Se sua resposta for "sim", parabéns, porque é uma história complexa (existem até alguns mitos aí no meio)! Se a sua resposta for "não", você veio ao artigo certo, porque é sobre isso que vamos falar!
A explicação mais simples sobre a origem do Dia Internacional da Mulher é a de que ele foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, para simbolizar a luta das mulheres contra os mais diversos males que elas enfrentam na sociedade (violência física e psicológica, discriminação no mercado de trabalho, assédio e tantos outros).
A escolha do dia 8 de março propriamente dito teria sido motivada por uma passeata feminina que ocorreu na Rússia Imperial nessa data, em 1917, contra as más condições de vida no país.
Esse movimento teve tanta adesão (ganhando o apoio de operários metalúrgicos) e importância que acabou precipitando a Revolução de 1917, que derrubou o regime czarista!
Olhando assim, parece uma história simples. Mas não é, porque a passeata de 1917 (apesar de toda a sua importância) não foi nem a primeira nem a única desse tipo.
Antes de falar sobre mais dados históricos, vamos desbancar um mito antigo sobre o Dia Internacional da Mulher: o de que ele foi inspirado por um grande incêndio numa fábrica têxtil em Nova York (EUA) em 8 de Março de 1857, em que 129 operárias teriam morrido. Como não há registros desse evento, a maioria dos historiadores concorda que a história é falsa.
Infelizmente, há um evento muito parecido com esse, e que de fato ocorreu: um incêndio na fábrica de tecidos Triangle Shirtwaist Company, que tirou a vida de 146 pessoas (125 mulheres e 21 homens). A tragédia, ocorrida em 25 de Março de 1911, foi causada pelas más condições da fábrica, e é uma das bases para o Dia Internacional da Mulher.
Voltando um pouco mais no tempo, encontramos outro evento importante: o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, de 1910, realizado em Copenhague (Dinamarca), em que a professora e política Clara Zetkin propôs que fosse criado um Dia Internacional da Mulher. Embora ela não tenha mencionado nenhuma data específica, seu apelo teve peso, pois Clara era uma líder super relevante e engajada em campanhas pelos direitos das mulheres.
A luta organizada em favor dos direitos das mulheres acontece pelo menos desde a metade do século XIX, com diversos grupos (como o movimento sufragista e as várias correntes feministas) se fazendo ouvir.
Essas raízes tornam o Dia Internacional da Mulher ainda mais especial, porque não se trata apenas de uma data para presentear ou dar os parabéns: é um tributo à luta de milhões de mulheres ao longo da história, e um momento para refletir sobre como a sociedade precisa melhorar para fazer justiça a essa luta.
Aqui na Comunidade Sebrae, os desafios e conquistas das mulheres no mercado de trabalho são pautas constantes!
Gostou de saber mais sobre a data? Conte para a gente nos comentários sobre as suas experiências com o Dia Internacional da Mulher!
Um abraço e um Feliz dia da Mulher a vocês MULHERES EMPREENDEDORAS!