Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Aprenda a fazer um relatório financeiro.

avatar RENATA HELLY JACON
Renata Helly Jaconfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Aprenda a fazer um relatório financeiro.
Criado em 17 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A gestão empresarial envolve uma série de variáveis, a maioria delas influenciadas diretamente pelo empreendedor. A sua capacidade de organização, liderança, iniciativa e, sobretudo, capacidade de decisão são alguns dos exemplos.


O que essas variáveis têm em comum? Relação com a saúde financeira da empresa. Um bom plano de negócios sempre inclui uma gestão financeira cuidadosa.


Por isso, tão logo a empresa comece a operar, é fundamental elaborar e acompanhar relatórios e diagnósticos sobre sua situação e seu desenvolvimento. Desta forma, todos os potenciais são utilizados e as deficiências são corrigidas.


Pensando nisso, criamos este artigo para ajudá-lo a entender melhor o que são relatórios gerenciais e ensiná-lo a criar um relatório financeiro realmente eficaz.


Preparado? Então venha comigo.


  • O que são Relatórios de Gestão?

  • O que é um Relatório Financeiro?

  • Por que você precisa de um relatório financeiro?

  • O que deve ser considerado no Relatório Financeiro?

  • Como fazer um relatório financeiro?

  • Como os relatórios contribuem para as finanças da empresa?

  • Quais relatórios financeiros são essenciais?

  • Como a tecnologia pode ajudar?

  • O que são Relatórios de Gestão?


Antes de falarmos de relatórios financeiros, é importante esclarecer o que são relatórios gerenciais.


Os Relatórios Gerenciais são documentos que descrevem detalhadamente as operações de gestão da empresa e auxiliam nos processos de tomada de decisão. Deve ser sempre objetivo e atualizado, conter dados e informações relevantes e bem organizados.


Portanto, o primeiro passo na elaboração de um relatório de gestão é a seleção da metodologia que será utilizada. É necessário determinar o formato e as informações que devem estar presentes, bem como a finalidade que justifica a existência do documento.


Recomenda-se que os relatórios sejam regulares, pois sempre servirão de base para comparação e evolução do negócio.



O que é um Relatório Financeiro?


O relatório de gestão financeira (ou relatório financeiro) é o tipo mais comum e importante utilizado nas empresas. Para torná-lo um relatório eficaz, é necessário examinar tópicos importantes e relevantes para a gestão, alguns dos quais são: despesas, despesas, custos, recebíveis etc.


Por que você precisa de um relatório financeiro?


As operações da empresa estão sempre relacionadas ao setor financeiro, que vai desde as despesas com funcionários até o retorno do investimento (ROI).


Ao tomar decisões importantes em uma empresa, é essencial ter dados e informações precisas. Manter um bom controle sobre o setor financeiro da empresa é necessário para dar continuidade as operações e garantir lucros.


Para gerenciar de forma eficaz, você precisa saber qual é o momento ideal para cortar, qual é o melhor investimento e quanto pode ser gasto sem perder dinheiro.


Todos os dados necessários podem ser obtidos através dos Relatórios Financeiros.


Para o trabalho diário dos gestores, existem diversas informações que podem prever com precisão a situação financeira da empresa, que são medidas ideais para a manutenção do lucro, bem como informações utilizadas para garantir uma posição firme na empresa.


O que deve ser considerado no Relatório Financeiro?


O balanço patrimonial é um indicador responsável por relatar a situação real do patrimônio da empresa em um determinado período. O termo balanço patrimonial caracteriza-se pelo equilíbrio entre os valores dos ativos e passivos acrescidos dos valores patrimoniais, com o objetivo principal de revelar o contexto econômico-financeiro do negócio.


Para facilitar a análise do balanço, é muito importante manter uma atualização dos dados, agrupando as contas relacionadas ao ativo em ordem crescente de acordo com o grau de liquidez. As contas relativas a passivos devem ser organizadas em relação aos seus passivos e em ordem crescente.


