As primeiras pesquisas de opinião ou de satisfação eram objetivas e perguntavam se as pessoas queriam ou não um serviço, se gostavam ou não de um produto. Ao longo do tempo, as consultas foram se tornando mais complexas.
Hoje, tanto nas pesquisas junto aos colaboradores quanto nas de produtos e serviços, é usual adotar questões com múltiplas respostas, na tentativa de colher também o nível de satisfação ou de desagrado. Com esse propósito, é comum o uso da Escala de Likert, que oferece cinco possibilidades de resposta:
- Muito insatisfeito
- Insatisfeito
- Indiferente
- Satisfeito
- Muito satisfeito
É interessante observar que, apesar da quantidade de opções, na análise dos resultados é comum que as respostas 1 e 2 acabem somadas, assim como as respostas 4 e 5, resultando em apenas três grupos: Insatisfeitos, Indiferentes e Satisfeitos, evidenciando uma complexidade que acaba por trazer pouco benefício.
Em 2017 a Maru/Matchbox trouxe uma inovação simplificadora, ao sugerir que os questionários das pesquisas passem a oferecer apenas duas alternativas de respostas: Sim ou Não. Depois de muitas análises, a equipe técnica da Maru concluiu que a qualidade final dos resultados é tão boa quanto a dos questionários tradicionais e oferece as seguintes vantagens:
- Menor tempo de preenchimento (cerca de 50% do usual), o que resulta em maior percentual de respostas.
- Formulários mais simples e, portanto, mais adequados aos dispositivos móveis.
Que tal experimentar?
Referência: Maru/matchbox. Idea Filter: Evidence of a sensitive and easy to answer approach to idea and concept testing. Disponível em: https://marumatchbox.com/blog/idea-filter-evidence-sensitive-easy-answer-approach-idea-concept-testing/. Acesso em 2.09.20.
Imagem: Gerd Altmann from Pixabay