Muitos enxergam o marketing digital como algo totalmente novo e muito complicado de usar...
Eu não concordo. Vejo o marketing digital como uma extensão do marketing tradicional. No fundo, os princípios são os mesmos.
Em um exemplo prático:
Digamos que eu pretendo abrir uma agroindústria de geleias, tendo como público-alvo lojas de produtos naturais, panificadoras, etc.
Se eu NÃO trabalhasse com o marketing digital, precisaria de 2 coisas para vender:
- Tráfego de potenciais clientes: Ou seja, precisaria visitar ou ligar para meus potenciais clientes.
- Apresentação do produto e venda: Logo após conseguir contato com esses potenciais clientes eu precisaria marcar uma reunião para apresentar meu produto e fechar o negócio.
Neste exemplo pareceu algo fácil, mas se analisarmos, essa realmente é a essência.
E no mundo digital, como funcionaria?
Eu continuaria precisando seguir os dois passos anteriores. Porém, com a internet é possível ir além... É possível ganhar ESCALA!
- Tráfego de potenciais clientes: Agora eu não preciso ligar ou visitar meus clientes um a um. É possível trabalhar com tráfego pago nas redes sociais e no Google. Minha empresa pode aparecer para mais de um potencial cliente ao mesmo tempo.
- Apresentação do produto e venda: Ao clicar em meu anúncio o potencial cliente será direcionado para o meu site. E nele poderá conhecer meus produtos, como funciona o processo produtivo, quais são as linhas, preços, etc. Lembrando... Isso em escala, podendo acontecer com vários potenciais clientes ao mesmo tempo.
Em nosso exemplo, estamos vendendo para outras empresas (B2B), então dentro do site possivelmente teria um botão de 'Fale com um de nossos consultores' e a venda seria finalizada com uma ligação.
Deu para entender? Com a internet conseguimos falar com diversos clientes ao mesmo tempo.
Seu negócio não está mais limitado à sua cidade ou região...
Você pode vender para o estado todo ou até mesmo para o Brasil todo!
Muitos 'gurus' da internet gostam de complicar as coisas... Fazendo parecer que marketing digital é algo de outro mundo.
E para ele isso é muito lucrativo. Quanto mais difícil parece ser, mas fácil para ele vender o seu curso que ensina 'Os Segredos da Internet'.
'Ok Lucas, mas como começar?'
Você precisa de um lugar em que o cliente pode visitar e comprar. E também precisa fazer tráfego para que as pessoas entrem nesse lugar.
É como se fosse uma loja de rua... Você precisa de espaço físico que as pessoas possam entrar, conhecer os produtos e efetuar a compra. A diferença é que no digital esse espaço é online.
E o segundo paço é o tráfego... Adianta abrir uma loja numa rua deserta? Sem vagas de estacionamento? Não... Você precisa de movimento, diversas pessoas passando por ali todos os dias.
No digital é a mesma coisa. Quando você cria um site/e-commerce e não faz tráfego pago (os principais são Google Ads e Facebook Ads) é como se tivesse criado uma loja, numa rua sem movimento. NÃO VAI VENDER!
'Como crio minha loja? E como faço tráfego?'
Vivemos na era da informação. Você tem na palma de sua mão uma ferramenta poderosa, com ela você pode obter todo o conhecimento de que necessita.
Para facilitar sua vida. Segue algumas sugestão de vídeos:
E aí? Fez sentido para você? Se você já vende ou pretende começar a vender pela internet, conta pra gente nos comentário.
Ah... E lembrando: Se você ainda não faz parte da Comunidade, Do Campo à Mesa, não perca tempo e vem participar com a gente!