Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

Alta Performance Começa com a Gestão de Equipe

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
Alta Performance Começa com a Gestão de Equipe
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 06 MAI. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A gestão de um time de colaboradores é uma tarefa complexa, não dá pra negar. Porém, é possível listar e tangibilizar quais os pontos predominantes para gerir uma equipe de alta performance.

Mas afinal, o que é alta performance e por que buscar por ela em uma equipe?


Podemos dizer que o diferencial de qualquer negócio, em qualquer ramo de atividade, em qualquer lugar do mundo, são as pessoas. Pessoas capacitadas e motivadas conseguem aliar duas características ímpares quando falamos em eficiência e alta performance: qualidade e velocidade.


Se uma equipe entrega algo muito bom e muito rápido, esse time está atuando em alta performance, e convenhamos que esse é o sonho de qualquer gestor.


Então como criar e manter um time de alta performance?


Aproxime-se do seu time

Estar próximo significa conhecer as pessoas, prestar atenção no que elas fazem, dizem, querem e precisam. Saber e alinhar em conjunto onde elas pretendem chegar, ouvir o que elas podem dar de feedback, assim como dar feedbacks sempre que possível sobre o caminho que ela está trilhando e se isso está aproximando ou afastando a pessoa do próprio objetivo.


15 mensagens para trabalho em equipe: motive seu time | Blog do Agendor


Comunicação e respeito são as palavras-chave para criar conexão, alinhar expectativas e ter confiança mútua em líder e equipe.


Identifique talentos

Estando próximo das pessoas é possível identificar com maior facilidade quem tem mais aptidão, facilidade ou conhecimento em uma determinada área ou atividade.

Desenvolver talentos internos: como fazer? - Blog da abler


Às vezes, saber encontrar a posição certa de um colaborador pode fazer com que sua produtividade e performance subam absurdamente. Assim como um bom técnico, fique atento ao seu time, ajuste a posição das peças e dê a oportunidade para que elas possam avançar e crescer de forma natural.


Capacite seus colaboradores

Uma frase, supostamente atribuída à Henry Ford, exemplifica muito bem a importância da capacitação de sua equipe:

"Pior do que treinar um funcionário e ver ele sair, é não treinar e ver ele ficar".

Desenvolvimento de equipe: quais ferramentas e treinamentos podem ser  utilizados? | FranklinCovey Brasil

As pessoas vão mudar de emprego, de empresa, de área, o tempo todo. Isso é um fato, independentemente do quanto busquemos evitar. Porém, não é por isso que o investimento em capacitação não deve ser realizado.

Um time de alta performance começa com pessoas com amplo domínio de suas atividades e conhecimento técnico em suas áreas de atuação. Isso só é alcançado através de treinamentos, cursos, palestras, entre outros formatos de troca de informações e experiências.

Invista em sua equipe, porque pior do que ver um colaborador altamente capacitado ir embora, é deixar alguém sem o conhecimento comprometer toda a performance do seu negócio.


Conceda autonomia e com controle

Uma das maiores dificuldades de um gestor é delegar responsabilidades, confiar que outras pessoas conseguirão entregar o que é necessário e atender ao nível de exigência necessário para manter um determinado padrão de qualidade.

Assim, muitos gestores se tornam centralizadores, virando eles mesmos um gargalo para o crescimento do setor ou da empresa.

Como Delegar Tarefas De Forma Eficaz (Guia Passo A Passo) - Diego  Mangabeira | Mangabeira Academy | Academia da Alquimia da Mente |  Empirepreneurs


Delegar significa atribuir a outros membros da equipe a responsabilidade sobre uma determinada atividade, para execução, acompanhamento, supervisão e até mesmo entrega. Porém, delegar não é abandonar o problema nas mãos alheias, mas sim montar um plano em conjunto e como aquela atividade deverá ser realizada, ter reports periódicos do andamento, e dar suporte quando necessário para evitar que o trabalho seja interrompido em alguma parte do processo.


Delegando responsabilidades com um controle e acompanhamento, o gestor eliminará de sua rotina o tempo gasto com atividades pequenas, repetitivas e menos relevantes, podendo se concentrar na visão macro do andamento de toda a organização. 


Acompanhar outra pessoa sendo responsável por uma ação que antes era sua pode ser mais trabalhoso e angustiante no início, porque é natural que a tarefa seja feita de forma mais lenta e nem sempre tão bem feita quando o próprio gestor poderia executar, mas a médio e longo prazo, a autonomia obtida por esse colaborador renderá infinitamente mais frutos do que o esforço despendido no processo de delegação.

Engrenagem: o que é? Quais são os seus principais modelos? Aprenda tudo  sobre esse dispositivo mecânico! - Engrenapeças


Estes são alguns passos de muitos que você pode adotar em sua rotina para tornar a sua gestão de equipes mais eficiente e criar um time realmente de alta performance.


Com essas ações em curso, o ambiente de trabalho melhora, a satisfação da equipe também, a produtividade tende a crescer e equipe começa a trabalhar como engrenagens de um mesmo motor, cada uma importante à sua maneira, mas todas trabalhando em prol dos mesmo objetivos.


Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você 🙂
Um abraço, Bianca Becker.

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1549 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?