Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

...a sua loja faz o seu cliente 'se arrepiar' quando entra?

avatar KATALIN STAMMER
Katalin Stammerfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
...a sua loja faz o seu cliente 'se arrepiar' quando entra?
Criado em 17 SET. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Estímulos sensoriais no PDV já são uma realidade conhecida. A questão agora é como combiná-los.

Arq. Katalin Stammer*

Os estudos de base antropológica tem tido aplicações cada vez mais contundentes no campo do varejo e usam a ciência como meio de traduzir as relações de causa e efeito sobre os sensores emocionais humanos em sua interação com o espaço. A isso se chama design sensorial. A nova fronteira dessa ciência é saber que nossos sentidos, que vão muito além de tato, olfato, visão, paladar e audição, são percebidos de forma combinada.

Essa combinação é chamada de percepções sensoriais e chegam a ser quase tão importantes que os próprios sensores em si. Por exemplo: o gosto que sentimos ao comer a bala na verdade é 'cheirado' pelo olfato. Se comermos com nariz tampado só vamos conseguir perceber o sabor doce e não o aroma de laranja, morango ou limão. Esse é um dos estudos apresentados pela Dra. Rachel Herz na Universidade de Brown nos Estados Unidos. Ela tem seu trabalho voltado para pesquisas relacionadas às percepções olfativas. Um outro case interessante é a mistura entre brisa, provocada por um circulador de ar, com o aroma de maresia e um alto índice de humidade do ar que reproduz, quase com perfeição, um ambiente de praia em uma loja de beachwear. Formas combinadas que podemos usar para estimular nossos neurotransmissores através do ambiente e que, em geral, usamos de forma limitada em vista dos benefícios possíveis.

Assim como olfato e paladar que trabalham juntos praticamente todo o tempo, temos também os outros sentidos que estão simultaneamente se combinando para trazer melhor resultado de informação ao nosso cérebro. Já pensou como uma loja pode estimular essas percepções combinadas que mais representem sua marca? Sim, isso é possível e cada vez mais importante. Sair da entrega convencional de uma fragrância agradável - porém, não menos importante - e indo muito além do esperado, numa proposta de experiência única e memorável para seus clientes.

A nova forma de pensar o espaço físico vem ganhando força em todo o mundo através de temas ligados ao design sensorial e a neuroarquitetura. Buscar equilíbrio, harmonia e bem estar são prioridades de vida para todos e entender como o espaço pode colaborar com isso uma maneira fundamental de lidar com o novo varejo onde a segurança sanitária e a seletividade das visitas presenciais serão necessidades inquestionáveis.

Consulte as soluções de projeto de Design Sensorial disponíveis no site do Sebrae/PR, projeto SEBRAETEC, que poderá oferecer até 70% de subsídio no custo do projeto para você. Consulte, contrate e surpreenda seu cliente!

avatar KATALIN STAMMER
Katalin Stammer
Arquiteta, urbanista, designer, diretora da Escola Curitibana de Design e diretora criativa do Katalin Stammer Arquitetura e Design. Possui experincia na rea de projetos de interiores com foco em design sensorial, estratgia corporativa e inovao.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3845 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?