A produção de textos acadêmicos autênticos é um desafio constante para estudantes e pesquisadores em diversas áreas do conhecimento. De acordo com Gibaldi e Achtert (2016), a escrita acadêmica requer habilidades específicas, como a capacidade de pesquisar, analisar, sintetizar e documentar informações. Além disso, o crescente uso de sistemas de Inteligência Artificial (IA) para a produção de textos tem trazido à tona questões sobre a autenticidade e qualidade desses trabalhos.
A hipótese a ser investigada neste artigo é que a criação de softwares de identificação de textos produzidos por IA pode ser eficaz na avaliação da qualidade e da autenticidade de trabalhos acadêmicos, reduzindo a produção de textos automáticos e incentivando a pesquisa e a produção de textos autênticos pelos pesquisadores.
De acordo com a literatura existente, a detecção de plágio e outras formas de desonestidade acadêmica tem sido um desafio constante para professores e instituições de ensino. Segundo Bao e Yuan (2019), diversas técnicas têm sido utilizadas para tentar detectar essas práticas, incluindo softwares de detecção de plágio baseados em algoritmos de comparação de texto e análise estatística de padrões de escrita. No entanto, a utilização de sistemas de IA na produção de textos tem trazido novos desafios para a detecção de plágio e outras formas de desonestidade acadêmica.
Por outro lado, a criação de ferramentas de identificação de textos produzidos por IA pode ser uma forma eficaz de aumentar a autenticidade e a qualidade dos trabalhos acadêmicos. Essas ferramentas podem ser utilizadas para avaliar a originalidade dos trabalhos produzidos pelos estudantes, incentivando a pesquisa e a produção de textos autênticos. Segundo Foltýnek e Kocourek (2020), as ferramentas também podem ser utilizadas pelos professores para avaliar a qualidade dos trabalhos, garantindo que os estudantes estejam produzindo textos de alta qualidade e que atendam aos padrões acadêmicos estabelecidos.
Assim, este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de ferramentas de detecção de textos produzidos por sistemas de Inteligência Artificial em trabalhos acadêmicos, a fim de investigar a hipótese de que essa abordagem pode ser eficaz na avaliação da qualidade e da autenticidade de trabalhos acadêmicos. Para tanto, serão apresentadas as técnicas e métodos utilizados na criação dessas ferramentas. De acordo com García-Sánchez, García-Sánchez e Martínez-Sánchez (2019), a detecção de plágio é uma tarefa complexa e requer o uso de algoritmos sofisticados e a análise de vários aspectos do texto, como o uso de palavras-chave, a estrutura da frase e a semântica.
Ao final, serão discutidas as implicações dessas ferramentas para a área de pesquisa e para a sociedade como um todo. Conforme argumentado por Mayer-Schönberger e Cukier (2013), a utilização de sistemas de IA na produção de textos tem implicações éticas e sociais, uma vez que a capacidade de gerar textos automaticamente pode levar à disseminação de informações enganosas e prejudicar a confiança nas fontes de informação.
Portanto, é importante investigar o potencial das ferramentas de detecção de textos produzidos por IA para aprimorar a qualidade e a autenticidade dos trabalhos acadêmicos, ao mesmo tempo em que se considera as implicações éticas e sociais dessa tecnologia. Com base nos estudos apresentados neste artigo, acredita-se que essas ferramentas podem ser uma abordagem promissora para a detecção de plágio e outras formas de desonestidade acadêmica, incentivando a pesquisa e a produção de textos autênticos pelos pelos estudantes.
Diante
disso, a pergunta norteadora deste artigo é: Como avaliar a eficácia de
ferramentas de inteligência artificial para classificação de autenticidade de
textos e qual o impacto disso na produção de pesquisas científicas e trabalhos
acadêmicos?