Vamos começar com uma definição básica do que é uma Startup. Muita gente tem a percepção de que uma Startup é apenas uma empresa que está começando, normalmente no meio digital. Mas essa é uma ideia um pouco distorcida. Tem fundamento, mas não é só isso.
Para uma empresa ser considerada uma Startup, ela precisa ter algumas características pontuais. A primeira delas é ter um modelo de negócio em vez de um plano de negócio. Tá, mas e qual a diferença?
Um plano de negócio foca em estratégias detalhadas e específicas para atingir objetivos e metas com esse foco muito bem definido. No modelo de negócios o principal objetivo é solucionar a dor do seu cliente e, consequentemente, no valor e na rentabilidade.
Outro ponto importante para uma empresa ser considerada uma Startup é que ela ofereça um serviço ou produto que possa ser repetível e escalável. Ser repetível significa que ele é capaz de entregar isso em escala multiplicável sem a necessidade de muitas adaptações. Escalável quer dizer que ele pode crescer muito sem precisar de alterações no modelo de negócio.
Mas a principal característica de uma Startup é a inovação. Para ser considerada uma Startup a empresa precisa trazer uma solução inovadora. Ela precisa reinventar a roda para conquistar um espaço no mercado. Trazer algo novo para solucionar aquele antigo problema do cliente. Esse é o segredo. Novidade e eficiência.
E para conseguir ser inovador o caminho é perceber exatamente o que o seu cliente precisa. É conversar com ele, fazer perguntas e verdadeiramente entender como você pode facilitar e melhorar a vida dele através do seu produto.
A presença digital também ajuda muito, pois ela te dá a oportunidade de chegar em lugares e ser vista por pessoas que talvez você não conseguisse fisicamente. Estar nas redes sociais e na Internet é uma grande quebra de barreiras. Sua audiência e alcance são infinitos.
Outra dica importante para você empreendedora que está querendo consolidar a sua Startup é sempre ter em mente que o trabalho precisa ser colaborativo. É fazer parte de um ecossistema de inovação para poder cocriar em rede e ter acesso aos melhores profissionais do mercado. Não é porque uma empresa é sua concorrente que ela não pode te ensinar algo, ou até mesmo ser uma parceira em determinadas ações.
Sozinha você pode até ir longe, mas tendo uma rede de apoio o céu é o limite. Saiba aproveitar e trazer para dentro do seu negócio tudo aquilo que seus concorrentes já fazem de bom. Lembre-se que você está aqui para inovar e reinventar. Crie suas comunidades e busque dentro dela o apoio necessário para crescer cada vez mais.
E aí, esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário!
Participe da Comunidade de MULHERES EMPREENDEDORAS e tenha acesso a mais posts como esse.