Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

A Influência do Ambiente de Loja no Comportamento do Consumidor.

avatar ELIZA MARIA FLORES GOLDONI ALMEIDA
Eliza Maria Flores Goldoni Almeidafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt5
A Influência do Ambiente de Loja no Comportamento do Consumidor.
5 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 26 AGO. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase


O design é um instrumento de mudança e influência que pode atingir inúmeros indivíduos. No varejo não é diferente. O design de interiores é uma poderosa ferramenta para este setor, já que atua como fator determinante na decisão de compra.

Através do ambiente é possível transmitir a identidade, a experiência no setor, a capacidade e qualidade da empresa. Além disso, este é capaz de se comunicar influenciando na satisfação do serviço recebido (BITNER, 1992). Os valores que a empresa considera importantes, o público que se almeja atingir e acima de tudo, a preocupação em atender as necessidades e expectativas das pessoas que interagem com este espaço, criam uma experiência memorável para o consumidor.


O planejamento é essencial!

É importante demonstrar ao cliente e aos seus colaboradores que o ambiente foi planejado de acordo com as necessidades de ambos. Esse fator, tão importante, expressa-se através de vários componentes do projeto, como a fachada, o layout da loja, a aplicação das cores, a iluminação, a aromatização, a temperatura, a música ambiente e os pontos de compartilhamento nas redes sociais.

As pessoas que se relacionam com este ambiente podem responder de maneiras individuais a estes estímulos, cognitiva, emocional e psicologicamente (BITNER,1992).

Assim, é fundamental um estudo minucioso de fatores como este para que o espaço planejado seja eficiente e atinja as metas e objetivos desejados.


Varejo é entretenimento!

Uma loja bem elaborada e composta pode criar um momento de lazer e entretenimento ao cliente, auxiliar a recuperá-lo do estresse do dia-a-dia e prolongar a permanência dentro do ambiente de venda.


O varejo conectado

A volta do cliente para o ambiente físico da loja, pós pandemia, deve oferecer experiências que o proporcionem compartilhar esses momentos através das redes sociais, pois este é um caminho sem volta, o comportamento mudou e o consumidor está constantemente conectado.  Um exemplo são os espaços instagramáveis, locais que surpreendem o cliente e levam a divulgação voluntária da marca.

A reformulação do varejo físico não é uma escolha, mas sim uma necessidade.


Agora se liga nessa dica!

Você sabia que com o Sebraetec você tem 70% de subsídio para o projeto do Design de Ambiente de Loja?

Conheça o Sebraetec  um programa do Sebrae que pode orientar você empresário a planejar o seu ambiente de venda.

Para acessá-la entre em contato em um de nossos canais de atendimento 0800-570-0800 ou www.sebraepr.com.br e solicite uma orientação empresarial para abertura do Sebraetec.

E aí? Gostou desse post? Deixe seu comentário.


Eliza Almeida

Profissional atuante no mercado desde 1986, graduada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, sócia proprietária do escritório de projetos Eliza Almeida Design, especialista em design estratégico para varejo, ministra palestras e cursos de visual merchandising, além da elaboração de projetos do setor varejista. Eliza atua no mercado como consultora e instrutora na área de visual merchandising, principalmente, pelo SEBRAE PR.


avatar ELIZA MARIA FLORES GOLDONI ALMEIDA
Eliza Maria Flores Goldoni Almeida
Profissional atuante no mercado desde 1986, graduada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, sócia proprietária do escritório de projetos Eliza Almeida Design, especialista em design estratégico para varejo, ministra palestras e cursos de visual merchandising, além da elaboração de projetos do setor varejista. Eliza atua no mercado como consultora e instrutora na área de visual merchandising, principalmente, pelo SEBRAE PR. favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3847 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?