Ao apresentar dados e informações quantitativas e qualitativas, o balanço patrimonial deve ser o item básico dos relatórios financeiros da empresa. Permite uma análise mais detalhada de ativos, empréstimos, dívidas e outros fatores essenciais para uma gestão eficaz.


Resultados obtidos


Outro aspecto essencial na elaboração de um relatório financeiro que seja realmente eficaz é demonstrar de forma realista os resultados alcançados nos últimos meses.


Para encontrá-los corretamente, você precisa somar o fluxo de caixa dos produtos ou serviços vendidos e subtrair das despesas operacionais e valores dos itens.


Vale lembrar que vários softwares de gestão realizam esses cálculos automaticamente, o que facilita ainda mais a elaboração de um bom relatório.


Custos operacionais


As despesas operacionais caracterizam-se como despesas necessárias para a empresa dar continuidade às suas atividades, como aluguel, contas de luz etc. Manter o controle desses dados permite que o gestor responsável elabore um relatório financeiro mais completo.


A liquidez da organização é um dos principais pontos que precisam ser analisados no relatório financeiro. O gestor responsável deve monitorar se os ativos e passivos devolvidos são passíveis de novos investimentos na empresa. E se isso acontecer, é um sinal de que o negócio está realmente ganhando dinheiro.


Existem diversas ferramentas que auxiliam na elaboração do relatório financeiro, mas é fundamental sincronizar e automatizar a liberação dos dados para otimizar ainda mais a saúde financeira da empresa. Portanto, um software de gestão pode ser essencial para preparar um relatório financeiro realmente eficaz.


Como fazer um relatório financeiro?


A preparação do relatório financeiro deve se concentrar na coleta de dados relevantes sobre a saúde financeira da empresa e no desenvolvimento de seu plano estratégico.


Saiba como preparar um relatório financeiro de negócios abaixo.


  • Centralizar e padronizar as informações

Quando as informações e os dados de que você precisa estão espalhados por várias planilhas e documentos em toda a empresa, a geração de relatórios é praticamente impossível. E, portanto, o primeiro passo para otimizar a preparação de tal documento é: coletar e categorizar todos os arquivos importantes em um só lugar.


Dessa forma, na hora do balanço, uma tarefa que pode levar horas pode ser facilmente concluída aplicando um filtro nas informações armazenadas. No entanto, deve-se notar que uma mensagem isolada é inútil.


Além de ser útil para rastrear despesas e receitas, por exemplo, os relatórios financeiros devem ser comparáveis. Em análises futuras, será possível encontrar oportunidades de melhoria. A padronização do formato em que esses dados são registrados é, portanto, essencial.


  • Simplifique o máximo possível

Para facilitar o entendimento dos relatórios financeiros e garantir que os colaboradores não tenham dificuldades em trabalhar com o documento, é fundamental utilizar uma linguagem compreensível. Isso porque uma superabundância de termos contábeis pode dificultar o processo de compreensão.


Se possível, evite termos altamente técnicos e tente priorizar as informações de acordo com a relevância de cada um.


O envio de mensagens é uma maneira eficaz de se comunicar de forma transparente com os clientes, portanto, dados técnicos ou confusos podem sair pela culatra e dificultar a comunicação.


  • Minimize as chances de falha

A desinformação pode causar vários problemas, especialmente em um setor tão sensível quanto o financeiro. Investir em ferramentas e soluções que reduzam a probabilidade de erros e falhas sem sobrecarregar os funcionários é uma ótima forma de evitar erros de registro


Curtiu este conteúdo, ou ficou com dúvida? Deixe nos comentários?


avatar RENATA HELLY JACON
Renata Helly Jacon
Empreendedora, formada em Marketing, Redatora e Analista de SEO Jr. Escrever sempre foi uma parte importante da sua personalidade, encontrei na redação a possibilidade de levar conhecimento para empreendedores, como eu.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3853 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?