Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Apostar em trade marketing no e-commerce pode ser alternativa para fazer o negócio decolar

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Apostar em trade marketing no e-commerce pode ser alternativa para fazer o negócio decolar
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 18 AGO. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

2020 foi o ano em que o e-commerce "bombou" como alternativa de sobrevivência de negócios ou como forma de recuperação de empresas que precisaram dessa e de outras ferramentas, como empréstimo para negativados, para não fechar de vez.

Com a impossibilidade de sair de casa para se prevenir da COVID-19, pessoas ao redor do mundo começaram a consumir online, e quem já consumia passou a consumir ainda mais.

A competitividade, por consequência, também aumentou, e é por isso que os donos de lojas virtuais precisaram recorrer a estratégias de marketing digital para tornar o negócio ainda mais atrativo para os consumidores, além de também aplicar uma dose de criatividade para atrair mais clientes para as lojas.

É aí que entra o trade marketing no ambiente digital, uma prática essencial para quem quer atrair potenciais clientes.

Mas, afinal de contas, o que é o trade marketing?

Esse conceito é muito pautado nos cursos de marketing, principalmente porque o trade marketing é uma prática, sobretudo, da indústria e do comércio B2B (Business to Business), que tem como principal objetivo aumentar as vendas do negócio e aprimorar os canais de distribuição.

No ambiente digital, o trade marketing ganha um tom a mais: aqui, o negócio é voltado especificamente para lojas virtuais para influenciar na decisão do consumidor, isto é, não apenas em B2B, mas também em termos de B2C (Business to Consumer). 

Na prática, isso significa que o trade marketing digital te ajuda a bolar estratégias para otimizar seus canais de divulgação da marca, como vitrines digitais e landing pages chamativas e completas, para que o cliente seja informado de tudo sobre o produto antes de comprá-lo.

Isso pode acontecer de algumas formas, como, por exemplo, você pode contratar profissionais próprios das áreas de marketing e UX design para reformular o conteúdo do seu negócio, ou, então, contratar uma agência especializada para tomar conta do trade marketing do seu e-commerce. 

Isso ajuda muito no crescimento do seu negócio, tanto em termos de lucros, quanto em termos de visibilidade no mercado.

De acordo com o sócio diretor e head de vendas da Standout, Emerson Spina, o trade marketing digital faz com que os consumidores sintam segurança no momento da compra online:

(...) Essas vitrines digitais permitem que as marcas contem tudo aquilo que o cliente gostaria de saber para se certificar de que está fazendo um bom negócio, complementa o executivo.

Com a evolução dessa área, agora no Brasil, a tendência é de que os projetos de trade marketing se aprimorem ainda mais em termos de análise de informações de e-commerces para oferecer um conteúdo especializado, além de uma boa escolha de distribuição dos materiais.

No entanto, é fundamental que você considere o funcionamento do seu e-commerce em todos os pontos. Isso significa que os pagamentos dos fornecedores e a parte de logística também funcione muito bem, para que as estratégias de trade marketing também englobem por exemplo, uma entrega rápida e eficaz. Caso seja necessário, um empréstimo para negativado pode ser uma boa opção para que a situação financeira do seu negócio seja resolvida e os investimentos em estratégias de marketing sejam melhor aplicados. 

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 752 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?