Você já se perguntou qual é o propósito da sua empresa? Qual o sentido ela faz para o mundo? Mais do que nunca, aproveite o momento em que a pandemia da COVID-19 está fazendo reviravoltas no modelo social e de consumo vigentes, para se questionar sobre o seu propósito.
Rever alguns conceitos, fortalecer internamente sua empresa... Caso já tenha se perguntado, parabéns!!
Muitas vezes não sabemos direito porque criamos nossas empresas. Às vezes é para sanar algum problema, às vezes é para conseguirmos independência e muitas vezes é por necessidade, ou ainda outros motivos... Mas, enfim, parar e fazermos essa reflexão, mesmo que no início você já tenha essa clareza do porquê que sua empresa existe, é importante sempre responder esses questionamentos. Por que ela existe? Pra quem? Por que acordo todos os dias de manhã pela minha empresa? Enfim, parece simples, mas você precisará de um tempo para realizar e isso fará você inovar e surpreender com os resultados. Ou até mesmo se pretende abrir uma empresa, é uma análise importante a ser feita, se sua ideia é algo que as pessoas desejam. Ainda mais agora que muitas necessidades mudarão.
Analise o mercado
Você conhece de fato seus clientes e suas dores? Qual o valor do seu negócio? Estou gerando valor para dentro e para fora da minha empresa? Meus colaboradores estão engajados? Os clientes amam seu negócio? Faça essa reflexão mais profunda do seu negócio, dê maior sentido a ele e faça diferente.
Segundo Deloitte, em um estudo sobre as sete tendências de MKT até 2021, identificou por meio de uma pesquisa, ouvindo especialistas de diversos mercados globais, que o propósito é uma delas e em todos pontos desse estudo, o foco na experiência do cliente é fundamental. Esse relatório da Deloitte destaca o estudo publicado na Harvard Business Review o qual afirma que as empresas com altos níveis de propósito superam suas concorrentes, pois conseguem definir um sentido e significado ao seu negócio, com valor, com alma. Coloque o propósito no centro da estratégia.
O que faz o seu cliente ser fiel e adquirir seus produtos ou serviços de sua empresa, sua marca, ao invés de outra empresa do mesmo segmento, dando valor realmente ao que você representa? Como está contribuindo com esses produtos ou serviços? Porque eles compram de você e não dos concorrentes? Quais os benefícios? Está satisfazendo as necessidades dos seus clientes, resolvo os problemas deles? O que estou ofertando? Qual o valor que entrego?
É importante observar bem esses pontos. Analisando as características do cliente que você pressupõe, observa e comprova no mercado. Antes de tudo, ele é humano e o ser humano compra pela emoção, por um sentido maior naquilo que tem significado para ele. O meu produto ou serviço provoca essa emoção, gera realmente valor para as pessoas, qual é a essência deles?
Tenha um propósito bem definido
Um exemplo, não somente para negócios em Turismo, é a Disney. Walt Disney quando idealizou a Disneyland tinha como propósito de criar felicidade, transformando os sonhos das pessoas em realidade. Queria um lugar mágico e seguro para que suas filhas pudessem se divertir. Mesmo não podendo usufruir do seu futuro negócio, o propósito era tão claro, que isso permaneceu até os dias de hoje, engajando os colaboradores na entrega da felicidade às pessoas que vão aos parques. E isso não podia ser diferente até na forma de comunicar aos seus clientes, do fechamento dos parques, em razão do COVID-19, fazendo um até breve de forma tranquila e mágica!
Vendo esse exemplo, fica claro que se você tiver o seu propósito definido, você ofertará com assertividade as vantagens que seu produto ou serviço oferta para determinado segmento de mercado, bem como os diferenciais em relação aos seus concorrentes. Parando para pensar nos motivos que fará o cliente escolher sua marca e não a do outro existente no mercado. Por melhor que seu produto ou serviço seja, é o cliente que tem a decisão final, por isso quanto mais atributos você sinalizar, mais bem sucedido será o seu negócio.
