A associação de uma empresa com instituições de ensino, pesquisa e aceleração, faz com que seu negócio conte com soluções de apoio, estratégias e ferramentas para alavancar e atingir objetivos de forma rápida. Hoje vamos falar sobre as diferenças básicas entre as aceleradoras e as incubadoras, para ajudar na escolha de qual será melhor opção para sua empresa. Confira!
As incubadoras buscam favorecer pequenas empresas conforme alguma diretiva governamental ou mesmo regional, no intuito de fomentar pesquisas, processos industriais de telecomunicações, de projetos tecnológicos e de inovações.
Na prática, as incubadoras costumam oferecer um espaço físico para que a empresa/negócio desenvolva o trabalho e obtenha o acompanhamento e suporte técnico, tendo contato com startups, treinamentos, mentorias, para atingirem o sucesso e ganharem mercado.
Já as aceleradoras têm por objetivo levar a empresa de um estágio que ela se encontra, a um bem mais avançado, sendo propulsora para que o negócio se torne de fato lucrativo. Elas promovem o que o próprio nome já afirma, aceleram o potencial do negócio, desde que, ele já esteja pelo menos em testes.
Na prática ela é bem parecida com as incubadoras, porém, enquanto as incubadoras auxiliam nos primeiros passos da empresa, as aceleradoras apostam em quem já possui uma ideia estruturada e testada. Estes espaços oferecem a parceria de mentores qualificados e acesso a investidores em potencial.
Ambas opções são muito importantes para que uma ideia alcance um patamar superior ao estágio que se encontra.
Para concluir: a decisão de escolha, de qual delas é adequada para sua empresa deve ser baseada na evolução/estágio do seu negócio. Ou seja, se sua empresa está no estágio do processo de amadurecimento da ideia, seu parceiro ideal é a incubação.
Agora, se sua empresa já é consolidada (com um número mínimo de clientes ou usuários do seu serviço/produto), a aceleração pode garantir resultados práticos, investimentos financeiros, melhoria de gestão, e aumento da produtividade
.
Qual o estágio da sua ideia? Ela já se transformou em um negócio? Já possui clientes e precisa de um suporte para impulsionar-se?
Deixe aqui nos comentários suas dúvidas!