A busca de resultados é um processo de mudança. De modo geral as empresas brasileiras têm pressa em mudar e isto leva à execução de um grande número de modificações nos processos ao mesmo tempo, ignorando que a maior restrição está na capacidade das equipes de absorverem a nova cultura imposta pela mudança.
Os japoneses desenvolveram uma técnica denominada HOSHIN - que
concentra os esforços da organização para a realização de um ou dois objetivos
críticos por ano. A evolução parece mais lenta, porém, cada etapa é construída
sobre uma base mais forte e sólida.
Um exemplo são as tentativas para
implantar a Qualidade Total nas empresas e que no Brasil, de modo geral, não
alcançaram os resultados desejados.
Uma aplicação Hoshin, bem-sucedida, em uma grande empresa de mineração que tive oportunidade de visitar, obedeceu ao seguinte cronograma:
1º Ano Conscientização
2º Ano Programa 5S
3º Ano Gerenciamento da rotina
4º Ano Solução de problemas
5º Ano Padronização
6º Ano Gerenciamento pelas diretrizes
7º Ano Garantia da qualidade
8º Ano CCQ e certificação de fornecedores
9º Ano Excelência empresarial
10º Ano Excelência em segurança
Apesar do exemplo, apresentar a implantação de um programa de qualidade total, a técnica vale para quaisquer mudanças mais complexas que a empresa tenha que fazer, como a troca de tecnologia de produção, uma mudança na estratégia ou no mercado a ser atendido etc.
Para refletir
Em tua empresa, as mudanças são planejadas para que ocorram rapidamente ou em etapas, levando em conta que as pessoas precisam de algum tempo para se adaptarem e ficarem confortáveis com a nova condição?
Gerencie o plano, não a meta.
Vicente Falconi