Após a pandemia do COVID-19, mudanças significativas aconteceram nas empresas, independente do porte. Geralmente as pequenas empresas terão que enfrentar um número maior de desafios, dentre eles, o ingresso no mundo virtual, implementando o uso de tecnologias que até então era uma opção e agora passa ser obrigatória para sobrevivência.
Como já foi visto em outros momentos no Brasil, várias micro e pequenas, nascem no cenário de crise, e outras, se fortalecem a cada crise que passam.
Para sobreviver, é preciso se reinventar!
Com as mudanças significativas que tivemos nos últimos dias, fica cada vez mais evidente que é necessário reinventar, foi preciso reaprender a vender, a comprar, a usar novas formas de comunicação, de marketing e até aprender a usar a tecnologia a seu favor. Em meio a tantas mudanças em um prazo curtíssimo de tempo, os empresários estão diante dos maiores desafios de todos os tempos. O desafio do empresário vai além de se enfrentar as mudanças e se adaptar com a tecnologia. É necessário ainda ter novas competências e saber usar as habilidades essenciais, tais como criatividade, visão, inteligência emocional e empatia para conseguir sobreviver e salvar sua empresa.
Normalmente, a reinvenção ou inovação na empresa, não surge de repente e nem vem espontaneamente, ela pede preparação e foco para acontecer. Por isso, é importante estar atento e analisar a viabilidade para cada ação proposta.
Sempre o cenário empresarial é muito competitivo, porém conhecido, e mudanças poderiam ser feitas gradativamente e com uma velocidade mais moderada, mas hoje a necessidade é urgente, e com isso alguns cuidados devem ser observados.
Não esqueça: é importante adequar dicas e sugestões para a realidade de cada empresa.
Dica 1- Investimento em inovação e eficiência operacional
Deve ocorrer continuamente, independente do cenário. Na urgência, priorize o que fará efetivamente diferença e fará com que a empresa se mantenha ou não perca competitividade.
Dica 2 Construa ideias com a ajuda do seu cliente e do seu time
Se conseguir ouvir sugestões de quem utiliza seu serviço\produto, e o time que faz acontecer o dia-a-dia da empresa, você pode ficar surpreso com ótimas oportunidades de melhoria.
Dica 3 Evite a complexidade
Quanto mais simples e objetivo, mais chances você terá para focar em detalhes que farão grande diferença.
Dica 4- Sempre tenha como objetivo resolver um problema
Evite reinventar a roda, ela já existe e com várias atualizações e modificações. Identifique onde sua empresa tem problemas e foque nisso.
Hoje o tema que apresentaremos será: Como sua empresa pode se reinventar para sua sobrevivência e, ao mesmo tempo ajudar o próximo.
Há muitas formas de ajudar o próximo e contribuir com a sociedade, em qualquer época, inclusive nesta pandemia. Foi pensando assim, que os empresários, Evandro Kafka e Wagner Weiber, encontraram uma solução dentro do ambiente de trabalho.
Iniciaram a produção de máscaras Face Shield por meio de impressão 3 D. Sabemos que muitos equipamentos de segurança estão em falta na área da saúde. Por isso procuramos soluções que nossa empresa pudesse sanar.
O que isso significa? Que os empresários estão adotando não apenas uma nova postura, mas eles têm uma visão diferente do mercado e do mundo.
Em meio a tudo isso, as empresas que buscam se destacar, atualmente precisam apostar na flexibilidade, em propósito e principalmente acreditar no poder da diversidade. A diversidade que une, soma e multiplica boas ideias e ações.
Mas acredito que toda essa tecnologia e evolução nos deixará cada vez mais humanos!
Fabiola Cristhine Costa
Convido você para compartilhar suas dicas e experiências também. Se tiver qualquer dúvida, me escreva. Posso te ajudar
O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail