Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Ambientes tóxicos: a importância da liderança humanizada para o desenvolvimento de equipes colaborativas.

avatar GISELE VICTOR BATISTA
Gisele Victor Batistafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
Ambientes tóxicos: a importância da liderança humanizada para o desenvolvimento de equipes colaborativas.
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 09 MAI. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Muitos líderes declaram sua admiração e valorização por pessoas no ambiente das organizações e raros serão aqueles que não dizem que as pessoas não são importantes ou que se deve priorizá-las nas rotinas da corporação. Contudo, o grande desafio está em tomar decisões que tenham apreço às necessidades das pessoas, levando em consideração o que realmente importa, e criando uma cultura ESG humanizada.


Estudos revelam que muitas empresas cultivam e reproduzem um ambiente tóxicomesmo que de maneira involuntáriagerando desgaste e insegurança psicológica em muitos trabalhadores. As causas podem ser diversas como a falta de (auto)percepção da liderança em relação ao seu comportamento (autoritário) sobre os colaboradores, a pressão excessiva para atingir metas e elevando o nível de estresse entre os colaboradores, o incentivo da competitividade entre os membros da equipe, e o desrespeito entre os profissionais, etc.


Ambiente de trabalho tóxico, nome que se dá a um espaço que não está alinhado com o estilo de vida de um profissional, trazem prejuízos à rotina da organização, à medida que permanece no lugar. Locais como esses podem gerar aumento de ansiedade, desgaste emocional e vários outros tipos de mal-estar físico e psicológico (Caroline Castrillon FORBES, 2022)


Para reverter esse quadro, é preciso criar uma cultura humanizada, que valorize o potencial humano e possibilite o desenvolvimento de suas habilidades para melhor desempenho das atividades no ambiente de trabalho. Em locais onde os profissionais se sentem seguros e acolhidos o nível de confiança é maior e isso promove uma maior colaboração entre seus membros.


É uma relação ganha-ganha entre empresas e colaborares!


No modelo tradicional de gestão de empresas, fortemente enraizado nas premissas de que pessoas são ferramentas (ou recursos humanos) para alcançar metas e obter lucros, os colaboradores tendem a ser vistos como uma engrenagem das máquinas, uma extensão mecânica, carentes de coração, paixão e alma.


Contudo, nas empresas humanizadas os resultados podem ser medidos pelo nível de envolvimento e grau de engajamento de seus colaboradores, tratando-os com respeito e estabelecendo uma relação de confiança para alcançar objetivos estratégicos da organização.


Por isso, destaca-se a liderança humanizada como agente de transformação deste processo, respeitando o lado humano de seus colaboradores e visando a felicidade e o senso de propósito no ambiente de trabalho.


 Vamos humanizar o ambiente de trabalho?


Gisele Victor Batista

Consultora, Palestrante, Conselheira e Mentora em Sustentabilidade, ESG e Responsabilidade Social nas empresas.

avatar GISELE VICTOR BATISTA
Gisele Victor Batista
Top 10 LinkedIn Creator | Consultora ESG, Sustentabilidade e Responsabilidade Social | Mentora Liderança Sustentável e Desenvolvimento Humano | Palestrante Mudanças Climáticas, ODS-Agenda 2030 e Capitalismo Consciente.favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4645 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis