Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Aceleradoras e incubadoras, saiba a diferença entre elas!

avatar LARRISA CORTEZ
Larrisa Cortezfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Aceleradoras e incubadoras, saiba a diferença entre elas!
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 11 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A associação de uma empresa com instituições de ensino, pesquisa e aceleração, faz com que seu negócio conte com soluções de apoio, estratégias e ferramentas para alavancar e atingir objetivos de forma rápida. Hoje vamos falar sobre as diferenças básicas entre as aceleradoras e as incubadoras, para ajudar na escolha de qual será melhor opção para sua empresa. Confira!


As incubadoras buscam favorecer pequenas empresas conforme alguma diretiva governamental ou mesmo regional, no intuito de fomentar pesquisas, processos industriais de telecomunicações, de projetos tecnológicos e de inovações. 

Na prática, as incubadoras costumam oferecer um espaço físico para que a empresa/negócio desenvolva o trabalho e obtenha o acompanhamento e suporte técnico, tendo contato com startups, treinamentos, mentorias, para atingirem o sucesso e ganharem mercado.


Já as aceleradoras têm por objetivo levar a empresa de um estágio que ela se encontra, a um bem mais avançado, sendo propulsora para que o negócio se torne de fato lucrativo. Elas promovem o que o próprio nome já afirma, aceleram o potencial do negócio, desde que, ele já esteja pelo menos em testes.


Na prática ela é bem parecida com as incubadoras, porém, enquanto as incubadoras auxiliam nos primeiros passos da empresa, as aceleradoras apostam em quem já possui uma ideia estruturada e testada. Estes espaços oferecem a parceria de mentores qualificados e acesso a investidores em potencial.


Ambas opções são muito importantes para que uma ideia alcance um patamar superior ao estágio que se encontra.


Para concluir: a decisão de escolha, de qual delas é adequada para sua empresa deve ser baseada na evolução/estágio do seu negócio. Ou seja, se sua empresa está no estágio do processo de amadurecimento da ideia, seu parceiro ideal é a incubação. 


Agora, se sua empresa já é consolidada (com um número mínimo de clientes ou usuários do seu serviço/produto), a aceleração pode garantir resultados práticos, investimentos financeiros, melhoria de gestão, e aumento da produtividade

.

Qual o estágio da sua ideia? Ela já se transformou em um negócio? Já possui clientes e precisa de um suporte para impulsionar-se?


Deixe aqui nos comentários suas dúvidas!



avatar LARRISA CORTEZ
Larrisa Cortez
favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1336 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?