O empreendedorismo é uma importante alternativa de geração de renda e desenvolvimento econômico no Paraná e no Brasil. Este estudo, desenvolvido pelo Sebrae/PR com base nos dados da PNAD, apresenta uma análise detalhada sobre as diferenças de perfil, escolaridade, faixa etária, rendimento e posição na ocupação entre empreendedores brancos e negros.
Entre os principais dados, destaca-se o aumento de 42,9% no número de empreendedores negros no Paraná entre 2016 e 2024. Apesar do avanço, a renda média desses empreendedores ainda é 33% inferior à de empreendedores brancos, e o acesso ao ensino superior é significativamente menor, 15,9% entre empreendedores negros, e 31,1% entre empreendedores brancos. Além disso, empreendedores negros têm maior presença em atividades autônomas, enquanto os empreendedores brancos predominam em negócios mais formalizados.
O material também evidencia disparidades de gênero, com mulheres negras apresentando os menores rendimentos entre todos os grupos analisados. Essas informações reforçam a necessidade de ações que promovam um ambiente de negócios mais inclusivo, equitativo e sustentável.
Para uma visão completa dos resultados, que abrange as nuances e os dados mais recentes sobre o empreendedorismo por cor e raça, no Brasil e no Paraná, convidamos você a baixar o relatório completo e o infográfico disponíveis em anexo.