Accontability é um conceito que está presente na minha vida há muito tempo, porém, recentemente aprofundei os estudos desse tema, onde conectei com um autor especialista nesse tema João Cordeiro.
E nesse processo de profundidade, comecei a entender por que muitas pessoas não avançam e não constroem resultados positivos em sua vida.
De forma bem prática, accountability é pegar para si a responsabilidade e gerar respostas com resultados positivos.
O que você provavelmente vê por aí ou passe é um outro conceito, o desculpability, que é a habilidade de se livrar de qualquer responsabilidade, colocando a culpa nos outros ou nas circunstâncias.
Desde crianças aprendemos a dar desculpas, a culpar as outras pessoas, a julgar, a fugir das nossas responsabilidades porque muitas vezes esse tipo de atitude é validado por nossos pais como inteligência para sair de situações de pressão no dia a dia.
Para você entender melhor aonde quero chegar, vou convidar para esse artigo um personagem que você deve conhecer, que é especialista em ser contrário à accountability.
Homer Simpson é o personagem infantil que mais expressa atitudes se eximindo da responsabilidade de tudo que acontece na vida dele.
Vou deixar abaixo alguns dos mandamentos dele:
Você deve ter percebido o quanto ele foge de assumir verdadeiramente seus atos. Pessoas que não assumem o seu verdadeiro papel na sua vida pessoal e profissional, buscam até mesmo fazer perguntas buscando circunstâncias para culparem.
Eles têm algumas perguntas chaves que ajudam muito nesse processo:
Talvez você esteja se perguntando, o que eu ganho se tornando uma pessoa accountable?
Olha só, a partir do momento que eu passei a agir de maneira mais objetiva e focado nos meus resultados de forma positiva e consistente, muitos resultados mudaram na minha vida.
Ser uma pessoa responsável por tudo que acontece na sua vida te traz vários ganhos, dentre eles:
Agora quero te perguntar, o que você realmente quer para sua vida?
Porque para mudar seus resultados você precisa mudar a lente que você vê a sua vida e a sua forma de agir.
Você pode escolher entre assumir 10% da responsabilidade para si e deixar 90% para as circunstâncias ou inverter o jogo e assumir 80% da responsabilidade para si e deixar 20% para as circunstâncias.
Os resultados são completamente diferentes quando você muda o seu modo de pensar em relação as suas ações.
E para tudo isso, basta você firmar-se em 3 pilares: proatividade, mão única e humildade.
É simples mudar a perspectiva e as suas atitudes, porém você precisa realmente querer mudar. Na essência você já nasce com um software de SUPER RESPONSABILIDADE pré-instalado.
Em alguns de nós ele já está ativado, em outros pode travar de vez em quando, mas tem pessoas que esse software se encontra inativo por causa da Ciclo da Vítima revivido muitas vezes.
Esse ciclo é responsável por nos fazer sentir-se incapaz diante das circunstâncias. Talvez, já tenha passado da hora de você virar o jogo de dentro para fora e se tornar alguém accountable. São essas pessoas que:
Além disso, são elas que fazem as seguintes perguntas:
E eu termino deixando abaixo algumas leis que aprendi com Paulo Vieira no livro, O Poder da Autorresponsabilidade, que você deve decorar para começar a mudar sua vida:
Faça o seguinte exercício. Escreva essas leis em um documento online ou impresso e leia ela todos os dias por 30 dias seguidos para começar a transformar seus resultados pessoais e profissionais.
Assine essa Newsletter para receber artigos semanalmente no meu Linkedin: https://www.linkedin.com/newsletters/6967811048573689856/
Siga meu Instagram para acessar conteúdos diários: https://www.instagram.com/edi.slabei/