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Amazon quer fazer PME´s brasileiras venderem nos Estados Unidos

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Amazon quer fazer PME´s brasileiras venderem nos Estados Unidos
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 24 MAI. 2024
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Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico.  


No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial.  


 Neste Alerta de Inteligência SEBRAE, abordamos o tema: 


Amazon quer fazer PME´s brasileiras venderem nos Estados Unidos


A Amazon está incentivando pequenos e médios negócios brasileiros a venderem nos Estados Unidos através do seu programa Global Selling, que facilita a logística e a visibilidade internacional dessas empresas. Atualmente, cerca de 3.000 dos 78.000 vendedores da Amazon no Brasil exportam para os EUA, e a empresa deseja aumentar esse número.


No centro de distribuição da Amazon em Robbinsville, Nova Jersey, um sistema robótico eficiente ajuda no processamento e envio de produtos, destacando a importância das pequenas e médias empresas (PMEs) para a Amazon. Um exemplo é a B.O.B, uma PME de cosméticos sustentáveis de São Roque, São Paulo, que utiliza o programa Global Selling e já obtém 10% de seu faturamento de vendas internacionais.


O programa Global Selling, lançado em 2021, tem ajudado PMEs a superar barreiras logísticas e de marketing, proporcionando consultoria e infraestrutura para a comercialização nos EUA. As vendas de empresas brasileiras no exterior aumentaram 80% de 2022 para 2023. Apesar das facilidades oferecidas pelo programa, a exportação ainda apresenta desafios, como burocracia e necessidade de investimento estratégico. A B.O.B, por exemplo, conta com uma equipe dedicada à exportação e usa o lucro gerado para reinvestir e inovar, destacando a importância de entender o mercado e encontrar parceiros adequados.


Por que é relevante?


Essa notícia é relevante para os pequenos e médios negócios brasileiros por diversas razões. Destaca-se, a oportunidade de exportação de produtos brasileiros para outros países, bem como a possibilidade de captação em dólar e acesso a outro segmento de mercado por meio da plataforma da Amazon. Além disso, essa abordagem representa uma oportunidade para aumentar a eficiência operacional e expandir tanto a variedade de produtos quanto o alcance geográfico da empresa. Essa estratégia possibilita alcançar novos públicos ao explorar mercados anteriormente subutilizados. Outro benefício significativo é que o aumento nas vendas pode levar à redução dos custos de produção e à consolidação da imagem da marca como uma presença global no mercado.


Direcionamentos para o seu negócio:


Se você é dono de um pequeno negócio no Paraná, aqui estão algumas dicas para  sua consideração:

  • É importante que você identifique oportunidades específicas para internacionalização dos seus produtos. Além disso, é crucial compreender que esse processo demanda mais do que simplesmente investimento financeiro. É necessário dedicar tempo para compreender como exportar, conhecer o mercado-alvo, estudar os requisitos legais, preparar a documentação necessária de acordo com os produtos mais adequados para exportação.

  • Por fim, é imprescindível que você compreenda os objetivos da sua empresa e avalie se ela está preparada para a internacionalização. Certifique-se de que possui uma equipe bem estruturada e capacitada para desenvolver uma estratégia eficaz para o sucesso do programa.

Conte com o Sebrae/PR nesta jornada!!!


Para você ter uma experiência completa, sugerimos que faça o download do arquivo em anexo para ter acesso aos links e fontes utilizadas no desenvolvimento deste Alerta de Inteligência. 

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souza
Sou colaborador do SEBRAE/PR há mais de 19 anos. Tenho atuado em diversos Projetos e Atividades relacionadas a Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico. Atualmente trabalho na Unidade de Gestão Estratégica - Núcleo de Inteligência e Conhecimento. Sou bacharel em Administração de Empresas; MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Micro e Pequenas Empresas; MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais e Projetos Setoriais e MBA em Marketing e Vendas.favorite_outline Seguir Perfil
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