Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Ambiente modulado: Como isso pode influenciar na escola?

avatar ISIS CURI LOPES
Isis Curi Lopesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Ambiente modulado: Como isso pode influenciar na escola?
Criado em
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Introdução


É fato que as escolas públicas não estão prontas para um design escolar colaborativo, a maior parte das escolas possuem carteiras riscadas, barulhentas, alguns rachados no livro etc, o ambiente não é nada favorável ao aprendizado do aluno, devemos priorizar ao máximo o aprendizado e absorver cada vez mais e mais conhecimento, se preparar para vida e para seu futuro


Eslen Delanogare


Um famoso Neurocientista, psicólogo , palestrante comenta que o ambiente deve ser modulado para estudar, como podemos fazer isso e como seria útil implementar no sistema educacional? 


Disciplina

Uma boa disciplina na sala de aula melhoraria muito a atenção dos alunos, proporcionando a melhor experiência de aula para eles, absorvendo o conhecimento e aprendendo cada vez mais, isso necessita de um bom professor que esteja totalmente motivado para ensinar e colocar as crianças e adolescentes em ordem sem um sequer ruído.


Memória de trabalho:

Pense na memória de trabalho como uma "nota adesiva" para os alunos. Um design de sala de aula inteligente libera a memória de trabalho, permitindo que os alunos se concentrem no conteúdo em vez de se preocuparem com instruções verbais complicadas. Com recursos visuais e rotinas claras, a sala de aula se torna um lugar organizado e acolhedor.


Organização:

Uma sala de aula bem projetada é como uma orquestra perfeitamente afinada. Os alunos têm espaço suficiente para se movimentar e sistemas claros para organizar seus corpos e materiais. Quando os deveres de casa têm um local específico e os alunos sabem onde encontrar o que precisam, a organização se torna uma segunda natureza.


Iniciação de trabalho

O design da sala de aula deve inspirar os alunos a iniciarem suas tarefas de forma independente. Com um ambiente motivador e etapas claras, eles se sentem capacitados a mergulhar de cabeça no trabalho. O segredo é criar uma atmosfera que incentive a ação e priorize as tarefas de maneira intuitiva.


Inibição

Imagine a sala de aula como um espaço onde os alunos podem se concentrar e auto monitorar seu comportamento. Com um design claro e simples, as distrações são minimizadas, permitindo que eles se concentrem no que é importante. Cores bem pensadas podem ajudar na organização, mas evite uma explosão de arco-íris que possa tirar o foco do trabalho.


Resumindo


É extremamente importante um design para nossas crianças e adolescentes, isso tornaria o aprendizado mais interessantes e criativos! Pense só como seria seu filho se divertindo enquanto aprende? seria ótimo, por isso uma inovação na área da educação seria modular o ambiente a favor de estudar, agradeço por ler este artigo!


avatar ISIS CURI LOPES
Isis Curi Lopes
Estudante do Ensino Médio louca por conhecer as escolas que inovam a educação e seus métodos de aplicação e, apaixonada em descobrir novas formas de aprendizagem e explorar a tecnologia como uma ferramenta para a transformação educacional. Instigada a motivar jovens a se interessarem pela transformação do futuro.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1377 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?