O marketing verde é um tipo de promoção que sua empresa pode usar para atrair e reter clientes, enquanto promove a sustentabilidade como cultura e prática. Ao se concentrar nos benefícios ambientais do seu negócio, você cria demanda. Isso significa destacar como seus produtos ou serviços beneficiam o meio ambiente ou a sociedade como um todo
Objetivos da responsabilidade ambiental nas empresas
A importância de ações ambientais sustentáveis
As empresas precisam reconhecer que têm uma responsabilidade com o meio ambiente além dos requisitos legais e regulamentares. Hoje, os consumidores necessitam reconhecer as empresas que estão comprometidas em reduzir seu impacto ambiental e se esforçam para melhorar continuamente seu desempenho sustentável como parte integrante de sua estratégia de negócios e métodos operacionais, com pontos de revisão regulares e metas específicas.
Além disso, essas empresas também devem incentivar clientes, fornecedores e outras partes interessadas a fazer o mesmo.
Trace um plano de longo prazo
As questões sociais e ambientais são extremamente grandes e precisam ser abordadas em um prazo maior do que as promoções sazonais. O público sabe que mudanças repentinas são quase impossíveis, então você precisa de um objetivo que vise mudanças em grande escala em um grande período de tempo.
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Sua empresa tem meios para manter consistentemente um programa de sustentabilidade? Quando as marcas mudam suas embalagens para algo 100% reciclável, geralmente sofrem um impacto nos custos de produção na esperança de que uma mensagem sustentável aumente as vendas e o reconhecimento da marca.
Você pode precisar ter uma perda em curto prazo para adotar totalmente suas novas práticas e construir em direção ao ganho em longo prazo.
Seu plano é consistente?
Você não precisa apenas de uma ideia sustentável: você precisa ser específico. É fácil dizer aos seus clientes que um aspecto da sua marca é ecologicamente correto, mas e os outros elementos? Por exemplo, imagine que sua marca vende uma bebida e você muda para novos ingredientes de origem sustentável.
Você pode ficar tentado a espalhar aos quatro cantos sobre o quão responsável sua marca é, mas as garrafas que você vende dessa bebida são recicláveis? E os rótulos usados na garrafa?
Se um aspecto da sua marca é exemplo em sustentabilidade, mas não é apoiado por outros elementos do seu serviço, você corre o risco de ser repreendido por isso.
A comunicação instantânea permitida pelas mídias sociais entre uma marca e o público em geral significa que quaisquer promessas não cumpridas serão denunciadas. Pense nisso!
Colocando a estratégia em prática
Para integrar iniciativas de responsabilidade ambiental em sua estratégia geral de marketing , você pode:
Se você deseja ingressar no marketing sustentável, concentre-se no conteúdo da sua marca para informar ao mundo sobre seus empreendimentos. As plataformas mais eficazes são seu site, blog e páginas de mídia social.
Promova seu marketing ecologicamente correto para consumidores ambientalmente conscientes, construa uma conexão emocional com eles e faça dos esforços sustentáveis uma parte da história da sua marca. Mostre ao público o que está em seu negócio além de ganhar dinheiro.
E lembre-se de que a essência do marketing sustentável é posicionar sua marca como uma figura ativa em uma questão ambiental ou social. Ele pode humanizar as mensagens da sua marca e criar outra razão pela qual os clientes devem escolher você em vez da concorrência!
Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerl