Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

A inovação pode ser uma salvação?

avatar NADIA TERUMI JOBOJI
Nadia Terumi Jobojifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
A inovação pode ser uma salvação?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 14 MAI. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Foi realizada recentemente pela Câmara Técnica de Comércio e Serviços do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa- CDEPG em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, por meio do Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas NEREPP, uma pesquisa para mensurar o impacto das medidas restritivas referente ao covid-19 na atividade econômica do município de Ponta Grossa.

Participaram da pesquisa 468 empresas de vários setores da economia. E um dos questionamentos foi: se o empresário implementou um plano de atendimento diferenciado ou um novo produto/serviço, durante a pandemia e a outra questão em seguida solicitava a descrição do que fez de diferente e quais foram os resultados.

Diante desta questão, foram mapeadas as respostas de todos os empresários que inovaram, sendo divididas em ações digitais e outras ações.  Foi possível saber o que estão fazendo de diferente para superar o momento de distanciamento social, sendo que também poderá servir de boas práticas, inspirando outras empresas.

Segundo as respostas, além das medidas necessárias, os empresários mudaram a rotina de trabalho, forma de atender e vender.

Para além das medidas governamentais, alguns empresários fizeram mudanças no seu atendimento, na sua venda, na rotina do trabalho, etc, que os ajudaram a passar por esse período de crise. Com efeito, quando questionado se o seu negócio implementou um plano de atendimento diferenciado ou um novo formato de produto/serviço durante a pandemia.

Desses 468 entrevistados, os que falaram que implantaram algo diferenciado nas empresas foi

39,5% inferiram que sim, em que boa parte desses utilizaram do atendimento online, por meio da implantação de home office, atendimento remoto, utilizando e fortalecendo as estratégias com os dispositivos como: telefone, vídeo chamadas, WhatsApp, e-mail, site, e-commerce e outras mídias sociais, como Facebook  e o Instagram, além de potencializar  ou implantar o  delivery (para venda e entrega) de forma particular com MKT próprio, ou com o apoio de aplicativos com o iFood e Marketing Place.

Desses, muitos não atuavam de forma digital, nem tinham uma estratégia de atendimento online.

Interessante verificar que aqueles que tiveram retorno, fizeram estratégias e ações mais personalizadas, como atualização de cadastro de clientes, enviando promoções virtuais direcionadas em mídias sociais e usando o WhatsApp.  Dessa forma tem uma aproximação maior com o cliente, tornando a empresa mais ativa, melhorando a comunicação com seus clientes e novos clientes captados, por meio desses canais online.

Isso demonstra que os empresários que estão investindo em atendimento personalizado têm um retorno maior nos seus negócios, além da transformação digital realizada. Os clientes sentem-se especiais. Além de fazer uma comunicação assertiva, sinalizando as modificações e customizações dos negócios, deixando-os seguros para consumir seus produtos e serviços nesse momento de pandemia.

Outros seguiram somente as regras, comunicando que estão atendendo, mas de forma mais segura, com toda a higienização e obedecendo as normas com álcool gel, passados a todo momento, atendimento diferenciados, horários marcados para evitar aglomerações e utilização de máscaras. Fizeram mudança de equipe, revezamentos, escalas e formas de redução de custos, férias, entre outros.

Mesmo esses que seguiram somente as regras, tiveram que ousar, ou inovar na forma de comunicar essa seguridade sanitária aos clientes, com um atendimento em horários diferenciados. E para reduzir os custos, fizeram mudança de equipe, revezamentos, escalas, férias, entre outros.

Observou-se também  criações e desenvolvimentos de novos produtos e serviços, sendo que comprovam que os empresários inovaram para sobreviver nessa crise.

Teve também criações de outros produtos, vendo a pandemia como uma oportunidade. Foi citado a criação de máscaras, forma de atuar com a gastronomia de buffet para prato feito e servido de forma individualizada, também a fabricação de marmitas, descontos de 30%, 50%, promoções, drive thru, investimento em rádio, venda antecipada, agendamentos, criação de kits, mudança de local, café da manhã no quarto do hóspede, entre outros.

Comprovou-se, por meio da pesquisa, que quem implantou alguma inovação em sua empresa está conseguindo se manter no mercado e potencializar seus negócios. 

Foi uma das alternativas de sobrevivência que eles encontraram nesse período para definir novos produtos e serviços e se reinventarem, aproveitando para planejar ou readequar novas estratégias.

O momento pode ser oportuno para analisar o que pode potencializar os negócios, o que está funcionando, verificar boas práticas de outras empresas e inovar, conquistando mais mercado.

Dependendo do setor é um grande desafio, porém sempre é possível achar soluções para os problemas.

Além de estar sempre se atualizando, é importante acompanhar também as tendências dos países que já estão retomando suas atividades, visando minimizar os riscos para os negócios de forma mais tranquila e assertiva.

Desta forma, a inovação pode tornar as empresas diferenciadas e mais competitivas, além de garantir maior satisfação de seus clientes, fornecedores e colaboradores.

Para acessar a pesquisa completa:

https://cdepg.org.br/wp-content/uploads/2020/04/RELATORIO-%E2%80%93-IMPACTOS-DA-COVID-19-NA-ESTRUTURA-ECONOMICA-DE-PONTA-GROSSA-27042020.pdf

 

 

 

avatar NADIA TERUMI JOBOJI
Nadia Terumi Joboji
Gestora de Projetos - SEBRAE PRfavorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1340 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?