Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightCidade Empreendedorakeyboard_arrow_rightArtigos

A liberdade econômica como avanço para o fortalecimento do empreendedorismo

avatar IVANÊS DA GLORIA MATTOS
Ivanês Da Gloria Mattosfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt6
A liberdade econômica como avanço para o fortalecimento do empreendedorismo
6 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 29 FEV. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A liberdade econômica desempenha um papel fundamental no fomento do empreendedorismo na sociedade. Quando os empreendedores têm a capacidade de iniciar, operar e expandir seus negócios com interferência mínima do Estado, se estabelece um ambiente favorável para a inovação, o crescimento econômico e a geração de empregos.


Com a liberdade econômica e a redução da intervenção estatal nas atividades, as empresas e indivíduos têm mais autonomia para decidir sobre produção, consumo e investimento, sem serem excessivamente regulados pelo governo.


Com a lei que regulamenta a liberdade econômica Lei nº Lei 13.874/19 - foi instituída a dispensa de alvará para determinadas atividades, documentos em formato digital passam a ter regulamentação para equivalência com documentos originais e físicos, o horário de funcionamento dos estabelecimentos é ampliado, entre outras medidas.


Além disso, foi implementado no Brasil uma política de licenciamento que considera o nível de risco das atividades econômicas. Isso significa que as empresas serão submetidas a um processo de licenciamento proporcional ao grau de risco associado às suas operações.


Neste contexto, os estados e municípios têm competência e autonomia para elaborar suas próprias listas de atividades empresariais classificadas em baixo, médio e alto risco, levando em conta as particularidades locais. Caso assim não o façam, valem os atos editados pelo Poder Executivo Federal.


A adoção dos preceitos da Lei de Liberdade Econômica pelos municípios pode resultar em um aumento significativo nos investimentos, tanto por parte de empreendedores locais quanto de fora da região. Isso se dá porque a redução da burocracia e a simplificação dos processos de licenciamento tornam mais fácil e rápido iniciar e operar um negócio.


Por fim, essa melhoria no ambiente de negócios tende a atrair potenciais empreendedores e investidores em busca de oportunidades viáveis oferecidas pelo município.


Até logo!

avatar IVANÊS DA GLORIA MATTOS
Ivanês Da Gloria Mattos
favorite_outline Seguir Perfil
capa Cidade Empreendedora
Cidade Empreendedora
people 739 participantes
Essa comunidade tem por objetivo dialogar sobre boas práticas e desenvolvimento nos territórios e cidades do Paraná.
fixo
Em alta
Sala do Empreendedor de Cafezal do Sul traz nova visão para o município
25 nov. 2023Sala do Empreendedor de Cafezal do Sul traz nova visão para o município
Trilha Agente de Desenvolvimento Vitorino
11 out. 2022Trilha Agente de Desenvolvimento Vitorino
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?