No mercado de trabalho atual, uma das mais importantes ferramentas para se utilizar é o feedback, mas, para utilizá-la de forma eficaz, devemos nos atentar a alguns detalhes muito importantes, como quando usá-lo, como, em que ambiente e qual tipo usar para que a mensagem seja entendida e para evitar embaraços ou mal entendidos.
Feedback significa retroalimentação, ou seja, é um retorno que diz respeito a um dado, processo ou informação do passado, que influenciou os resultados do presente. Ele é uma ferramenta de comunicação e troca de ideias muito utilizada cujos registros vêm desde a revolução industrial, e o seu objetivo é sempre buscar pavimentar o caminho para uma melhoria contínua.
Ao trabalhar com uma ferramenta como o feedback , precisamos compreender que existem alguns tipos, e que o feedback positivo é igualmente ou ainda mais importante do que o negativo, e é um poderoso motivador e engajador de colaboradores.
A falta de um feedback é um desmotivador conhecido, isso porque o funcionário que não recebe um retorno costuma acreditar que o seu trabalho e esforço está passando despercebido, e que não é valorizado!
Existem algumas maneiras de se oferecer o feedback, ele pode ser dado de forma conjunta, para uma equipe, de forma individual, através de uma reunião formal, ou até mesmo em momentos do dia a dia do colaborador. É importante também conhecer quais são os tipos de existentes para, assim, saber em quais situações usar cada um deles.
Um dos tipos mais conhecidos, e ainda assim mais incompreendidos é o Feedback positivo, quando trabalhamos com essa modalidade, é crucial entender que ele é diferente de oferecer um elogio, Ao oferecê-lo, é preciso embasar com fatos ou resultados para que ele possua fundamentação, e não apenas seja oferecido por afinidade.
Quando usa-se apenas elogios como "Você foi show" ou "você arrasou", existe a possibilidade de se gerar ciúmes ou de soar mal entre os colegas, porém, quando embasado conforme o exemplo: "Eu adorei a forma ágil que você contornou o problema que enfrentávamos, continue assim" trazemos a impressão de respeito e de mérito, embasado dessa forma ele traz respeito e incentiva o comportamento, trazendo cada vez mais resultados similares.
Quando utilizamos o Feedback negativo, é preciso ainda mais cuidado, ele jamais pode ser utilizado de forma a ofender, magoar ou insultar o trabalho do colaborador, nesse caso vale citar pontos a melhorar ou de atenção, ao invés dos erros propriamente ditos.
Além disso, outra abordagem interessante é tentar compreender o que gerou esse resultado negativo, pois talvez um ajuste de processos ou de prazo já seja suficiente para evitar uma situação futura, e faz com que o funcionário compreenda que está tudo bem, que o revés é parte da tentativa, e que da próxima vez será melhor.
O feedback construtivo é um dos mais eficazes em termos de resultados , ele aborda tanto problemas quanto acertos, e auxilia na construção de um caminho cada vez mais assertivo. Ele coloca o colaborador como protagonista e o gestor como um condutor, que apoia e auxilia de forma secundária. Esse método é o mais utilizado pelos grandes líderes de sucesso, principalmente devido ao seu resultado rápido e efetivo, mas ele também é mais complexo para aplicação, pois considera toda a jornada através de avaliações contínuas e frequentes.
Por fim, o feedback pessoal normalmente reflete as atitudes do colaborador frente a regras e responsabilidades no ambiente de trabalho, como colaboração, pontualidade e a dificuldade em seguir o regulamento interno. Um ponto que se deve tomar cuidado é o de não falar sem pensar ou apenas criticar, todo feedback deve buscar uma melhoria de resultado ou comportamento, além de não poder ofender ou atingir a autoconfiança de ninguém.
Quando promovemos o feedback, existem quatro aspectos que devem ser considerados para que a mensagem seja bem recebida, são eles a compreensão do contexto que levou a necessidade daquele feedback, o comportamento que motivou a reação empregada e levou ao retorno, o impacto causado pelo comportamento e motivado pelo contexto (identifique os fatores produtivos e contraproducentes de cada caso) e a expectativa criada pelos desdobramentos do feedback.
Ao receber o feedback, precisamos ter cuidado para não levá-lo de forma pessoal, e compreender que ele tem como objetivo o crescimento e a superação de uma situação ou problema, portando, ao invés de se ofender, faça perguntas para compreender como superar ou contornar o fato gerador futuramente, dessa forma o gestor compreenderá que você está fazendo e fará o seu melhor para que os seus resultados sejam cada vez mais satisfatórios.
Agora você já está pronto para começar a implantar uma cultura saudável de feedback na sua empresa, comente abaixo se essa já é uma prática adotada e quais os melhores resultados ou maiores desafios que você encontrou aplicando a ferramenta!