Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Aposentados seguem no mercado de trabalho, entenda

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Aposentados seguem no mercado de trabalho, entenda
Criado em 23 MAI. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Pesquisa feita pelo SPC e CNDL mostra realidade de aposentados que continuam a trabalhar; números representam potencial de talentos para iniciativa privada.


Tem sido cada vez mais comum ver pessoas aposentadas continuarem a trabalhar ativamente no mercado de trabalho. De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em 2022, havia 33,9% de brasileiros aposentados com mais de 60 anos que decidiram continuar a trabalhar. 

Em comparação com a população brasileira no total, esse número representa 14,7%. E, quando falamos de idosos mais velhos, entre 60 e 70 anos, o percentual de aposentados que seguem trabalhando é ainda maior: 42,3%. Na mesma pesquisa, é possível destacar outros dados interessantes – 52% dos idosos são os responsáveis pela renda da família, 71% mencionaram a complementação de renda como principal motivo para continuar a trabalhar e 56% querem se sentir mais produtivos.


Potencial inexplorado


Esses números representam um potencial ainda inexplorado por empresas no Brasil De acordo com José César da Costa, presidente da CNDL, esses números se explicam pela mudança demográfica e comportamental desse público. “(...) O aumento da expectativa de vida dos brasileiros, o avanço da medicina e suas atitudes nesta fase da vida também são fatores importantes. Hoje, os idosos são mais ativos, têm mais autonomia financeira e trabalham por mais tempo, seja por necessidade ou porque se sentem dispostos e mais felizes desenvolvendo alguma atividade produtiva.” 


Em contrapartida, a maioria dos idosos ainda relata que sente dificuldade para se manter no mercado de trabalho. A pesquisa mostra que 35% dos idosos acabam exercendo alguma atividade como autônomos ou profissionais liberais, enquanto 19% se mantêm de maneira informal e 15% são servidores públicos concursados. No ramo privado, há poucas oportunidades disponíveis, e 24% sentem que a idade é o principal motivo de serem rejeitados em vagas registradas na iniciativa privada. 


Porém as pessoas idosas são profissionais experientes e que, cada vez mais, se mantêm ativos por muito mais tempo e estão se “digitalizando” de uma maneira surpreendente. Por isso, a presença contínua de aposentados no mercado de trabalho oferece uma rica oportunidade para as empresas, que podem preencher lacunas de talentos em seus negócios. Outro ponto importante é entender o que é o INSS, pois aposentados que são registrados podem continuar a contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social.

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4649 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?