Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Aproveite as férias para se lançar como empreendedor!

avatar FRANCIELE FERNANDA DULLA DE SOUZA
Franciele Fernanda Dulla De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Aproveite as férias para se lançar como empreendedor!
Criado em 08 JAN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Se você pretender abrir uma novo negócio, existem diferentes caminhos que você pode seguir para transformar seu sonho em realidade. A trajetória que você escolher dependerá de sua experiência, habilidades, recursos financeiros e flexibilidade, bem como de seus objetivos para o futuro. E um momento perfeito para se lançar como empreendedor, é o período de férias.

Devo começar meu negócio em tempo integral ou parcial?

O trabalho em regime de tempo parcial e a reforma trabalhista
Mesmo que você planeje trabalhar em tempo integral, muitos empresários e especialistas dizem que começar em tempo parcial pode ser uma boa ideia, pois reduz o risco de fracasso, uma vez que você pode contar com a renda e os benefícios de seu emprego. Também permite que o seu negócio cresça gradualmente.

No entanto, o caminho de meio período não está isento de perigos e desvantagens. Começar em período parcial deixa você com menos tempo para comercializar seu negócio, traçar estratégias e construir uma clientela. Como você não estará disponível para atender chamadas ou resolver problemas dos clientes durante a maior parte do dia, eles podem sentir que você não está oferecendo um atendimento adequado ao cliente ou respondendo com rapidez suficiente às suas necessidades.

Talvez o maior problema para os empresários de meio período seja o risco de esgotamento. Manter um emprego em período integral enquanto dirige um negócio pode deixar você com pouco ou nenhum tempo de lazer; como resultado, sua vida pessoal e familiar pode sofrer. Isso não quer dizer que uma empresa de meio expediente não possa funcionar. Pode, se você tiver excelentes habilidades de gerenciamento de tempo,  autodisciplina e apoio da família e amigos.

Avalie seu potencial

Seu plano de ataque deve começar com uma avaliação completa do potencial de mercado de sua ideia. Muitas vezes, esta etapa por si só já é suficiente para dizer se você deve começar em tempo parcial ou em período integral.

Você não pode ficar tão preso ao seu amor pelo que está fazendo a ponto de ignorar a realidade dos negócios. Se você descobrir que há uma grande necessidade não atendida para seu produto ou serviço, nenhuma grande concorrência e um suprimento pronto de clientes ansiosos, então vá em frente e comece em tempo integral.

Se, por outro lado, você descobrir que o mercado não oferece suporte ao seu negócio, então, provavelmente, é melhor começar em tempo parcial. Há várias estratégias de marketing e desenvolvimento de negócios que você pode usar para entrar no mundo do empreendedorismo.

Faça projeções de mercado

Investigue fatores como a concorrência em seu setor, a economia em sua área, a distribuição demográfica de sua base de clientes e a disponibilidade de potenciais clientes. 

Se você está pensando em abrir um salão de beleza sofisticado, por exemplo, avalie o número de lojas semelhantes em funcionamento, bem como o número de mulheres ricas na área e as taxas que estão dispostas a pagar.

Depois de determinar que há uma necessidade para o seu negócio, descreva seus objetivos e estratégias em um plano de negócios abrangente.

Você deve sempre realizar pesquisas, fazer projeções de mercado para o seu negócio e definir metas para si mesmo com base nessas descobertas. Ele oferece uma visão incrível das possibilidades a longo prazo e mantém os negócios no caminho certo. Lembre-se de que um plano de negócios bem escrito o ajudará a assumir seus negócios em tempo integral mais tarde.

Avalie sua situação financeira

Situação Financeira: Um método simples para entender seus gastos!
Os fatores básicos que você deve considerar em sua avaliação incluem o valor de suas economias, se você tem ativos que podem ser vendidos, se amigos ou familiares podem lhe oferecer financiamento ou empréstimos, e se o salário de seu cônjuge ou de outros membros da família pode ser suficiente para apoiar sua família enquanto você abre um negócio em tempo integral. Se você não tem recursos financeiros para começar em tempo integral, avaliar o empreendimento com um emprego costuma ser uma boa alternativa.

Estratégia sólida para o sucesso

Existem também empregos nos quais você pode trabalhar em um horário flexível que lhe dá tempo para seguir sua paixão. Também pode fazer sentido financeiro começar um novo empreendimento como um trabalho paralelo, pois nem todos os novos negócios são bem-sucedidos. 

A taxa de sucesso é baixa pelo menos nos primeiros anos. Ter uma renda com a qual você pode contar enquanto desenvolve seu próprio negócio pode ser uma estratégia sólida para o sucesso. Tenha cuidado, para que seu projeto não esteja violando seu contrato de trabalho, se você tiver um.

Um abraço e até a próxima! 
Franciele Dulla

 

avatar FRANCIELE FERNANDA DULLA DE SOUZA
Franciele Fernanda Dulla De Souza
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5260 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?