Vamos falar com você, comprador, que já atua na área de Compras Públicas a um tempo ou esta iniciando agora, sobre a IMPORTÂNCIA DA FASE INTERNA NAS LICITAÇÃOES.
Então Vamos lá!
O processo licitatório é dividido em duas fases: a interna e a externa, sendo que a interna consiste no planejamento acerca do que se pretende adquirir e a externa na escolha mais vantajosa para a administração, além da verificação das condições dos participantes do certame.
Hoje vamos dar atenção à fase interna, que também podemos chamar do coração da licitação.
Isso porque, é na fase interna que se decidirá o objeto e todas as normas e termos que ele deverá ser contratado.
Pode-se dizer que as falhas nas contratações decorrem justamente da falta de planejamento, o que pode ocasionar problemas nas contratações, inconvenientes e até prejuízos à administração pública.
Exatamente por essas razões, a administração, nessa fase preparatória, deve ser capaz de prever e se antecipar de situações que possam ocorrer e já tenha estratégias de como resolver os inconvenientes. Dito de outra forma, traçar um plano e um método para organizar o procedimento e alcançar o seu fim.
Bem por isso, é correto afirmar que o conhecimento e adoção das regras são imprescindíveis, principalmente pela área que demanda a contratação. Também, compreende-se como fundamental o apoio da área jurídica, técnica e de compras, pois se trata de uma fase complexa, que demanda variados conhecimentos específicos e que vai assegurar a efetividade da licitação.
De maneira geral, a fase interna deve contar com os seguintes atos preparatórios:
De todo o dito até aqui, pode-se dizer que a fase inicial é considerada por muitos a mais difícil, seja pelas regras, pelos detalhes a serem observados, pela quantidade de procedimentos adotados, e é bem por isso que deve ser tratada com prioridade, atenção e cuidado pelos gestores, não podendo, de forma alguma, ser tratada com desídia, sob pena de causar graves inconvenientes e até prejuízos à administração pública.
Fonte: Radar IBEGESP
Eu sou a Nádia Dall Agnol, especialista no assunto Compras Públicas e parceira da Comunidade Sebrae.
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