Marcada historicamente por seu parque industrial, que conta com mais de 600 grandes industriais, dentre elas a Refinaria Getúlio Vargas - REPAR, o município de Araucária vem implementando iniciativas que visam reduzir a dependência econômica no setor petroquímico e tornar se referência em inovação e biotecnologia no âmbito nacional.
Para descobrir qual caminho seguir Araucária adotou uma estratégia de trazer projetos estruturantes e que não visem o curto prazo, mas que possa mudar a vida e a cultura da cidade aos longos dos anos.
Neste sentido o município escolheu investir em três projetos de ponta, primeiro deles a revisão do Pano Diretor Municipal e de todas as suas legislações acessórias, destacando uma região no município como uma Zona de Desenvolvimento Tecnológico, implementação da Lei de incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, Lei de criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Inovação, Lei de redução do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) ao mínimo constitucional.
A segunda iniciativa trata se da viabilização de implantação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária o AVANÇARAUCARIA, derivado Programa de Desenvolvimento Econômico (Prodec), metodologia do SEBRAE/PR. Trata-se de um comitê de governança que reúne representantes da iniciativa privada, da academia, do poder público e da sociedade civil para pensar o futuro do município. Com uma visão de futuro para 2040, o grupo estabeleceu tornar Araucária símbolo de qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e modernidade, excelência em educação, inovação e biotecnologia, desperta aos desafios do mundo.
Importante que destacar que Araucária tem muitos ativos tecnológicos e atitudes inovadores, mas que na maioria das vezes este potencial esta restrito a poucos atores, a grandes industrias, mas que com a participação da sociedade, e o estabelecimento de diretrizes, esta agenda e temática torna se comum a grandes, medias e pequenas empresas do município.
Somado a toda esta estratégia, desde 2019 Araucária trabalha na viabilização de uma área para a instalação de um parque tecnológico e um Habitat de Inovação, ambos espaços capazes de aproximar a sociedade e a academia do potencial industrial da cidade, dando protagonista ao empreendedorismo e a inovação que já habitam e que poderão vir fazer parte deste ecossistema de inovação que esta pulsando a anos em nosso País.
Fique atento ao município com maior polo industrial do Paraná e capaz de trazer grandes novidades.