A eliminação gradual de cookies de terceiros apresenta desafios para os profissionais de marketing digital. No entanto, pode apresentar uma oportunidade para reimaginar o relacionamento cliente-marca baseado em confiança e respeito de acordo com dados primários.
Contextualizando
Em janeiro de 2020, o Google anunciou seus planos de eliminar gradualmente o suporte a cookies de terceiros no Chrome dentro de dois anos. Naquela época, todos os principais navegadores (Google Chrome, Firefox, Safari) bloquearam o uso de cookies de terceiros. Isso poderia alterar o cenário da publicidade digital, que atualmente depende amplamente de dados de cookies dessas pessoas para personalização.
Provavelmente, o impacto dessa ação será sentido mais intensamente no varejo do que em qualquer outro setor. Afinal, o marketing de varejo visa criar experiências memoráveis para os clientes, em vez de anunciar para eles.
Os consumidores estão mais preocupados com a privacidade do que nunca ao fazer compras, mas ainda querem experiências individualizadas que atendam às suas necessidades e desejos específicos.
Sabemos que a forma como as empresas de varejo coletam dados, constroem audiências e entregam experiências está mudando à medida que os cookies de terceiros estão se tornando obsoletos, e essa adaptação aos requisitos terá um efeito disruptivo na forma de fazer o marketing.
As perguntas que podem surgir na mente dos anunciantes ou profissionais de marketing quando ouvem pela primeira vez sobre essa mudança talvez envolvam Essa mudança prejudica a capacidade de segmentar o público? A fraude de anúncios pode aumentar? Os resultados da campanha podem ser afetados?
Privacidade
A privacidade para os consumidores definitivamente aumentará, o que é uma coisa boa. Isso prejudicará as empresas de tecnologia de anúncios que violam a privacidade dos consumidores sem seu conhecimento ou consentimento. No entanto, o aumento da privacidade é relativo, e não absoluto.
O Google ainda tem uma enorme quantidade de dados sobre seus usuários que estão constantemente conectados a serviços gratuitos, como Gmail, YouTube, dispositivos Android etc., mensagens baseadas em localização e tempo em vários canais/plataformas digitais.
Como resultado, espera-se que os anunciantes se beneficiem de uma maior confiança do cliente ao longo do tempo no consumo de conteúdo online e na compra online com segurança.
Segmentação de anúncios
Muitos profissionais de marketing estão segmentando demais seus clientes. E a maioria dos consumidores sabe o quão ruim isso é. A restrição afetará os cookies de terceiros, as fontes de informação que geralmente entram na construção de perfis de usuários (como interesses e comportamentos de compra) para permitir que os anunciantes segmentem os clientes.
É de extrema importância os anunciantes considerarem cuidadosamente se essa segmentação realmente vale a pena, dada a privação da qualidade dos dados.
O marketing deve ser construído com base na confiança, na marca e nas práticas de publicidade centradas no cliente. Para isso, você pode adotar cinco estratégias a seguir:
1) Utilize e maximize o uso de dados primários;
2) Entenda como proteger a privacidade, segurança e conformidade do usuário;
3) Junte-se a uma plataforma/agência de marketing que possa fornecer dados precisos de audiência com espaço livre de cookies;
4) Crie a melhor UX para conformidade com a LGPD;
5) Desbloqueie o poder do seu conteúdo.
Como resultado do fim dos cookies de terceiros, as empresas agora têm a oportunidade de mudar as estratégias de marketing para a qualidade, em que os perfis informacionais dos clientes são infinitamente mais precisos graças aos dados de terceiros baseados em consentimento. Com dados melhores, vem a capacidade de criar experiências mais poderosas que atendem às expectativas mais altas dos clientes.
Como falamos, os cookies forneceram algumas conveniências para empresas e desenvolvedores. Mas o usuário final ainda se preocupa com o conteúdo, não com os cookies. As tecnologias vêm e vão. Mas aqueles que se concentram em um público e criam conteúdo para eles encontrarão maneiras de monetizar o tráfego, com ou sem cookies.
Portanto, as empresas que conseguirem manter seu foco no conteúdo e serem flexíveis com a tecnologia à medida que ela muda terão um diferencial no mercado!
E sua empresa, está preparada para essa nova realidade da Internet? Deixe seu comentário!
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Até a próxima!
Bianca