Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Uma abordagem inovadora para as pesquisas

avatar DORIAN L. BACHMANN
Dorian L. Bachmannfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Uma abordagem inovadora para as pesquisas
Criado em 03 SET. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

As primeiras pesquisas de opinião ou de satisfação eram objetivas e perguntavam se as pessoas queriam ou não um serviço, se gostavam ou não de um produto. Ao longo do tempo, as consultas foram se tornando mais complexas.

Hoje, tanto nas pesquisas junto aos colaboradores quanto nas de produtos e serviços, é usual adotar questões com múltiplas respostas, na tentativa de colher também o nível de satisfação ou de desagrado. Com esse propósito, é comum o uso da Escala de Likert, que oferece cinco possibilidades de resposta:

  1. Muito insatisfeito
  2. Insatisfeito
  3. Indiferente
  4. Satisfeito
  5. Muito satisfeito

É interessante observar que, apesar da quantidade de opções, na análise dos resultados é comum que as respostas 1 e 2 acabem somadas, assim como as respostas 4 e 5, resultando em apenas três grupos: Insatisfeitos, Indiferentes e Satisfeitos, evidenciando uma complexidade que acaba por trazer pouco benefício.

Em 2017 a Maru/Matchbox trouxe uma inovação simplificadora, ao sugerir que os questionários das pesquisas passem a oferecer apenas duas alternativas de respostas: Sim ou Não. Depois de muitas análises, a equipe técnica da Maru concluiu que a qualidade final dos resultados é tão boa quanto a dos questionários tradicionais e oferece as seguintes vantagens:

  1. Menor tempo de preenchimento (cerca de 50% do usual), o que resulta em maior percentual de respostas.
  2. Formulários mais simples e, portanto, mais adequados aos dispositivos móveis.

Que tal experimentar?

Referência: Maru/matchbox. Idea Filter: Evidence of a sensitive and easy to answer approach to idea and concept testing. Disponível em: https://marumatchbox.com/blog/idea-filter-evidence-sensitive-easy-answer-approach-idea-concept-testing/. Acesso em 2.09.20.

Imagem:  Gerd Altmann from Pixabay 

avatar DORIAN L. BACHMANN
Dorian L. Bachmann
Especialista em indicadores de desempenho e benchmarking. Ajudo na seleção, padronização, apresentação, uso e interpretação de indicadores de desempenho, para identificar oportunidades de melhorias e estabelecer metas mais eficazes. Autor do livro "Indicadores de RH como Ferramenta de Gestão: obtendo e comunicando resultados".favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1413 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?