O design é um instrumento de mudança e influência que pode atingir inúmeros indivíduos. No varejo não é diferente. O design de interiores é uma poderosa ferramenta para este setor, já que atua como fator determinante na decisão de compra.
Através do ambiente é possível transmitir a identidade, a experiência no setor, a capacidade e qualidade da empresa. Além disso, este é capaz de se comunicar influenciando na satisfação do serviço recebido (BITNER, 1992). Os valores que a empresa considera importantes, o público que se almeja atingir e acima de tudo, a preocupação em atender as necessidades e expectativas das pessoas que interagem com este espaço, criam uma experiência memorável para o consumidor.
É importante demonstrar ao cliente e aos seus colaboradores que o ambiente foi planejado de acordo com as necessidades de ambos. Esse fator, tão importante, expressa-se através de vários componentes do projeto, como a fachada, o layout da loja, a aplicação das cores, a iluminação, a aromatização, a temperatura, a música ambiente e os pontos de compartilhamento nas redes sociais.
As pessoas que se relacionam com este ambiente podem responder de maneiras individuais a estes estímulos, cognitiva, emocional e psicologicamente (BITNER,1992).
Assim, é fundamental um estudo minucioso de fatores como este para que o espaço planejado seja eficiente e atinja as metas e objetivos desejados.
Uma loja bem elaborada e composta pode criar um momento de lazer e entretenimento ao cliente, auxiliar a recuperá-lo do estresse do dia-a-dia e prolongar a permanência dentro do ambiente de venda.
A volta do cliente para o ambiente físico da loja, pós pandemia, deve oferecer experiências que o proporcionem compartilhar esses momentos através das redes sociais, pois este é um caminho sem volta, o comportamento mudou e o consumidor está constantemente conectado. Um exemplo são os espaços instagramáveis, locais que surpreendem o cliente e levam a divulgação voluntária da marca.
A reformulação do varejo físico não é uma escolha, mas sim uma necessidade.
Agora se liga nessa dica!
Você sabia que com o Sebraetec você tem 70% de subsídio para o projeto do Design de Ambiente de Loja?
Conheça o Sebraetec um programa do Sebrae que pode orientar você empresário a planejar o seu ambiente de venda.
Para acessá-la entre em contato em um de nossos canais de atendimento 0800-570-0800 ou www.sebraepr.com.br e solicite uma orientação empresarial para abertura do Sebraetec.
E aí? Gostou desse post? Deixe seu comentário.
Eliza Almeida
Profissional atuante no mercado desde 1986, graduada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, sócia proprietária do escritório de projetos Eliza Almeida Design, especialista em design estratégico para varejo, ministra palestras e cursos de visual merchandising, além da elaboração de projetos do setor varejista. Eliza atua no mercado como consultora e instrutora na área de visual merchandising, principalmente, pelo SEBRAE PR.