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Adaptação à era sem cookies

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Adaptação à era sem cookies
Criado em 30 AGO. 2022
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A eliminação gradual de cookies de terceiros apresenta desafios para os profissionais de marketing digital. No entanto, pode apresentar uma oportunidade para reimaginar o relacionamento cliente-marca baseado em confiança e respeito de acordo com dados primários.


Contextualizando


Em janeiro de 2020, o Google anunciou seus planos de eliminar gradualmente o suporte a cookies de terceiros no Chrome dentro de dois anos. Naquela época, todos os principais navegadores (Google Chrome, Firefox, Safari) bloquearam o uso de cookies de terceiros. Isso poderia alterar o cenário da publicidade digital, que atualmente depende amplamente de dados de cookies dessas pessoas para personalização. 


Provavelmente, o impacto dessa ação será sentido mais intensamente no varejo do que em qualquer outro setor. Afinal, o marketing de varejo visa criar experiências memoráveis para os clientes, em vez de anunciar para eles. 


Os consumidores estão mais preocupados com a privacidade do que nunca ao fazer compras, mas ainda querem experiências individualizadas que atendam às suas necessidades e desejos específicos.


Sabemos que a forma como as empresas de varejo coletam dados, constroem audiências e entregam experiências está mudando à medida que os cookies de terceiros estão se tornando obsoletos, e essa adaptação aos requisitos terá um efeito disruptivo na forma de fazer o marketing.



Quais serão os impactos para os anunciantes digitais?



As perguntas que podem surgir na mente dos anunciantes ou profissionais de marketing quando ouvem pela primeira vez sobre essa mudança talvez envolvam Essa mudança prejudica a capacidade de segmentar o público? A fraude de anúncios pode aumentar? Os resultados da campanha podem ser afetados?



Privacidade


A privacidade para os consumidores definitivamente aumentará, o que é uma coisa boa. Isso prejudicará as empresas de tecnologia de anúncios que violam a privacidade dos consumidores sem seu conhecimento ou consentimento. No entanto, o aumento da privacidade é relativo, e não absoluto.


O Google ainda tem uma enorme quantidade de dados sobre seus usuários que estão constantemente conectados a serviços gratuitos, como Gmail, YouTube, dispositivos Android etc., mensagens baseadas em localização e tempo em vários canais/plataformas digitais.    

Como resultado, espera-se que os anunciantes se beneficiem de uma maior confiança do cliente ao longo do tempo no consumo de conteúdo online e na compra online com segurança.



Segmentação de anúncios


Muitos profissionais de marketing estão segmentando demais seus clientes. E a maioria dos consumidores sabe o quão ruim isso é. A restrição afetará os cookies de terceiros, as fontes de informação que geralmente entram na construção de perfis de usuários (como interesses e comportamentos de compra) para permitir que os anunciantes segmentem os clientes. 


É de extrema importância os anunciantes considerarem cuidadosamente se essa segmentação realmente vale a pena, dada a privação da qualidade dos dados.


Como se adaptar a essa mudança? 


O  marketing deve ser construído com base na confiança, na marca e nas práticas de publicidade centradas no cliente. Para isso, você pode adotar cinco estratégias a seguir:


1) Utilize e maximize o uso de dados primários;


2) Entenda como proteger a privacidade, segurança e conformidade do usuário;

3) Junte-se a uma plataforma/agência de marketing que possa fornecer dados precisos de audiência com espaço livre de cookies; 


4) Crie a melhor UX para conformidade com a LGPD;


5) Desbloqueie o poder do seu conteúdo.


Como resultado do fim dos cookies de terceiros, as empresas agora têm a oportunidade de mudar as estratégias de marketing para a qualidade, em que os perfis informacionais dos clientes são infinitamente mais precisos graças aos dados de terceiros baseados em consentimento. Com dados melhores, vem a capacidade de criar experiências mais poderosas que atendem às expectativas mais altas dos clientes.


Como falamos, os cookies forneceram algumas conveniências para empresas e desenvolvedores. Mas o usuário final ainda se preocupa com o conteúdo, não com os cookies. As tecnologias vêm e vão. Mas aqueles que se concentram em um público e criam conteúdo para eles encontrarão maneiras de monetizar o tráfego, com ou sem cookies.


Portanto, as empresas que conseguirem manter seu foco no conteúdo e serem flexíveis com a tecnologia à medida que ela muda terão um diferencial no mercado!


E sua empresa, está preparada para essa nova realidade da Internet? Deixe seu comentário!


E caso queira acessar mais conteúdos e dicas, que podem te ajudar tanto na sua jornada empreendedora quanto explorar de forma eficiente o universo digital do Marketing, participe da Comunidade Marketing Digital!



Até a próxima!



Bianca


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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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