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Ambientes de Inovação: Primeiro as primeiras coisas

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Ambientes de Inovação: Primeiro as primeiras coisas
Criado em 08 MAI. 2020
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Vem do inglês First things first Primeiro as primeiras coisas, a inspiração para esse texto de abertura de uma série pretendida em diferentes aspectos dos ambientes de inovação. A referência é provocação a uma reflexão ao senso de posição atual e direção a que se pretende à inovação no ambiente.

Importante iniciar fazendo algumas perguntas preliminares como exercício básico de posição e que poderá auxiliar na jornada de desenvolvimento e consolidação dos ambientes de inovação. O tradicional modelo 5W2H, acrônimo em inglês das perguntas que auxiliam a iluminar literalmente no sentido de trazer à luz algumas dimensões do problema a ser resolvido: O que, Por que, Como, Aonde, Quando, Como e Quanto.

Certamente os ambientes de inovação são desejados, mas deve-se destacar o conceito de inovação e nesse se fazem muito importantes, iniciando pela necessidade em separar-se inovação de inovação tecnológica.

Os conceitos são importantes, disciplinados e convencionados de forma a oferecer bases comuns para caraterização, mensuração e gestão transpostos em manuais aceitos internacionalmente, como é o caso do Manual de Oslo (denominado com proposta de diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica pela OCDE -  Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico na década de 1990) e que deve ser separado do Manual de Frascati (documento que orienta conceitual e metodologicamente a atividade de Pesquisa e Desenvolvimento P&D, também proposto pela OCDE, com sua primeira edição em meados da década de 1960). Seguidos, os conceitos ajudam na precisão de objetivos e, consequentemente de direções, entre outras dimensões possíveis.

A inovação caracteriza-se e tem o propósito de produzir algo novo ou substancialmente aperfeiçoado em favor do aumento de competitividade deve-se ter isso sempre em consideração.

Também importante delimitar o universo, iniciando pela própria inovação, devendo-se diferenciar inovação de inovação tecnológica. A inovação é, em si, mais abrangente podendo contemplar impactos nas dimensões econômica, científica, tecnológica, social e ambiental, enquanto a inovação tecnológica busca impacto econômico em processos, produtos e em serviços.

As tecnologias desempenham um papel fundamental na inovação que, em fato, pode ser considerada uma interface (com foco em competitividade), entre tecnologia e o mercado, no conceito amplo de praça, qualquer que seja.

Quanto mais precisamente estabelecidos, mais assertivos tendem a configurar-se estes ambientes e, portanto, lhes permitindo melhores resultados. Entram aqui pontos importantes: Qual a direção pretendida pelo ambiente: É econômica? Social?

A inovação pode ser uma resposta estratégica associada a múltiplas possibilidades: vantagem competitiva e sobrevivência em um ambiente pujante, entre outras.

Deve-se destacar os contornos da inovação: O seu caráter geográfico (territorialidade), o meio-ambiente, dito ecossistema análogo àqueles de natureza biológica, com todas as espécies que compõe e condições habilitadoras, marco legal, entre outras possibilidades.

Quais são as áreas-foco estratégicas que representam uma vantagem competitiva ou comparativa para a respectiva região em que se deseja dedicar os esforços de diferenciação por meio da inovação?

Existem elementos e forças no território, incluindo cultura, recursos e outros aspectos que podem lhe conferir caráter único. Há teorias que defendem que a competição e inovação, por extensão não se dá exclusivamente no plano das corporações, mas que os ambientes (geografia, territorialidade) desempenham um papel importante nas estratégias competitivas reforçado pelo aspecto de que empresas multinacionais localizam centros de competências, pesquisa, desenvolvimento e inovação, distribuídas em múltiplas localidades e/ou países.

A inovação depende de uma instância estratégica de planejamento, com cenários estabelecidos, objetivos, inclusive de mercado que são perseguidos, em que essa faz parte do composto estratégico.

Portanto a inovação e suas derivações não ocorrem per se mas fazem parte de um contexto que deve ser observado.

Ainda que muito do exposto possa parecer óbvio para muitos, constitui-se em um repertório, não exaustivo, que nem sempre é observado, mas que faz parte necessária do início de uma jornada ganhadora. Posicionar estrategicamente facilita ter claros direção e esforço necessário para se perseguir um cenário objetivo estabelecido.

O SEBRAE/PR tem apoiado ecossistemas de inovação em todos os estados, com sua respectiva caracterização, iluminando os contornos de cada um em direção ao seu desenvolvimento, entre eles estão as regiões de: Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Umuarama, Guarapuava, Cascavel, Medianeira, Pato Branco e Dois Vizinhos. O estudo mais recente contemplado foi de Curitiba e região metropolitana, que teve a síntese apresentada nessa primeira semana de maio.

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Izoulet Lima Moreira Cortes Filho
Administrador de empresas, com habilitao em comrcio exterior, Ps-Graduado em Poltica, Estratgia e Planejamento e Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferncia de Tecnologia. Atuante h 20 anos no ambiente tecnolgico em favor da inovaofavorite_outline Seguir Perfil
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