta
Sala do Empreendedor de Cafezal do Sul traz nova visão para o município
25 nov. 2023Sala do Empreendedor de Cafezal do Sul traz nova visão para o município
Trilha Agente de Desenvolvimento Vitorino
11 out. 2022Trilha Agente de Desenvolvimento Vitorino
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?