Para quem me conhece, sou um apaixonado (amador) por fotografia e as vezes me arrisco em brincar com o ISO, o obturador e o diafragma. E hoje, com a facilidade em contarmos com câmeras de ótima resolução nos celulares, nós temos a possibilidade de tirarmos excelentes fotos em qualquer lugar, de maneira muito prática e rápida.
Além disso, as fotos ganharam mais destaque na vida das pessoas com as redes sociais, principalmente com o surgimento do Instagram. E logo, as marcas exploraram uma tendência no marketing, conhecida como ambiente instagramável, permitindo uma ótima maneira de engajar os clientes, gerar compartilhamento orgânico e trabalhar o branding da marca.
Basicamente os ambientes instagramáveis refletem um ambiente ou produtos muito bem decorado e que despertem o desejo especial de fotografar e compartilhar em suas redes sociais.
Ser instagramável significa que o objeto, seja ele qual for, não precisa ser tocado, apenas apreciado e que desperte o desejo nas pessoas em fotografar. Pode ser uma comida, que claro, depois será consumida, mas antes precisa postada no Instagram, e consequentemente, no Facebook, pode ser uma obra de arte no Museu, um momento de um show. Pense que tudo que é bonito é para ser mostrado, consequentemente, fotografado! Mundo do Marketing
De acordo com uma notícia publicada no site Estado de Minas, em Julho de 2019, uma pesquisa realizada pela Schofields já apontava que pelo menos 40% dos usuários do Instragam com idade até 33 anos escolhem seu destino de viagem avaliando o quão instagramável ele pode ser.
Mas não estamos falando somente de lugares e espaços decorados. Podemos perceber pratos decorados, enfeitados e excepcionalmente elaborados para apresentarem uma boa estética visual para serem postados.
Confira esses exemplos:
Por que usar o Instagram?
- 1 bilhão de pessoas utilizam o Instagram todo mês;
- 70 milhões de usuários no Brasil;
- 500 milhões de pessoas por dia utilizam o Stories do Instagram;
- 63% dos usuários do Instagram acessam a ferramenta pelo menos uma vez por dia;
- 200 milhões de usuários visitam pelo menos uma página de marcas por dia;
- 62% das pessoas dizem ficar mais interessadas em uma marca ou produto depois de ver no Stories.
Ou seja, tem muitas oportunidades para fazer negócios pelo Instagram!
Pensando nisso, você tem explorado o ambiente instagramável no seu negócio? Ou conhece algum lugar que utiliza essa estratégia de ambientes instagramáveis?
Se sim, conta pra mim aqui nos comentários...
Fontes:
https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/felipe-morais/37971/ambientes-instagramaveis.html
https://blog.hootsuite.com/instagram-statistics/