Se você respondeu que sim, sinto muito em informar, mas você pode estar completamente equivocado na formação do valor de venda dos seus produtos ou serviços.
Logo abaixo vou explicar algo de grande importância para evitar que você, empresário, perca dinheiro em sua empresa. Vou mostrar a diferença entre Mark-up e Margem de Contribuição.
Mark-up
É o percentual que se coloca sobre o custo de um produto ou serviço para chegar ao seu valor de venda. É somente isso!
Exemplo I: Uma camisa que custa R$ 10,00; acrescenta-se a este custo um mark-up de 50% e vende-se por R$15,00. Neste caso o mark-up é de 50%, só que esta margem não verdadeira e nem existe de fato.
Veja agora o mesmo cálculo na fórmula da Margem de Contribuição (MC)
Antes do cálculo, vamos ao conceito.
Margem: É a diferença entre o preço de custo e o valor de venda de um produto ou serviço.
Contribuição: porque indica o quanto sobra para pagar os custos fixos, outros custos variáveis e gerar lucro.
Exemplo II: Uma camisa que custa R$10,00 é vendida por R$15,00.
15,00 10,00 = 5,00
5,00/15,00 = 0,333333 (x 100 = 33,33%)
Neste exemplo, a Margem de Contribuição é de 33,3% e não 50% como demonstra acima o conceito de Mark-up. Há, lembrando que o percentual deste exemplo é sua margem real bruta. Neste exemplo ainda tem outros custos variáveis que irão reduzir ainda mais esta margem, tais como percentuais de impostos, comissões sobre vendas, taxas de cartões de crédito, descontos sobre vendas a vista e muitos outros custos variáveis que incidem sobre o valor de venda de produtos e serviços.
A fórmula escrita da Margem de Contribuição é assim:
Valor de venda, menos o preço de custo, o resultado divide pelo valor de venda, vezes 100. Obs.: faz vezes 100 para dar o percentual correto e evitar mal entendido.
No exemplo II acima tem esta fórmula com números.
Usando o conceito de Margem de Contribuição
Digamos que você tenha um produto que custe R$ 10,00 e queira ganhar uma margem real bruta ou uma Margem de Contribuição de 50% sobre este produto, como faria?
Exemplo III, faz assim:
10,00 / 0,50 = 20,00 (Viu que fácil! Para ter uma margem de contribuição de 50%, você divide o custo por 0,50 e terá o valor a ser vendido, neste exemplo venderia a R$ 20,00.
Agora vou te contar uma coisa muito séria: Não é exatamente você quem decide o valor de venda dos seus produtos e serviços. Na verdade, é um cara chamado mercado, do qual você faz parte. Em cada cidade ou região tem algumas empresas maiores, já consolidadas que interferem nas margens dos produtos e serviços e mais recentemente, as empresas de e-commerce tem ditado as margens e os preços de muitos produtos, principalmente da linha de eletrônicos, calçados, livros, etc.
O que você precisa observar antes de precificar seus produtos ou serviços?
1° Qual o custo de aquisição ou produção?
2° Qual o valor médio de mercado (concorrentes) de produtos e/ou serviços iguais ou similares?
3° Qual a margem de contribuição necessária para pagar os custos fixos da sua empresa e gerar lucro? Cabe aqui uma análise financeira!
4° Quanto os clientes estão dispostos a pagar pelos seus produtos ou serviços? A resposta a esta pergunta tem a ver com os diferenciais que sua empresa oferece ao mercado, como por exemplo atendimento diferenciado, prazo de entrega menor, frete grátis, confiança na sua marca, entre outras percepções positivas que o mercado/clientes tem sobre sua empresa.
Espero ter te ajudado com este texto.
Eu sou Márcio Gomes, consultor de empresas, especialista em Gestão Financeira e Estratégias Empresariais
Eu sou Márcio Gomes, consultor de empresas, especialista em Gestão Financeira e Estratégias Empresariais