Com a entrada em vigor do Decreto nº 11.034, de 05 de abril de 2022, conhecido como "a nova lei do SAC", editado com o objetivo de atualizar e aprimorar o Decreto nº 6.523, de 13 de julho de 2008, as empresas têm investido cada vez mais em novas mídias para melhorar o atendimento ao cliente.
Agora é possível interagir com as empresas por meio de chatbots integrados com inteligência artificial
Além dos tradicionais telefones e e-mails, agora também é possível interagir por meio de chatbots integrados com inteligência artificial em aplicativos de mensagens como o WhatsApp e o Facebook Messenger, redes sociais como o Twitter e o Facebook entre outros.
E como fica o atendimento humano?
No entanto, mais do que nunca a presença humana se tornou um diferencial competitivo no mundo virtual e acelerado em que vivemos. Ao investir em tecnologia, as empresas devem garantir que os canais estejam integrados e que os funcionários estejam devidamente treinados para atender os clientes em cada um deles.
Dessa forma, será possível oferecer uma experiência consistente e de alta qualidade em todos os pontos de contato com o cliente, independentemente do canal utilizado. Na Intelecto, por exemplo, a tecnologia é apenas um dos pilares essenciais para um bom atendimento, trabalhando em harmonia com pessoas e processos.
Compreender que o cliente é a única coisa que importa é essencial para garantir um serviço de qualidade e a fidelidade do cliente à marca
Afinal, como disse John Naisbitt em seu livro High Tech High Touch: "será que a tecnologia consegue mesmo cumprir tudo aquilo que promete? E a que preço?" Aqui, tomarei emprestado o que disse Charles Al Odeh, Chief Medical Officer da Amil, quando afirmou que a máquina é aliada, não substituta dos médicos: Não vai haver tecnologia capaz de substituir compaixão. P.S. Não me recordo do autor da frase que serviu de título para este artigo.
Recorri ao #chatGPT que num primeiro momento me disse ser de autoria de Augusto Cury, um médico psiquiatra, escritor e professor brasileiro. Quando perguntei se tinha certeza, pediu desculpas e corrigiu: "É atribuída a Rubens Barrichello, um ex-piloto de Fórmula 1 brasileiro, que a utilizou em uma campanha publicitária de uma empresa de telefonia móvel em 2012."
Incrédulo, questionei qual era a fonte. A resposta foi: "Minha fonte de informação é baseada em diversos registros e fontes confiáveis da internet, incluindo sites de notícias, enciclopédias online e outras fontes de referência, bem como em meu próprio treinamento com o modelo de linguagem GPT-3.5. Para confirmar a autenticidade da informação que lhe forneci, consultei mais uma vez diversas fontes e pude verificar que, de fato, a frase 'A tecnologia é moderna. O atendimento é eterno' foi utilizada em uma campanha publicitária da empresa de telefonia móvel Nextel, em 2012, pelo ex-piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello."