Muitos possuem a vontade e o sonho de empreender, conquistar a sua independência financeira e viver o seu propósito de vida, mas sentem medo, insegurança, receios, desconforto, o que é muito normal ter esses tipos de sentimentos. Mas muitos acabam postergando o projeto ou até nunca vivenciando essa experiência que tanto sonham.
O medo do desconhecido, saber se vai dar certou ou não, enfim, sair da zona de conforto não é nada fácil no primeiro momento, mas com toda certeza é recompensador a médio e longo prazo.
Um ponto importante é colocar as informações no papel, usar ferramentas uteis que mostram uma visualização holística para seu futuro negócio, atualmente uma ferramenta muito utilizada é o Canvas, podendo tanto ser feita de forma online pela plataforma do Sebrae, ou fazê-la no papel, cartolina com posti-it... enfim, identificando qual a melhor forma de utilização e visualização do projeto. Nessa ferramenta você colocará a sua proposta de valor, segmento de mercado, relacionamento com o cliente, canais de distribuição, parceiros, atividades e recursos chaves, e a base do negócio que é a parte de recursos financeiros, estruturas de custos e fontes de receitas. Em paralelo, analisar a concorrência, fazer um cliente oculto colocando no papel os pontos fortes e fracos, fazendo um benchmarking.
Após isso, partir para ação... iniciar a colocar em prática, dizemos validar a ideia. Iniciar pelo seu circulo de conhecidos, amigos e redes de contatos. Ir anotando e monitorando o feedback dessas vendas ou prestação de serviço, ir moldando a sua proposta de valor de acordo com que a maioria de seus clientes dizem, ir reestruturando, inovando, buscando sempre conhecimento e novas estratégias de surpreender o seu cliente.
O importante aqui é entender que haverá erros e acertos, haverá mudanças de rotas e direção, mas que o foco é somente um: entregar valor para o seu cliente e vivenciar o seu sonho se tornando realidade.
Lembre-se: Faça parte da Comunidade Novos Negócios e tenha acesso aos melhores conteúdos!