Faça propostas de valor para seus produtos e serviços e saliente seus diferenciais
Muitos empresários e futuros empresários têm utilizado a ferramenta proposta de valor da empresa que é uma prática que se originou do Marketing, tendo o objetivo de mostrar com clareza e transparência aos clientes que seu negócio é importante para eles, ou seja, é um presente relevante. Por isso, quando você pensar no desenvolvimento dela, é importante ter esse conceito bem executado, para que as estratégias de planejamento sejam acertadas. Uma boa proposta de valor deve descrever os benefícios que os clientes podem esperar dos seus produtos e serviços. Quais os valores meus produtos e serviços geram para as pessoas?
Como é hoje a percepção de valor que ele tem de seu negócio, como está sendo ofertado? São questões que devem ser levadas em conta.
Pense que o valor é o motivo ou a razão pelo qual seus clientes comprarão seus produtos e serviços. Seja atendendo uma necessidade dele, seja resolvendo algum problema ou melhorando alguma situação. A proposta de valor deve explicar e salientar os seus diferenciais aos clientes de forma transparente e objetiva.
Existem diferentes maneiras de se montar uma proposta de valor. Você pode ser mais assertivo, quando criar valor para um perfil de cliente em seu modelo de negócios de maneira mais estruturada e detalhada.
Enfim, conheça bem o seu público alvo, quem de fato é seu cliente, quais as demandas, como você pode propor produtos e serviços que ele enxergue valor, sendo assertivo e objetivo em sua comunicação com os potenciais consumidores e se aproximar deles.
Você sabe quais são seus concorrentes? Ter esse conhecimento pode ajudar a inovar, elaborando diferenciais de mercado. Detalhe cada benefício, pois no mercado isso faz a diferença. O que você faz melhor que seus concorrentes, sinalize isso para seu público na proposta de valor.
Pense na melhor forma de promover um encaixe entre a oferta e a demanda.
Cada vez mais, a proposta de valor ganha relevância às empresas, principalmente com o mercado digital, pois o cliente busca de forma mais rápida o entendimento de como sua empresa pode ajudá-lo. Por isso utilize esse recurso que pode conquistar, manter ou terminar o relacionamento se não for assertivo, objetivo e acessível, de forma simplificada e encontrada facilmente. Importante também utilizar design interessante, pois as imagens aumentam, a chance de engajamento dos clientes. E o período que estamos passando exige muito mais.
Já ouviu falar em IKIGAI?
Caso tenha dificuldade, comece definindo o seu propósito enquanto pessoa. Os japoneses acreditam que ao descobrir o seu propósito, você poderá ofertar algo no mercado, eles denominam isso de encontrar o IKIGAI, diferenciando-se, tendo algo a entregar de fato.
A palavra vem de origem japonesa e significa razão de viver, o que proporciona prazer, força motriz para viver. Foi comprovado cientificamente que se vive muito mais, quando você como pessoa sabe qual é sua razão, pois tem clareza de sua existência. Quando seu propósito é bem definido, muito provável que o da sua empresa também seja, pois é sua vida.
Ou seja, o propósito é a intersecção das forças do seu negócio com as necessidades do mundo. Para construir um propósito, não deve somente focar na venda, mas sim, algo muito maior, que é o que a empresa faz para o mundo. Qual valor quer gerar para as pessoas, gerando valor compartilhado e legado. É isso que mantém o negócio vivo, não é só o faturamento, mas sim a dimensão que o negócio causa, que é o mais precioso, a alma, o sentimento, a essência, a emoção, que o mantem vivo, sendo o propósito do negócio.
Então pense constantemente, como a minha empresa poderá fazer a diferença para o mundo, como gera valor para a sociedade e o que quero deixar de legado, declarando o seu propósito.
Quer saber mais sobre dicas, alternativas e soluções para enfrentar esse desafio? O Sebrae está aqui para te apoiar e orientar neste momento! Nos procure nos seguintes canais digitais:
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Recomendações de Leituras: Value Proposition Design- Como construir propostas de valor inovadoras de Alex Osterwalder, Yves Pigneur, Greg Bernanda e Alan Smith, Motivação 3.0 de Daniel Pink, artigos da Harvard Business Review, do colunista Kiko Kistansky, especialista em propósito (@kikokistansky) e seus podcasts.
Crédito das fotos: Imagem de HenningE por Pixabay, IKIGAI Brasil, Burst da Shopify