Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos

avatar JEFFERSON ALVARENGA CARNEIRO
Jefferson Alvarenga Carneirofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 02 MAI. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Desafios na produção de textos acadêmicos autênticos diante do uso de sistemas de Inteligência Artificial


A produção de textos acadêmicos autênticos é um desafio constante para estudantes e pesquisadores em diversas áreas do conhecimento. De acordo com Gibaldi e Achtert (2016), a escrita acadêmica requer habilidades específicas, como a capacidade de pesquisar, analisar, sintetizar e documentar informações. Além disso, o crescente uso de sistemas de Inteligência Artificial (IA) para a produção de textos tem trazido à tona questões sobre a autenticidade e qualidade desses trabalhos.


A eficácia da criação de softwares de identificação de textos produzidos por IA na avaliação de trabalhos acadêmicos


A hipótese a ser investigada neste artigo é que a criação de softwares de identificação de textos produzidos por IA pode ser eficaz na avaliação da qualidade e da autenticidade de trabalhos acadêmicos, reduzindo a produção de textos automáticos e incentivando a pesquisa e a produção de textos autênticos pelos pesquisadores.


De acordo com a literatura existente, a detecção de plágio e outras formas de desonestidade acadêmica tem sido um desafio constante para professores e instituições de ensino. Segundo Bao e Yuan (2019), diversas técnicas têm sido utilizadas para tentar detectar essas práticas, incluindo softwares de detecção de plágio baseados em algoritmos de comparação de texto e análise estatística de padrões de escrita. No entanto, a utilização de sistemas de IA na produção de textos tem trazido novos desafios para a detecção de plágio e outras formas de desonestidade acadêmica.

 

Aumentando a autenticidade e qualidade de trabalhos acadêmicos com ferramentas de identificação de textos produzidos por IA 


Por outro lado, a criação de ferramentas de identificação de textos produzidos por IA pode ser uma forma eficaz de aumentar a autenticidade e a qualidade dos trabalhos acadêmicos. Essas ferramentas podem ser utilizadas para avaliar a originalidade dos trabalhos produzidos pelos estudantes, incentivando a pesquisa e a produção de textos autênticos. Segundo Foltýnek e Kocourek (2020), as ferramentas também podem ser utilizadas pelos professores para avaliar a qualidade dos trabalhos, garantindo que os estudantes estejam produzindo textos de alta qualidade e que atendam aos padrões acadêmicos estabelecidos.


Desenvolvimento de ferramentas de detecção de textos produzidos por IA para avaliação da qualidade e autenticidade de trabalhos acadêmicos


Assim, este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de ferramentas de detecção de textos produzidos por sistemas de Inteligência Artificial em trabalhos acadêmicos, a fim de investigar a hipótese de que essa abordagem pode ser eficaz na avaliação da qualidade e da autenticidade de trabalhos acadêmicos. Para tanto, serão apresentadas as técnicas e métodos utilizados na criação dessas ferramentas. De acordo com García-Sánchez, García-Sánchez e Martínez-Sánchez (2019), a detecção de plágio é uma tarefa complexa e requer o uso de algoritmos sofisticados e a análise de vários aspectos do texto, como o uso de palavras-chave, a estrutura da frase e a semântica.


Ao final, serão discutidas as implicações dessas ferramentas para a área de pesquisa e para a sociedade como um todo. Conforme argumentado por Mayer-Schönberger e Cukier (2013), a utilização de sistemas de IA na produção de textos tem implicações éticas e sociais, uma vez que a capacidade de gerar textos automaticamente pode levar à disseminação de informações enganosas e prejudicar a confiança nas fontes de informação.



Avaliando a eficácia de ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos e o impacto na produção de pesquisas e trabalhos acadêmicos


Portanto, é importante investigar o potencial das ferramentas de detecção de textos produzidos por IA para aprimorar a qualidade e a autenticidade dos trabalhos acadêmicos, ao mesmo tempo em que se considera as implicações éticas e sociais dessa tecnologia. Com base nos estudos apresentados neste artigo, acredita-se que essas ferramentas podem ser uma abordagem promissora para a detecção de plágio e outras formas de desonestidade acadêmica, incentivando a pesquisa e a produção de textos autênticos pelos pelos estudantes.


Diante disso, a pergunta norteadora deste artigo é: Como avaliar a eficácia de ferramentas de inteligência artificial para classificação de autenticidade de textos e qual o impacto disso na produção de pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos?

avatar JEFFERSON ALVARENGA CARNEIRO
Jefferson Alvarenga Carneiro
Jefferson Alvarenga (Alvarenga) é um empreendedor e pesquisador especializado na monetização do conhecimento. Com uma vasta experiência em gestão, ele oferece assessoria acadêmica focada na excelência e na ética. Reconhecido por maximizar o potencial dos clientes, ele acredita na sinergia entre os avanços tecnológicos e a singularidade humana, vendo na evolução a chave para um futuro onde humanidade e tecnologia se fundem para atingir novos patamares de sustentabilidade.favorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 1996 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Tecnologia Educacional como aliada ao Professor
22 jul. 2022Tecnologia Educacional como aliada ao Professor
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?