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Ano novo, novos propósitos: Como transformar o propósito em ação

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Ano novo, novos propósitos: Como transformar o propósito em ação
Criado em 10 JAN. 2023
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Com a chegada de 2023, muitas pessoas fazem planos para seus diversos pilares de vida, como família, trabalho e amizades. No mundo corporativo, a lógica é parecida: a diferença é que, dentro de uma empresa, são estabelecidas diferentes metas para cada setor, como o financeiro, de marketing, recursos humanos e por aí vai. 


Nesse sentido, a vantagem de ter objetivos em mente para o próximo ano é a clareza e o direcionamento que eles podem proporcionar para toda a sua equipe de colaboradores, ficando muito mais fácil concretizá-los. 


Porém, apesar de o planejamento estratégico trazer mais clareza, o mais difícil é colocar os propósitos em ação a longo prazo. A seguir, você vai entender como estabelecer metas anuais dentro da sua empresa e as melhores formas de "pôr em prática" seus objetivos.


Como estabelecer metas anuais dentro da empresa



Para iniciar o planejamento estratégico da sua empresa, é interessante pensar nos seguintes pontos: 


  • Entender quais são os objetivos principais: Revisar a missão da empresa e estabelecer quais são os números, na prática, ou os ganhos humanos, que você deseja alcançar em cada setor da empresa, isso aumenta a clareza nas metas para o ano que vem;


  • Delinear como será a estratégia: Pensar como colocá-los em prática. A melhor forma é dividir o objetivo maior em diversas pequenas tarefas;


  • De que maneira deve ocorrer o trabalho tático: depois de ter as tarefas estabelecidas, a próxima etapa consiste em dividi-las entre os setores da empresa, de acordo com a atribuição de cada uma. 


  • Execução operacional de cada ação: Após o planejamento estratégico e tático para alcance das metas da sua empresa, é necessário pensar no aspecto operacional, ou seja, como será executada cada tarefa;


  • Formas de medir resultados: Ter indicadores de desempenho se torna fundamental para entender se as estratégias estão funcionando e se será possível alcançar as metas continuando na mesma linha de atuação;


  • Opções caso o planejamento saia da rota (plano B): Sem a medição adequada dos resultados, torna-se impossível saber se o plano A está saindo como planejado. No entanto, com a devida atenção no andamento do planejamento, é possível corrigir a rota no início de qualquer problema, alterando os planos e ações para inovar de maneira rápida e resiliente e não se perder quanto ao alcance de metas;


  • Quem são os responsáveis por cada ação ou etapa: Nomear os responsáveis por cada objetivo a ser alcançado é importantíssimo para direcionar a comunicação a quem está encarregado do desafio de alcance da meta. 



A importância da cultura organizacional


Na prática, a cultura organizacional é o que permite a identificação da empresa, construindo sua identidade e possibilitando a comunicação interna e a interação efetiva entre a equipe. Essa é uma estratégia interessante para fazer com que seus colaboradores se sintam pertencentes à empresa e, portanto, trabalhem satisfeitos em prol de seu crescimento.


Afinal, de nada vale ter um excelente grupo de colaboradores engajados na ação se não houver direcionamento de maneira adequada. Por isso, é essencial motivar e envolver sua equipe durante todo o ano, proporcionando um ambiente harmonioso de trabalho dentro da empresa. 


Como pôr em prática seus objetivos dentro da empresa



Atualmente, o método mais eficaz para medir e avaliar o desempenho de profissionais dentro das empresas é o Balanced Scorecard (BSC), criado em 1992 pelo professor de Harvard Robert Kaplan. O sistema partiu de um case base de monitoramento da estratégia de crescimento dos serviços de infraestrutura dentro de uma empresa. O BSC acompanhou desde sua implantação até o monitoramento dos resultados atingidos.


Conforme Kaplan afirmou em entrevista à revista Época Negócios, a principal vantagem do método BSC é "não depender exclusivamente de medidas financeiras para avaliar o desempenho dos negócios". Isso acontece porque o método consegue monitorar os impactos de questões intangíveis nas empresas, como lealdade do cliente, inovação, qualidade, motivação e competências dos funcionários. 


Ao longo de mais de duas décadas, o professor Kaplan atualizou o método BSC para que ele se adequasse mais às necessidades atuais das empresas. Além disso, o sistema também passou a ser aplicado em companhias públicas e organizações sem fins lucrativos (ONG's). 


Segundo Kaplan descreve em seu livro The Execution Premium (Harvard Business Review, 2008), as seis etapas para garantir que o planejamento estratégico da sua empresa será posto em prática através do método BSC são:


  • Desenvolver a estratégia: Quais são seus propósitos e objetivos; 

 

  • Traduzir a estratégia em um mapa estratégico de execução: Aqui que você coloca no papel as ações que devem ser desempenhadas para atingir os objetivos estabelecidos;

 

  • Alinhar funcionários e todas as unidades da organização na mesma estratégia: As ações individuais devem estar alinhadas ao objetivo comum;

 

  • Vincular as melhorias operacionais às prioridades estratégicas: É preciso pensar em soluções para desburocratizar os processos e permitir que seus colaboradores tenham mais tempo livre para trabalhar diretamente no objetivo de longo prazo;

 

  • Conduzir reuniões de revisão de estratégia para monitorar e guiar a implementação da estratégia: Esses encontros devem ser periódicos, já que são fundamentais para reconhecer e corrigir os desvios de rotas e desperdícios de recursos;

 

  • Periodicamente, testar e adaptar a estratégia em curso:  Ao invés de entrar no piloto automático, revise o plano estratégico a todo momento, pois o aprendizado é constante;

Por fim, mais do que ter as metas para o próximo ano estabelecidas, é muito importante manter a missão viva dentro da empresa. É essencial que você e seus colaboradores tenham os valores da empresa alinhados, para que caminhem na mesma direção.


A cultura organizacional é uma diretriz que deve ser preservada em todas as empresas, pois ela deve guiar toda a equipe em caso de dúvidas durante o processo de execução de metas, principalmente sobre prioridades e posturas a serem adotadas.


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Um abraço, 

Patrícia Santini


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Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
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