O agronegócio (que abrange agricultura e pecuária) é considerado um dos mais prósperos do país: mesmo durante as crises econômicas que o Brasil tem enfrentado, foi a principal razão na melhoria do PIB (Produto Interno Bruto).
Diante do cenário que explicaremos na sequência, é possível perceber que o Paraná, considerado o terceiro maior exportador desse setor, é um dos maiores contribuintes para saúde econômica do país, e que está em constante crescimento. Com isso, o estado está se preparando para agregar ainda mais valor, investindo em mais modernização e tecnologia nos seus processos produtivos.
Crescimento demonstrado
De acordo com dados do Censo Agropecuário 2017, o Paraná um dos cinco estados entre os maiores produtores do Brasil e que lidera a cadeia produtiva de aves, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mantém um ritmo de crescimento acelerado no agronegócio.
Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA/USP), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio produziu, em 2018, R$ 1,44 trilhão entre bens e serviços, representando 21,1% do PIB brasileiro a maior parte é do setor agrícola (74%). No fim de 2019 o PIB já apresentou alta de 0,96% em Outubro. Acumulando, no ano passado, um crescimento de 1,15%.
Para atrair e estimular as futuras gerações a trabalhar no campo, é interessante que o setor procure inserir mais inovações na área. Vale levar em consideração outro dado interessante, que mostra que o número de produtores com acesso à internet cresceu, passando de 75 mil, em 2006, para 1.430.156 em 2017, segundo dados do Censo 2017.
Além disso, o Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro) dado que avalia a percepção das indústrias em relação a uma série de indicadores econômicos subiu 8,7 pontos do terceiro para o quarto trimestre de 2019, alcançando um total de 123,8 pontos. Esse cenário aumenta o otimismo das empresas e produtores, e incentiva o surgimento de diversas oportunidades para quem deseja empreender neste setor.
Soluções tecnológicas e empreendedorismo
Com a ascensão tecnológica, o acesso à internet na zona rural e o aumento no uso de smartphones como ferramenta de trabalho, os produtores sentem, cada vez mais, a necessidade de modernizar e otimizar os processos no agronegócio, tanto para atender às exigências dos consumidores, como para se manter competitivos no mercado.
É nesse momento que os empreendedores enxergam uma brecha, seja para desenvolver aplicativos que monitorem a colheita e o solo, drones para mapear todo a produção, sistemas que integrem informações sobre a irrigação, clima, fertilizantes, entre outros registros importantes e que podem ser acessados facilmente por um celular.
Segundo dados da Abstartups (Associação Brasileira de Startups), existem mais de 182 produtos e soluções digitais para o setor do agronegócio que podem simplificar tarefas que muito tempo antes não era possível imaginar. Além de movimentar a economia, gerar empregos e facilitar o dia-a-dia dos produtores, empresas que apostarem e investirem nesse segmento terão grandes chances de crescimento. Veja exemplos de alguns aplicativos que selecionamos:
Climate Fieldview
Desenvolvida pela Bayer, é um dispositivo que se encaixa na porta de seu equipamento, coletando e integrando tanto dados de campo quanto da máquina. Com o app é possível gerar automaticamente mapas de plantio, colheita e pulverização. Os produtores conseguem então monitorar, diariamente e em tempo real, a qualidade de suas produções e fazer correções pontuais, quando necessário.
Agri Precision
Funciona como um GPS de mão, e é uma ótima ferramenta para auxiliar os produtores através de funcionalidades fáceis e rápidas de serem utilizadas como o cadastramento de talhões, mapeamento de áreas de amostragem de solo, navegação ponto a ponto, além de gerar tabelas e arquivos com todos os dados mapeados.
Xarvio
Com esse aplicativo é possível controlar e monitorar a quantidade de plantas daninhas nas lavouras. Além de aumentar a eficiência e proteção de seu cultivo, também ajuda a aproveitar ao máximo o potencial de seus talhões. Contribuindo para uma agricultura sustentável, o aplicativo realiza o diagnóstico automático de doenças em soja e milho. Funciona assim: o produtor tira uma foto da planta, depois o aplicativo consegue reconhecer a doença e fazer uma análise quantitativa de danos foliares, entre outras funcionalidades.
O primeiro passo, portanto, para quem busca aprimorar suas atividades é estar atualizado com as novidades e tendências do mercado. Por isso, apostar em soluções tecnológicas e investir cada vez mais em maquinários modernizados no setor do agronegócio é fundamental para alavancar a produtividade e operar de forma sustentável.
Otimizar processos evita imprevistos e prejuízos, e ajuda a fazer todo o planejamento da plantação, permitindo uma estimativa mais realista. Os gestores que investem neste setor, que é um dos que mais movimentam a economia brasileira, precisam analisar com atenção todas essas novidades tecnológicas, visto o tamanho de sua relevância e o quanto ele pode contribuir para o aumento da produtividade, lucratividade e qualidade das operações.
Acompanhe a Comunidade Sebrae para mais conteúdos como este!
Atendimento Digital SEBRAE
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail