Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Acalmando a ansiedade no gerenciamento

avatar JOAO FRANCISCO AMANCIO DE MORAES
Joao Francisco Amancio De Moraesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Acalmando a ansiedade no gerenciamento
Criado em 20 JUL. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Gerentes têm a tarefa de gerenciar uma infinidade de solicitações de mudança, mudanças de prioridade, demandas de partes interessadas e ajustes de alocação de recursos. Gerentes precisam ser flexíveis, mas também devem manter o foco para fazer bem seu trabalho. E, fazer bem qualquer trabalho, requer uma direção clara, atualizações de status consistentes, supervisão calma e gerenciamento eficaz das partes interessadas. Lembre-se, raramente o céu está realmente caindo, mesmo que às vezes pareça que está.

 

O que se pode fazer sobre isso? Aqui estão três maneiras de acalmar a ansiedade no gerenciamento:


1. Comunicação é fundamental

Se a rotina diária está causando ansiedade, assuma o controle das comunicações. Uma comunicação clara é uma habilidade essencial para qualquer gerente. Melhorar a comunicação ajudará a limitar ou eliminar a ansiedade e o caos que ocorre quando as prioridades não são definidas, as atribuições não são claras e o status não é conhecido ou transmitido de forma consistente. A comunicação antecipada e clara é ainda mais importante se se está prestes a perder o prazo de um projeto. Falar sobre os problemas antes que eles aconteçam prepara a equipe para colaborar e buscar soluções antes que as coisas dêem errado.

2. As reuniões podem ser mágicas

Não há muito o que falar na reunião da equipe programada para a semana? Seu primeiro instinto é apenas cancelar, certo? Errado! Cancelar reuniões programadas é um mau hábito. Você pode pensar que dar a todos o tempo de volta é um melhor uso do tempo da empresa e pessoal. Mas é importante manter a reunião no calendário, mesmo que forneça apenas uma breve atualização. Cancelamentos frequentes podem levar a equipe concluir que as reuniões são menos importantes do que outros trabalhos. Como resultado, a frequência consistente pode diminuir, prejudicando a eficácia da equipe. Não dê aos participantes da equipe um motivo para começar a pular as reuniões. Em vez disso, envolva a equipe para compartilhar atualizações e comemorar pequenas vitórias. Ouça e acentue as informações que, embora triviais isoladamente, podem ser fundamentais para o sucesso quando compartilhadas de maneira oportuna e transparente em toda a equipe.

3. Documente os próximos passos

A reunião pode ter parecido um grande sucesso, mas o progresso pode cair sem acompanhamento. Os membros da equipe naturalmente são pegos e distraídos por outros trabalhos e mudam seu foco para outras coisas. E, embora esperemos que cada participante tome notas diligentes e seja disciplinado para seguir os próximos passos, como humanos, somos falíveis. Uma mensagem de acompanhamento bem elaborada captura e esclarece decisões, atribuições, compromissos e próximos passos acordados. Crie o hábito de acompanhar as reuniões com notas distribuídas a todos os participantes. Uma simples nota de acompanhamento ajudará a aliviar a ansiedade e fortalecer a responsabilidade e o alinhamento em toda a equipe.

 

Como gerentes, qualquer um pode se ver um pouco ansioso e surpreso de vez em quando. Espero que o que foi compartilhado aqui possa ajudá-lo a manter o controle, se comunicar como um campeão, manter a calma e manter todos na mesma página. Uma equipe bem informada e engajada apresenta melhor desempenho.

 

Então leitor, você concorda com as dicas dadas esta lista? Comente....

 

avatar JOAO FRANCISCO AMANCIO DE MORAES
Joao Francisco Amancio De Moraes
favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4649 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis