Estruturar uma Jornada do Cliente para o seu negócio é muito
mais do que uma estratégia; é a oportunidade de expandir sua empresa em vários
aspectos, principalmente a lealdade e permanência do cliente em sua base por
muito mais tempo.
Quando aumentamos o tempo de vida do cliente em nossa base
(LTV), isso nos ajuda a entender qual é o potencial de crescimento do negócio e
quais são as melhores estratégias para aumentar a receita. É essencial
considerar a FIDELIDADE do cliente, mantendo uma comunicação ativa entre ele e
sua empresa. E como fazemos isso? Entregando valor ao cliente ao longo da
JORNADA com a utilização do seu produto ou serviço.
A jornada do cliente é a experiência que os seus clientes
têm com a sua marca durante todo o tempo de vida, ou seja, desde o primeiro
contato com a empresa até a compra e também no pós-venda.
Afinal, existe uma maneira de entender esse processo para
aplicar no meu negócio? A resposta é SIM! Levamos em consideração dois
conceitos para alcançar o sucesso do cliente.
Resultado Requerido
+ Experiência Apropriada = Sucesso
do Cliente
Resultado Requerido: é entender qual a real necessidade do
cliente ao utilizar o seu produto ou serviço, ou seja, entender qual é o
objetivo ou resultado que o seu cliente espera alcançar. Você, como
EMPREENDEDOR(A) de sucesso, faz parte desse processo ao ajudá-lo(a) a alcançar
esses objetivos.
Experiência Apropriada: é manter uma estratégia eficaz em todo o caminho percorrido pelo cliente ao longo da experiência com a sua marca, entregando valor ao cliente em todos os pontos de contato e dando continuidade nesse processo durante a utilização do seu produto ou serviço. Em outras palavras, é manter a Jornada de Sucesso do Cliente bem estruturada.
Aplicando esses conceitos em sua estratégia de negócio, é
totalmente possível alcançar o Sucesso do Cliente. Portanto, lembre-se de
estruturar todos os pontos de contato que o seu cliente tem com a sua empresa e
alinhar com cada área qual será a estratégia utilizada para manter esse cliente
na base, sempre pensando no resultado requerido.
Se você ainda não estruturou a Jornada do Cliente para o crescimento do seu negócio, comece agora! Conseguiu entender? Pois então aplique! Saber e não fazer é o mesmo que não saber (Allan Dib).