Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Ambientes que geram inovação.

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Ambientes que geram inovação.
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 15 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Independentemente da área, a inovação é o objetivo de todo empreendedor. As grandes ideias criam grandes riscos e desafios e, mesmo que motivados e com boas ideias, muitos desses empreendedores podem acabar desmotivados com o tamanho dos obstáculos.

E é exatamente para esse momento que existem os ambientes que proporcionam inovação. São lugares, empresas e programas que ajudam o empreendedor a quebrar essa barreira e transformar a sua ideia em um produto real!

Quando falamos em ambientes compartilhados que proporcionam inovação, logo pensamos nos coworkings, talvez seja o mais conhecido, mas não é o único.

O coworking é um conceito que ganhou muita força no Brasil pelos seus resultados evidentes no aumento de produtividade e inovação. Muitos empreendimentos começam com uma pessoa e uma ideia. Por ser um trabalho cansativo e muitas vezes solitário, é difícil afastar o olhar do seu projeto e encontrar caminhos novos para solucionar os problemas que surgem.

Coworkings são escritórios coletivos, onde você trabalha junto a várias pessoas de outras áreas e empresas. Além do ambiente de trabalho aumentar sua produtividade, a troca de ideias e o networking com esses profissionais é um gatilho para a inovação.

O espaço apresenta a mesma estrutura de um escritório convencional de trabalho. A diferença está no fato de ser um escritório compartilhado por diferentes empresas e empreendedores. Muitos profissionais autônomos optam por se instalar em um espaço de coworking para realizar os seus serviços em detrimento do home-office. E um dos principais motivos está ligado ao fato de não trabalharem isoladamente em um espaço e assim ter a companhia diária de outras pessoas.

Além do coworking também existem as aceleradoras, algumas agem um pouco como incubadoras, mas, em geral, são empresas ou programas mais focados no desenvolvimento de startups, quando sua ideia já está formada em um negócio, mas ainda não se sustenta por conta própria.

As aceleradoras costumam dar apoio em forma de investimento, conteúdos relevantes, mentores, coachings e seminários, tudo para preparar uma empresa iniciante a dar um salto de maturidade. Em troca, muitas dessas empresas e programas exigem uma parte da startup. Mas é em geral uma porcentagem justa, se comparada com o apoio financeiro e, principalmente, a chance de focar em sua ideia e inovar.

Como mencionei anteriormente, algumas aceleradoras agem como incubadoras, mas existe uma grande diferença, as incubadoras são projetos para ajudar o empreendedor a realizar sua ideia desde o princípio. Muito comuns em universidades, esses programas dão suporte para formatar o negócio, gerir e se posicionar no mercado.

Com esse apoio desde o início, o empreendedor ganha mais fôlego para se dedicar à sua ideia e, com o contato com especialistas e profissionais da área, cria-se um ambiente muito mais propício para a inovação.

Se você tiver dúvidas sobre sua ideia ser uma tecnologia viável, os parques tecnológicos são o ambiente perfeito. Eles unem várias esferas de poder e conhecimento para desenvolver ideias inovadoras. Com tanta gente capacitada para pesquisa e conhecimento, parques tecnológicos são grandes centros de integração profissional e inovação.

Hoje existem, também, vários ambientes digitais para um empreendedor desenvolver a sua ideia. Conhecidos como ambientes de inovação digital, contam com grupos de discussão, portais e serviços que conectam pessoas pela paixão de empreender e oferecem soluções tecnológicas para que você pense apenas em inovar. Os Centros de Inovação, por exemplo são ambientes de inovação que podem se configurar tanto em espaços físicos quanto virtuais.

Estando dentro ou fora da internet, dentro ou fora de um escritório, o importante é que ambientes de inovação são essenciais para quem tem uma ideia e encontra dificuldade para mostrá-la ao mundo.

E ai, você está aproveitando das oportunidades de networking e dos ambientes de inovação? Cada profissional tem alguma dica que pode ser bastante valiosa. Esteja aberto a ouvir e aprender com a sua rede de contatos e sempre dê dicas das coisas que você sabe ou conhece. Essa troca de conselhos é a chave de sucesso dos ambientes de inovação e sempre são muito produtivas.

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereira
Olá, sou Renato, inquieto e totalmente viciado em transmitir conhecimento, buscando sempre comunicar de forma simples e descontraída. Sou business designer na Nectus, um laboratório de inovação aberta que constrói soluções estratégicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades à negócios. favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1366 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios