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A urgência da responsabilidade ambiental

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A urgência da responsabilidade ambiental
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Criado em 04 OUT. 2022
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O marketing verde é um tipo de promoção que sua empresa pode usar para atrair e reter clientes, enquanto promove a sustentabilidade como cultura e prática. Ao se concentrar nos benefícios ambientais do seu negócio, você cria demanda. Isso significa destacar como seus produtos ou serviços beneficiam o meio ambiente ou a sociedade como um todo


Objetivos da responsabilidade ambiental nas empresas


  • Implementar práticas de negócios sustentáveis;
  • Demonstrar responsabilidade social;
  • Reduzir despesas (embalagens, transporte, uso de energia/água etc.);
  • Demonstrar quão seguros e conscientes são os produtos ou serviços.


A importância de ações ambientais sustentáveis

As empresas precisam reconhecer que têm uma responsabilidade com o meio ambiente além dos requisitos legais e regulamentares. Hoje, os consumidores necessitam reconhecer as empresas que estão comprometidas em reduzir seu impacto ambiental e se esforçam para melhorar continuamente seu desempenho sustentável como parte integrante de sua estratégia de negócios e métodos operacionais, com pontos de revisão regulares e metas específicas. 


Além disso, essas empresas também devem incentivar clientes, fornecedores e outras partes interessadas a fazer o mesmo.


Trace um plano de longo prazo


As questões sociais e ambientais são extremamente grandes e precisam ser abordadas em um prazo maior do que as promoções sazonais. O público sabe que mudanças repentinas são quase impossíveis, então você precisa de um objetivo que vise mudanças em grande escala em um grande período de tempo.

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Sua empresa tem meios para manter consistentemente um programa de sustentabilidade? Quando as marcas mudam suas embalagens para algo 100% reciclável, geralmente sofrem um impacto nos custos de produção na esperança de que uma mensagem sustentável aumente as vendas e o reconhecimento da marca. 


Você pode precisar ter uma perda em curto prazo para adotar totalmente suas novas práticas e construir em direção ao ganho em longo prazo.


Seu plano é consistente?


Você não precisa apenas de uma ideia sustentável: você precisa ser específico. É fácil dizer aos seus clientes que um aspecto da sua marca é ecologicamente correto, mas e os outros elementos? Por exemplo, imagine que sua marca vende uma bebida e você muda para novos ingredientes de origem sustentável.


Você pode ficar tentado a espalhar aos quatro cantos sobre o quão responsável sua marca é, mas as garrafas que você vende dessa bebida são recicláveis? E os rótulos usados na garrafa?

Se um aspecto da sua marca é exemplo em sustentabilidade, mas não é apoiado por outros elementos do seu serviço, você corre o risco de ser repreendido por isso.


A comunicação instantânea permitida pelas mídias sociais entre uma marca e o público em geral significa que quaisquer promessas não cumpridas serão denunciadas. Pense nisso!


Colocando a estratégia em prática


Para integrar iniciativas de responsabilidade ambiental em sua estratégia geral de marketing , você pode:

  • Promover os aspectos verdes da sua empresa por meio de ativos de conteúdo em todos os pontos de contato com o cliente (um site, blogs, e-mail, mídia social, cupons, boca a boca, retargeting etc.);
  • Iniciar pesquisas de mercado para educar os consumidores e recomendar melhorias verdes para o seu nicho;
  • Fazer parcerias com empresas com ideias semelhantes para promoção cruzada;
  • Apoiar programas ecologicamente corretos e iniciativas comunitárias correspondentes.

Se você deseja ingressar no marketing sustentável, concentre-se no conteúdo da sua marca para informar ao mundo sobre seus empreendimentos. As plataformas mais eficazes são seu site, blog e páginas de mídia social.


Promova seu marketing ecologicamente correto para consumidores ambientalmente conscientes, construa uma conexão emocional com eles e faça dos esforços sustentáveis uma parte da história da sua marca. Mostre ao público o que está em seu negócio além de ganhar dinheiro.


E lembre-se de que a essência do marketing sustentável é posicionar sua marca como uma figura ativa em uma questão ambiental ou social. Ele pode humanizar as mensagens da sua marca e criar outra razão pela qual os clientes devem escolher você em vez da concorrência!


Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerl

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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