Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Aprenda quais são as 8 características de um bom líder

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Aprenda quais são as 8 características de um bom líder
Criado em 15 DEZ. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase



A palavra "liderança" é bastante presente na sociedade, mas especialmente no mundo corporativo. Nesse universo, o líder é o agente de mudanças, alguém capaz de engajar a si mesmo e também à sua equipe para bater novas metas para alcançar novos objetivos. Embora as mulheres ocupem apenas 38% dos cargos de liderança no Brasil em 2022, segundo pesquisa realizada pela Grant Thornton, elas têm um potencial gigantesco nas empresas. As principais características da liderança feminina são:



  • Tendência à cooperatividade: mulheres costumam lidar com várias demandas ao mesmo tempo, elas não têm receio de pedir auxílio à equipe e dividi-las, otimizando o tempo de trabalho;


  • Maior flexibilização: a necessidade de conciliar a carreira com a vida pessoal, principalmente com as tarefas domésticas, faz com que as mulheres tenham mais facilidade de obter respostas alternativas, modificar, contornar ou romper padrões e processos rígidos;


  • Empatia: a facilidade em se colocar no lugar do outro é a principal vantagem que diferencia homens e mulheres em cargos de liderança. Elas conseguem sentir as dores e necessidades alheias com mais facilidade, pensando oportunidades de atendê-las;


  • Maior desenvoltura no relacionamento interpessoal: com escuta ativa, comunicação não violenta e flexibilidade, as gestoras conquistam a confiança da equipe e constroem relacionamentos de qualidade, além de terem mais desenvoltura ao negociar com fornecedores, parceiros, investidores e clientes;


  • Clima organizacional leve: priorizando a harmonia e a produtividade no ambiente de trabalho, as gestoras costumam promover maiores aberturas para feedback e ajuda mútua entre os funcionários, auxiliando na retenção de talentos dentro da empresa;


  • Desenvolvimento pessoal: Um bom líder está constantemente atrás de conhecimento e desenvolvimento - seja ele profissional ou pessoal. Para que alguém saiba exercer a função de um líder, esse, deve estar antenado nas mudanças do mercado e de olho nas tendências, contribuindo para desenvolver habilidades para que possam ajudar a equipe e a organização como um todo.


  • Delegar: Uma tarefa muitas vezes difícil, e que um bom líder consegue realizar de maneira a ajudar o desenvolvimento das atividades de acordo com o conjunto de habilidades individuais, fazendo os projetos seguirem até sua conclusão.


  • Assume responsabilidades: Ser um líder não é delegar trabalho e depois procurar alguém para culpar, caso algo de errado. Tomar providências quando metas não são atingidas, apresentar soluções, explicar a razão pela qual as metas não foram alcançadas e monitorar o progresso dos projetos também são formas de assumir responsabilidade. 



Apesar de ser uma softskill, a liderança pode ser desenvolvida. Acredite, parece mais difícil do que realmente é. Dá uma olhada nessas dicas que separei, tenho certeza que vão te auxiliar a desenvolver essas 8 características citadas acima com muito mais facilidade - mesmo que você já esteja no meio da sua jornada profissional. Ao colocar as técnicas a seguir em prática o pensar como um líder se torna uma realidade.



  1. Locus interno de controle: na Psicologia, a forma com a qual você encara e reage aos acontecimentos da vida, sejam eles bons ou ruins, é chamado de locus de controle. Existem dois tipos de locus: o externo e o interno. Enquanto o primeiro costuma se colocar como coadjuvante na vida, ou pensar que os acontecimentos ocorreram por azar ou imprevistos, o locus interno já coloca a pessoa como protagonista da própria vida, ou seja, uma pessoa que para de se lamentar pelo ocorrido e logo busca soluções e alternativas para reverter a situação. De modo geral, um locus de controle interno fortalecido reforça o protagonismo, a capacidade executora e o sentimento de liderança;


  1. Tirar ideias do papel : a principal característica de um bom - ou uma boa líder - é executar. A prática leva à excelência, por isso, a melhor estratégia é traçar um plano de ação. Primeiro, é preciso estipular recursos, tempo e dinheiro necessários para atingir o objetivo final. Segundo, é preciso estratificar o objetivo final, ou seja, dividi-lo em pequenos passos e tarefas, com datas programadas para o término. Essa estratificação é o mesmo que "quebrar" grandes tarefas em pedaços menores, como degraus de uma escada, que serão a base do planejamento. Por fim, é preciso acompanhar seu progresso para não perder a motivação.


  1. Investir no autoconhecimento : Como diria Sócrates, `Conhece-te a ti mesmo´. Saiba quais são suas vulnerabilidades e potencialidades, fica mais fácil reconhecer características semelhantes nos membros de sua equipe, gerando empatia e consolidando uma relação de confiança e abertura.


  1. Fazer cursos de liderança: investir em treinamentos é uma boa opção para reconhecer seu estilo de liderança. Aprenda como inovar e estimular a inovação na sua equipe.




Um bom líder deve ser capaz de inspirar pessoas e aumentar a produtividade de seu setor, independente de qual ele seja. Para isso, é preciso saber como se conectar emocionalmente com as pessoas, otimizar o uso de recursos da empresa, estimular a inovação interna, estabelecer metas possíveis e cumprir prazos, além de reduzir os impactos negativos das ameaças externas - como as crises. 



De forma geral, o líder é um multiplicador da cultura organizacional da empresa. Por isso, ser líder está mais relacionado ao como as pessoas te veem e a sua capacidade de influenciar pessoas. A partir das oito características e das estratégias para se tornar um bom líder, você tem tudo para começar a desenvolver essa skill. 



Se quiser aprender mais sobre como se tornar um bom líder, acesse nosso portal e caso necessite de atendimento com profissionais especialistas, basta solicitar pelo site ou WhatsApp.

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1849 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?