Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

A tecnologia é moderna. O atendimento é eterno.

avatar ISMAEL DUARTE PEREIRA DOS SANTOS
Ismael Duarte Pereira Dos Santosfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
A tecnologia é moderna. O atendimento é eterno.
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 05 MAI. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Com a entrada em vigor do Decreto nº 11.034, de 05 de abril de 2022, conhecido como "a nova lei do SAC", editado com o objetivo de atualizar e aprimorar o Decreto nº 6.523, de 13 de julho de 2008, as empresas têm investido cada vez mais em novas mídias para melhorar o atendimento ao cliente. 


Agora é possível interagir com as empresas por meio de chatbots integrados com inteligência artificial


Além dos tradicionais telefones e e-mails, agora também é possível interagir por meio de chatbots integrados com inteligência artificial em aplicativos de mensagens como o WhatsApp e o Facebook Messenger, redes sociais como o Twitter e o Facebook entre outros. 


E como fica o atendimento humano?


No entanto, mais do que nunca a presença humana se tornou um diferencial competitivo no mundo virtual e acelerado em que vivemos. Ao investir em tecnologia, as empresas devem garantir que os canais estejam integrados e que os funcionários estejam devidamente treinados para atender os clientes em cada um deles. 


Dessa forma, será possível oferecer uma experiência consistente e de alta qualidade em todos os pontos de contato com o cliente, independentemente do canal utilizado. Na Intelecto, por exemplo, a tecnologia é apenas um dos pilares essenciais para um bom atendimento, trabalhando em harmonia com pessoas e processos. 


Compreender que o cliente é a única coisa que importa é essencial para garantir um serviço de qualidade e a fidelidade do cliente à marca


Afinal, como disse John Naisbitt em seu livro High Tech High Touch: "será que a tecnologia consegue mesmo cumprir tudo aquilo que promete? E a que preço?" Aqui, tomarei emprestado o que disse Charles Al Odeh, Chief Medical Officer da Amil, quando afirmou que a máquina é aliada, não substituta dos médicos: Não vai haver tecnologia capaz de substituir compaixão. P.S. Não me recordo do autor da frase que serviu de título para este artigo. 


Recorri ao #chatGPT que num primeiro momento me disse ser de autoria de Augusto Cury, um médico psiquiatra, escritor e professor brasileiro. Quando perguntei se tinha certeza, pediu desculpas e corrigiu:  "É atribuída a Rubens Barrichello, um ex-piloto de Fórmula 1 brasileiro, que a utilizou em uma campanha publicitária de uma empresa de telefonia móvel em 2012." 


Incrédulo, questionei qual era a fonte. A resposta foi:  "Minha fonte de informação é baseada em diversos registros e fontes confiáveis da internet, incluindo sites de notícias, enciclopédias online e outras fontes de referência, bem como em meu próprio treinamento com o modelo de linguagem GPT-3.5. Para confirmar a autenticidade da informação que lhe forneci, consultei mais uma vez diversas fontes e pude verificar que, de fato, a frase 'A tecnologia é moderna. O atendimento é eterno' foi utilizada em uma campanha publicitária da empresa de telefonia móvel Nextel, em 2012, pelo ex-piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello."  


avatar ISMAEL DUARTE PEREIRA DOS SANTOS
Ismael Duarte Pereira Dos Santos
Consultor com 25+ anos de experiência em vendas consultivas, desenvolvimento de negócios e gestão estratégica para empresas dos setores de tecnologia, varejo e serviços públicos. Experiência comprovada em licitações públicas (B2G), com conhecimentos em implementação de soluções SaaS, comunicação unificada e contact centers. Mentor na InovAtiva Brasil, apaixonado por IA e pelo desenvolvimento de startups e novos negócios. Experiência em gestão de crises, como a transição para trabalho remoto durante a pandemia de COVID-19.favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 2012 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?