Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Ajudar ao próximo é a melhor maneira de ajudar a si mesmo!

avatar FABIOLA CRISTHINE MARTINS DA SILVA
Fabiola Cristhine Martins Da Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Ajudar ao próximo é a melhor maneira de ajudar a si mesmo!
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 30 ABR. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Após a pandemia do COVID-19, mudanças significativas aconteceram nas empresas, independente do porte.  Geralmente as pequenas empresas terão que enfrentar um número maior de desafios, dentre eles, o ingresso no mundo virtual, implementando o uso de tecnologias que até então era uma opção e agora passa ser obrigatória para sobrevivência.

Como já foi visto em outros momentos no Brasil, várias micro e pequenas, nascem no cenário  de crise, e outras, se fortalecem a cada crise que passam.

Para sobreviver,  é preciso se reinventar!

Com as mudanças significativas que tivemos nos últimos dias, fica cada vez mais evidente que é necessário reinventar, foi preciso reaprender a vender, a comprar, a usar novas formas de comunicação, de marketing e até aprender a usar a tecnologia a seu favor. Em meio a tantas mudanças em um prazo curtíssimo de tempo, os empresários estão  diante  dos maiores desafios  de todos os tempos. O desafio do empresário vai além de se enfrentar as mudanças e se adaptar com a tecnologia.  É necessário ainda ter novas competências e saber  usar as habilidades essenciais, tais como criatividade, visão, inteligência emocional e empatia para conseguir sobreviver e salvar sua empresa.

Normalmente, a reinvenção ou inovação na empresa, não surge de repente e nem vem espontaneamente, ela pede preparação e foco para acontecer. Por isso, é importante estar atento e analisar a viabilidade para cada ação proposta.

Sempre o cenário empresarial é muito competitivo, porém conhecido, e mudanças poderiam ser feitas gradativamente e com uma velocidade mais moderada, mas hoje a necessidade é urgente, e com isso alguns cuidados devem ser observados.

Não esqueça: é importante adequar dicas e sugestões para a realidade de cada empresa.

 Dica 1- Investimento em inovação e eficiência operacional

Deve ocorrer continuamente, independente do cenário. Na urgência, priorize o que fará efetivamente diferença e fará com que a empresa se mantenha ou não perca competitividade.

Dica 2 Construa ideias com a ajuda do seu cliente e do seu time

Se conseguir ouvir sugestões de quem utiliza seu serviço\produto, e o time que faz acontecer o dia-a-dia da empresa, você pode ficar surpreso com ótimas oportunidades de melhoria.

Dica 3 Evite a complexidade

Quanto mais simples e objetivo, mais chances você terá para focar em detalhes que farão grande diferença.

Dica 4- Sempre tenha como objetivo resolver um problema

Evite reinventar a roda, ela já existe e com várias atualizações e modificações. Identifique onde sua empresa tem problemas e foque nisso.

Hoje o tema que apresentaremos será: Como sua empresa pode se reinventar para sua sobrevivência e, ao mesmo tempo ajudar o próximo.

Há muitas formas de ajudar o próximo e contribuir com a sociedade, em qualquer época, inclusive nesta pandemia.  Foi pensando assim, que os empresários, Evandro Kafka e Wagner Weiber, encontraram uma solução dentro do ambiente de trabalho.

Iniciaram a produção de máscaras Face Shield por meio de impressão 3 D. Sabemos que muitos equipamentos de segurança estão em falta na área da saúde. Por isso procuramos soluções que nossa empresa pudesse sanar.

 

O que isso significa? Que os empresários  estão adotando não apenas uma nova postura, mas eles têm uma visão diferente do mercado e do mundo.

Em meio a tudo isso, as empresas que buscam se destacar, atualmente precisam apostar na flexibilidade, em propósito e principalmente acreditar no poder da diversidade. A diversidade que une, soma e multiplica boas ideias e ações.

Mas acredito que toda essa tecnologia e evolução nos deixará cada vez mais humanos!

 

Fabiola Cristhine Costa

fccosta@pr.sebrae.com.br

 

Convido você para compartilhar suas dicas e experiências também. Se tiver qualquer dúvida, me escreva. Posso te ajudar

 

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

avatar FABIOLA CRISTHINE MARTINS DA SILVA
Fabiola Cristhine Martins Da Silva
Administradora. Especialista em Gesto de Negcios e Consultoria Empresarial.Consultora do Sebrae/PR e gestora de Empreendedorismo e Liderana.favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4679 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?