Muitos empreendedores são bastante solitários, pois centralizam as decisões e acabam se isolando na empresa e na vida pessoal.
Alguns não revelam, mas esta é uma situação que os deixa preocupados e, muitas vezes, estressados. Há um mito muito difundido de que o empreendedor deve ser sério e resolver todos os problemas sozinho, mas será que é mesmo por aí?
Eu diria que não, pois acredito que a equipe é que faz a diferença. É claro que a liderança empreendedora deve estar sempre presente, guiando e inspirando as pessoas que construirão a empresa, porém o empreendedor precisa e deve desenvolver pessoas.
Este assunto é bem pesquisado internacionalmente e várias conclusões já são conhecidas, mas ainda precisa ser mais aplicado e difundido por aqui.
O fato é que é preciso praticar isso nos negócios e verificar que os resultados são muito satisfatórios, ou seja, quando sua equipe se desenvolve e tem a iniciativa de fazer acontecer, você terá sido o inspirador que começará a ver os frutos de seu trabalho se multiplicarem e, o mais importante, permitirá sua empresa seguir em busca da longevidade.
De acordo com o Sebrae, ser um empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.
Uma frase muito falada sobre empresas e empreendedores é, a empresa é do tamanho de seu dono. Ou seja, quem não consegue delegar, repartir funções, está fadado à ter a empresa estancada, pois não conseguirá assumir mais funções.
Um empreendedor sabe buscar nas pessoas as melhores competências e assim deixá-las responsáveis por estas áreas.
Enquanto o empreendedor apenas acompanha e intervém quando necessário. Assim a empresa será do tamanho da somatória do empreendedor e toda sua equipe.
Empreendedores não ganham escala e devem desenvolver sua liderança de forma a cativar e inspirar sua equipe. Por isso delegar é preciso, mesmo porque sozinho não se vai muito longe.
Acho que a delegação é uma das ferramentas mais importantes e valiosas do arsenal de um empreendedor. É um conjunto de habilidades que raramente vê desenvolvimento ativo, e muitas vezes tem precedência sobre outras formas de desenvolvimento de habilidades.
Isso ocorre em parte porque a maioria dos empreendedores é pressionada a adotar uma abordagem prática. Os empresários tendem a ser muito ambiciosos, com muita energia que podem dedicar aos seus projetos.
Como resultado, eles preferem trabalhar sozinhos em vez de delegar este trabalho para outras pessoas. E aqueles que regularmente delegam, muitas vezes, o fazem após o fato dessa estratégia ser o último recurso, lançada em conjunto para resolver um problema difícil.
E você, como está sendo como líder e empreendedor?