Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

A paixão da mulher empreendedora pelo negócio

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
A paixão da mulher empreendedora pelo negócio
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 03 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Mulheres empoderadas reconhecem e buscam constantemente seu potencial de crescimento, despertando e multiplicando sua força empreendedora. Mas você sabe o que elas têm em comum? A paixão pelo que fazem!


Empreendimentos femininos inovadores e escaláveis

Dado que a inovação é responsável por uma grande parcela do crescimento econômico, sendo sem dúvida um grande negócio para o sucesso de organizações individuais, bem como para a sociedade em geral.

No entanto, para atingir o nível de impacto que muitos esperam da inovação, você não pode simplesmente criar algo novo e depois esperar que os resultados venham. É preciso se comprometer a buscar sistematicamente esses resultados, dimensionando ideias viáveis em produtos ou negócios que criem valor em escala.

Pensando nisso, o Sebrae tem ajudado ELAS durante toda a sua jornada empreendedora a fim de explorar o potencial de cada uma. E o primeiro passo para tornar o negócio inovador e escalável é por meio do autoconhecimento.

Saber quais são seus pontos fortes não só é importante para seguir em frente, como também para compor um time de alta performance. Afinal, o céu é o limite, não é mesmo?

Outro fator muito importante nessa jornada é o equilíbrio entre o pessoal e o profissional.  Manter essa harmonia é fundamental para se manter feliz e produtivo, mas é igualmente importante para o bem-estar das pessoas ao seu redor. Quanto mais pessoas confiam em você seja no empreendimento ou em casa mais importante é que você mantenha ambas as esferas equilibradas. 

Para isso, é importante explorar os pontos fortes e aprender a delegar (e terceirizar) tarefas a fim de gerenciar melhor o seu tempo. E lembre-se de que tudo isso reflete nos resultados de sua empresa!

Ampliação do conhecimento

Depois de fazer essa reflexão de autoconhecimento, equilibrar a vida pessoal/profissional e gerenciar melhor o seu tempo, você conseguirá descobrir novas oportunidades, estratégias, técnicas e ferramentas para ampliar seu negócio.

E todo esse conhecimento, você pode adquirir por meio de cursos, como o Empodere-se, muito conteúdo disponível na Comunidade Mulheres Empreendedoras e outras soluções para o seu negócio no Sebraeplace. Tudo elaborado com muito carinho para as empreendedoras que querem se empoderar no mundo dos negócios e, ao mesmo tempo, trabalhar seu crescimento pessoal. Ah, você pode acessar o aplicativo Meu Sebrae, um canal de atendimento sempre disponível para tirar suas dúvidas e facilitar sua rotina, na hora que você precisar.


Mundo empreendedor e suas estratégias

O empreendedorismo é uma carreira gratificante e desafiadora. Seja você CEO de uma grande empresa ou dona de um pequeno negócio, o empreendedorismo requer visão, entusiasmo, motivação, competência logística e desejo de deixar sua marca no mundo.

Pesquisa de mercado. Esta estratégia permite que você encontre seu comprador onde ele estiver. À medida que nosso mundo (digital e físico) se torna mais competitivo e exige cada vez mais nossa atenção, isso se mostra inestimável. Ao entender os problemas, as dores e as soluções desejadas do seu comprador, você pode criar seu produto ou serviço de forma adequada para atraí-los naturalmente.

Gerindo times. Seu principal trabalho como empreendedora e líder é construir uma equipe de pessoas com diversas experiências e conhecimentos, mas com valores semelhantes. Procure recrutar candidatos com duas características essenciais: conhecimento e domínio em uma base de habilidades (além da sua) e um sistema de valores alinhado com o seu.

Inovação. A natureza fundamental da inovação é que nada é certo. As empresas que são melhores em inovação geralmente são dominadas pela ambiguidade e pela mudança. Acostume-se e crie um ambiente que permita experimentação, invenção e exploração. Pode ser bom falar sobre alcançar um desempenho quase perfeito, mas a experimentação de crescimento geralmente produz o oposto. Tenha cuidado com o quão fortemente você insiste em uma execução eficiente e sem desperdício. Você pode facilmente estar acabando com ideias inventivas, pois o caminho para a inovação nem sempre é linear.

As inovações podem e devem se basear em coisas que já foram feitas elas não precisam ser revolucionárias. O tipo de ideias que as pequenas empresas e startups devem querer gerar tem tudo a ver com a criação de novo valor para os clientes. Não se preocupe se já foi testado ou se parece algo antigo em um novo pacote.

O mais importante é que a inovação deve criar valor para seus clientes e que ninguém mais os esteja oferecendo da mesma maneira. Os melhores inovadores aprendem a combinar as coisas existentes de maneira um pouco diferente ou a transferir conceitos de outras indústrias ou domínios.

Vida empreendedora

A vida como empreendedora, especialmente nos primeiros dois anos, é extremamente difícil. Há altos e  baixos. Há momentos em que você questionará por que está seguindo esse caminho e se algum dia se tornará o que você deseja. É aí que a paixão entra em jogo. Você sempre pode sintonizar sua paixão para ajudá-la com sua marca, narrativa e tudo mais que representa você e sua empresa. Paixão é o que atrai as pessoas certas para querer aprender ou trabalhar com você. É o que a torna agradável, relacionável e interessante!


avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1772 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?