Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Análise SWOT - Principais dúvidas

avatar CAMILA VIEIRA CASTRO
Camila Vieira Castrofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Análise SWOT - Principais dúvidas
Criado em 19 ABR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Mas, o que é a Análise SWOT?


Basicamente, ela é uma análise de negócio simples e valiosa, e serve para trazer segurança e organização para novos projetos ou para reorganizar estratégias, projetos ou serviços que já estão em andamento. A ferramenta tem a finalidade de detectar pontos fortes e fracos da empresa, tornando tudo mais eficiente e competitivo, corrigindo pequenos detalhes que podem ter passado despercebidos.


Agora, vamos ver alguns exemplos que podem te ajudar a fazer essa análise e completar os quadrantes:


Força:

Você pode responder essas perguntas para colocar sua empresa em uma situação de vantagem em relação à sua concorrência:

  • Que atividades são mais bem realizadas?

  • Quais os melhores recursos?

  • Qual é a nossa maior vantagem competitiva?

  • Como é o nível de engajamento dos clientes?

Fraquezas:

Você pode envolver fatores que precisam ser desenvolvidos na sua empresa, como: mão de obra pouco qualificada e pouco engajamento, por exemplo.


Oportunidades:

Confira as oportunidades de mercado ao seu redor! Isso seria como uma chance de crescimento para sua empresa. Para isso, entender como o mercado funciona é essencial.


Ameaças:

Você pode verificar que fatores ou acontecimentos podem significar um problema para a manutenção de seus negócios. Ao identificá-los é mais fácil traçar respostas e defesas para que esse problema não venha a se concretizar.



Quer saber mais sobre a Análise SWOT? Vem conferir esse vídeo!


O que fazer com ela depois de pronta?


É muito importante que você pense em algo que você quer empreender ou no seu próprio negócio. E com os dados que já foram levantados pela sua análise, é possível fazer o  planejamento estratégico da sua empresa cruzando as informações obtidas e descobrindo novos projetos e ideias, além de se atentar a potenciais que ainda não foram explorados, possibilitando novas visões e insights. 


É sempre importante analisar o que pode ser melhorado no negócio e quais ferramentas são necessárias para que isso seja possível. Após essa avaliação profunda ser feita, você precisa viabilizar a concretização disso tudo, ou seja, partir direto do plano para a ação.


É um ponto bem importante que pode gerar um pouco de ansiedade, mas não faça tudo de uma vez, dê o primeiro passo e escolha um ponto específico como prioridade e assim que você for pegando o ritmo, pode ir colocando em prática os outros um de cada vez.


Viu como é simples?


Informações sobre empreendedorismo:

Já conhece o “Fecha o Caixa” lá no Youtube? Ele foi pensado para o dono de negócio ter a sua disposição conteúdos relevantes sobre o universo do empreendedorismo de forma simples, divertida e gratuita! 


O programa é feito pela vhsys, uma empresa de tecnologia que desenvolve plataforma de gestão simples e descomplicada para micro e pequenas empresas. A solução dispõe de várias funcionalidades para auxiliar na administração de um negócio e tornar os processos mais práticos. Com módulos para as áreas financeira, vendas, serviços, estoque e compras, o sistema possibilita otimizar as operações recorrentes, economizando o tempo dos empreendedores. 


Vem saber mais e fazer um teste gratuito. 


avatar CAMILA VIEIRA CASTRO
Camila Vieira Castro
Funcionária na vhsysfavorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 749 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil