Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Afinal, porque existe o Dia Internacional da Mulher?

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Afinal, porque existe o Dia Internacional da Mulher?
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 08 MAR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você sabe como e quando surgiu o Dia Internacional da Mulher?


Se sua resposta for "sim", parabéns, porque é uma história complexa (existem até alguns mitos aí no meio)! Se a sua resposta for "não", você veio ao artigo certo, porque é sobre isso que vamos falar! 


Décadas de Luta


A explicação mais simples sobre a origem do Dia Internacional da Mulher é a de que ele foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, para simbolizar a luta das mulheres contra os mais diversos males que elas enfrentam na sociedade (violência física e psicológica, discriminação no mercado de trabalho, assédio e tantos outros). 


A escolha do dia 8 de março propriamente dito teria sido motivada por uma passeata feminina que ocorreu na Rússia Imperial nessa data, em 1917, contra as más condições de vida no país.


3 Mulheres Sentadas Em Um Banco De Madeira Marrom



Esse movimento teve tanta adesão (ganhando o apoio de operários metalúrgicos) e importância que acabou precipitando a Revolução de 1917, que derrubou o regime czarista!


Olhando assim, parece uma história simples. Mas não é, porque a passeata de 1917 (apesar de toda a sua importância) não foi nem a primeira nem a única desse tipo.


Revoltas e Revoluções


Antes de falar sobre mais dados históricos, vamos desbancar um mito antigo sobre o Dia Internacional da Mulher: o de que ele foi inspirado por um grande incêndio numa fábrica têxtil em Nova York (EUA) em 8 de Março de 1857, em que 129 operárias teriam morrido. Como não há registros desse evento, a maioria dos historiadores concorda que a história é falsa


Infelizmente, há um evento muito parecido com esse, e que de fato ocorreu: um incêndio na fábrica de tecidos Triangle Shirtwaist Company, que tirou a vida de 146 pessoas (125 mulheres e 21 homens). A tragédia, ocorrida em 25 de Março de 1911, foi causada pelas más condições da fábrica, e é uma das bases para o Dia Internacional da Mulher.


Voltando um pouco mais no tempo, encontramos outro evento importante: o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, de 1910, realizado em Copenhague (Dinamarca), em que a professora e política Clara Zetkin propôs que fosse criado um Dia Internacional da Mulher. Embora ela não tenha mencionado nenhuma data específica, seu apelo teve peso, pois Clara era uma líder super relevante e engajada em campanhas pelos direitos das mulheres. 


Homenagem e Reflexão


A luta organizada em favor dos direitos das mulheres acontece pelo menos desde a metade do século XIX, com diversos grupos (como o movimento sufragista e as várias correntes feministas) se fazendo ouvir.


Essas raízes tornam o Dia Internacional da Mulher ainda mais especial, porque não se trata apenas de uma data para presentear ou dar os parabéns: é um tributo à luta de milhões de mulheres ao longo da história, e um momento para refletir sobre como a sociedade precisa melhorar para fazer justiça a essa luta.


Aqui na Comunidade Sebrae, os desafios e conquistas das mulheres no mercado de trabalho são pautas constantes!

Gostou de saber mais sobre a data? Conte para a gente nos comentários sobre as suas experiências com o Dia Internacional da Mulher!


Um abraço e um Feliz dia da Mulher a vocês MULHERES EMPREENDEDORAS!

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1784 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!