Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightCidade Empreendedorakeyboard_arrow_rightArtigos

Araucária ganha destaque na ONU por iniciativas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

avatar ELIEZER CORDEIRO
Eliezer Cordeirofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Araucária ganha destaque na ONU por iniciativas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Criado em 07 JUL. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Depois que a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foram correlacionados os 17 ODS com 169 metas estabelecidas pela ONU. Embora de natureza global e aplicáveis em qualquer parte do planeta, os ODS dialogam diretamente com políticas e ações locais.

É o caso de Araucária que participa com inúmeras iniciativas apresentando, dentre as diversas, onze boas práticas relacionadas à saúde e bem estar nas áreas da administração pública, considerando alguns pressupostos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida e a redução das desigualdades, dentre eles, a participação efetiva da comunidade local na tomada de decisões, a economia urbana preservando os recursos naturais, a equidade social, o correto ordenamento do território, a mobilidade urbana, o clima e a conservação da biodiversidade, entre outros aspectos relevantes.

DESTAQUE Pelo trabalho realizado com os ODS, o Paraná foi o estado convidado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para representar o Brasil em um grupo de trabalho que irá apoiar outros países e regiões a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo Araucária uma das cidades que se destacam pelo compromisso com a sustentabilidade.

Ao entrar para o grupo seleto, com representantes de apenas mais oito países, o Paraná também passou a contar com o suporte técnico da OCDE para atingir os 17 objetivos de uma forma mais rápida.

Acompanhe algumas das boas práticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que Araucária oferece na área da saúde:

Espaço do Empreendedor - Espaço que fica localizado no prédio da Prefeitura Municipal e oferece todo o suporte para a formalização de micro e pequenos negócios, apoio para a concessão de alvarás, orientações sobre obrigações e direitos, concessão de créditos, guias de impostos e cursos.

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) - Araucária conta com um serviço de saúde especializado em oferecer atenção em saúde mental a pessoas que fazem uso prejudicial do álcool e outras drogas, através de ações de atenção à crise, tratamento e reabilitação psicossocial: o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD).

Atendimento prioritário para autistas - Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Carteira de Identificação garante a este público atendimento prioritário no município, o mesmo já previsto a pessoas/condições como idosos, gestantes, pessoas com deficiência, entre outros

Plano de Parto - Hospital Municipal de Araucária - O Plano de Parto é um documento garantido pela legislação brasileira. É recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para melhorar, no mundo todo, o nível do atendimento oferecido às gestantes e recém-nascidos

Bairro Limpo - O programa Bairro Limpo realiza a coleta de resíduos volumosos, como sofás, colchões, móveis, madeiras, fogões, geladeiras e TVs. O objetivo é mobilizar a comunidade para separar os materiais que deseja descartar e realiza a coleta para dar o destino correto

Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária (Avançaraucária) - Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Araucária instituído pela Lei Municipal n° 3.484, de 13 de junho de 2019.

Infovia - Consiste em uma rede de fibra ótica que conectará todos os serviços da Prefeitura, com gestão própria, de alto desempenho e disponibilidade, de transmissão de dados, voz e imagem, para uso do governo municipal.

Bicicletário - empréstimo gratuito de bicicletas no Parque Cachoeira. O bicicletário conta com 30 bicicletas para adultos e 20 para crianças (até 12 anos). O interessado em fazer o empréstimo para usá-la no Parque Cachoeira precisa levar um documento de identificação com foto

Redução da tarifa do transporte coletivo - Dentro do compromisso de garantir o transporte coletivo como serviço essencial aos moradores, a Prefeitura de Araucária vem reduzindo a tarifa do transporte coletivo no município.

Pavimentação na área rural de Araucária - Pavimentação das estradas das áreas rurais do Tietê, Campo Redondo, Colônia Cristina, Campina das Pedras, Av. Independência e Guajuvira, contemplando mais de 43 quilômetros de asfalto (tipo concreto asfáltico usinado à quente).

Esterilização cirúrgica, registro e identificação por microchip eletrônico de cães e gatos no Sistema de Identificação Animal (SIA) - O Programa de Castração do Município de Araucária promove campanhas itinerantes realizadas nos diversos bairros de Araucária em Unidades Móveis de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES).

avatar ELIEZER CORDEIRO
Eliezer Cordeiro
favorite_outline Seguir Perfil
capa Cidade Empreendedora
Cidade Empreendedora
people 714 participantes
Essa comunidade tem por objetivo dialogar sobre boas práticas e desenvolvimento nos territórios e cidades do Paraná.
fixo
Em alta
Sala do Empreendedor de Cafezal do Sul traz nova visão para o município
25 nov. 2023Sala do Empreendedor de Cafezal do Sul traz nova visão para o município
Trilha Agente de Desenvolvimento Vitorino
11 out. 2022Trilha Agente de Desenvolvimento Vitorino
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?