Gerentes têm a tarefa de gerenciar uma infinidade de solicitações de mudança, mudanças de prioridade, demandas de partes interessadas e ajustes de alocação de recursos. Gerentes precisam ser flexíveis, mas também devem manter o foco para fazer bem seu trabalho. E, fazer bem qualquer trabalho, requer uma direção clara, atualizações de status consistentes, supervisão calma e gerenciamento eficaz das partes interessadas. Lembre-se, raramente o céu está realmente caindo, mesmo que às vezes pareça que está.
O que se pode fazer sobre isso? Aqui estão três maneiras de acalmar a ansiedade no gerenciamento:
1. Comunicação é fundamental
Se a rotina diária está causando ansiedade, assuma o controle das comunicações. Uma comunicação clara é uma habilidade essencial para qualquer gerente. Melhorar a comunicação ajudará a limitar ou eliminar a ansiedade e o caos que ocorre quando as prioridades não são definidas, as atribuições não são claras e o status não é conhecido ou transmitido de forma consistente. A comunicação antecipada e clara é ainda mais importante se se está prestes a perder o prazo de um projeto. Falar sobre os problemas antes que eles aconteçam prepara a equipe para colaborar e buscar soluções antes que as coisas dêem errado.
2. As reuniões podem ser mágicas
Não há muito o que falar na reunião da equipe programada para a semana? Seu primeiro instinto é apenas cancelar, certo? Errado! Cancelar reuniões programadas é um mau hábito. Você pode pensar que dar a todos o tempo de volta é um melhor uso do tempo da empresa e pessoal. Mas é importante manter a reunião no calendário, mesmo que forneça apenas uma breve atualização. Cancelamentos frequentes podem levar a equipe concluir que as reuniões são menos importantes do que outros trabalhos. Como resultado, a frequência consistente pode diminuir, prejudicando a eficácia da equipe. Não dê aos participantes da equipe um motivo para começar a pular as reuniões. Em vez disso, envolva a equipe para compartilhar atualizações e comemorar pequenas vitórias. Ouça e acentue as informações que, embora triviais isoladamente, podem ser fundamentais para o sucesso quando compartilhadas de maneira oportuna e transparente em toda a equipe.
3. Documente os próximos passos
A reunião pode ter parecido um grande sucesso, mas o progresso pode cair sem acompanhamento. Os membros da equipe naturalmente são pegos e distraídos por outros trabalhos e mudam seu foco para outras coisas. E, embora esperemos que cada participante tome notas diligentes e seja disciplinado para seguir os próximos passos, como humanos, somos falíveis. Uma mensagem de acompanhamento bem elaborada captura e esclarece decisões, atribuições, compromissos e próximos passos acordados. Crie o hábito de acompanhar as reuniões com notas distribuídas a todos os participantes. Uma simples nota de acompanhamento ajudará a aliviar a ansiedade e fortalecer a responsabilidade e o alinhamento em toda a equipe.
Como gerentes, qualquer um pode se ver um pouco ansioso e surpreso de vez em quando. Espero que o que foi compartilhado aqui possa ajudá-lo a manter o controle, se comunicar como um campeão, manter a calma e manter todos na mesma página. Uma equipe bem informada e engajada apresenta melhor desempenho.
Então leitor, você concorda com as dicas dadas esta lista? Comente....