Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

A reinvenção da educação na Pandemia

avatar JULIANA BACILA KOWALEWSKI DE SOUZA DE OLIVEIRA
Juliana Bacila Kowalewski De Souza De Oliveirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
A reinvenção da educação na Pandemia
Criado em 27 JAN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A pandemia de covid-19 fez com que professores de todo o país trocassem os quadros e as carteiras escolares pelas telas e pelos aplicativos digitais, uma mudança repentina e necessária.

 

De acordo com a Unesco, em todo o mundo, mais de 180 países determinaram o fechamento de escolas e universidades, afetando 1,5 bilhão de crianças e jovens, o que corresponde a cerca de 90% de todos os estudantes no mundo. Aos poucos algumas atividades vão sendo retomadas, porém muitos seguem sendo impactados pela pandemia. 

 

O processo de ensino e aprendizagem se transformou. As formas habituais de lecionar precisaram ser revistas. Foi preciso modificar o planejamento pedagógico e encontrar alternativas para envolver, motivar e propiciar o desenvolvimento dos estudantes, mesmo que a distância. 

 

Toda essa mudança exigiu que educadores adaptassem sua rotina doméstica à nova forma de trabalho, o que nem sempre é fácil. Muitas escolas, para evitar que os alunos sejam prejudicados, implementaram plataformas e estratégias de ensino a distância para que todos possam continuar estudando durante o período em que não podem sair de casa.


 

Mas, infelizmente, essa não é uma realidade para todos os alunos da rede pública que, em geral, não têm acesso facilitado à internet ou um computador à disposição. Nesses casos, alguns professores têm optado por criar apostilas impressas e fazer cópias na escola. Os pais ou os alunos têm que buscar toda semana o novo material e deixar na escola os exercícios feitos da apostila passada o que faz parte da avaliação e das notas dos alunos.

 

Há quem ouse dizer que os professores estão sem ter o que fazer durante a Pandemia. Porém digo que, muito pelo contrário, estão trabalhando como nunca. Após a adoção de medidas de distanciamento social e da interrupção das aulas por causa da emergência sanitária, os professores continuam se reinventando. Nesse período, eles foram obrigados a refazer todas as aulas, passar novos exercícios, escrever apostilas, gravar em vídeo os conteúdos das disciplinas, criar canais próprios em redes sociais, mudar avaliações, fazer busca ativa de alunos e se aproximar das famílias dos estudantes. 

 

E além de tudo isso, manter os alunos engajados nas aulas e cumprir com o papel sócio educacional que eles exercem!

 

Além dos conhecimentos necessários para lidar com a tecnologia, a pandemia trouxe também a necessidade de se olhar para habilidades socioemocionais, cujo ensino está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que estabelece o que deve ser ofertado em todas as escolas do país. São habilidades como persistência, assertividade, empatia, autoconfiança e tolerância à frustração.

 

O desenvolvimento socioemocional dos estudantes é um aspecto fundamental de ser trabalhado de modo intencional na escola se quisermos uma educação que considere o que é viver, conviver, aprender e produzir no século 21, diz a especialista em Educação Integral do Instituto Ayrton Senna, Cynthia Sanches.

 

A profissão de professor envolve muita relação interpessoal e acolhimento. Talvez aqui esteja a maior perda. A falta das interações entre professores e alunos, assim como entre alunos e os colegas. É uma avalanche de informações, o que torna muito difícil encontrar a melhor solução para atender a essa necessidade não planejada de ensinar além dos muros da escola e nossos professores estão dando o melhor de cada um. Esperamos que em breve tenhamos nossas salas de aulas lotadas, crianças gritando pelos pátios da escola e muita alegria.

avatar JULIANA BACILA KOWALEWSKI DE SOUZA DE OLIVEIRA
Juliana Bacila Kowalewski De Souza De Oliveira
Assistente - Sebraefavorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 2032 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?