Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

A importância do Capital de Giro em um novo negócio

avatar ANDRESSA THAIS PEREIRA GONCALVES
Andressa Thais Pereira Goncalvesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
A importância do Capital de Giro em um novo negócio
Criado em 04 JAN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 

                Você já deve ter ouvido falar sobre o Capital de Giro, mas conhece a importância que ele exerce nas organizações? Ele pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. Se quer conhecer mais sobre o assunto, continua por aqui.  

               Hoje em dia muitos brasileiros sonham em montar seu próprio negócio. Se esse é o seu caso, já pode começar a pensar no tão comentado Capital de Giro. Ele é, basicamente, uma parte do investimento inicial que é destinado a manutenção da empresa enquanto ela ainda não se sustenta com os próprios ganhos. Um novo negócio leva tempo para se estabelecer no mercado, se tornar conhecido e criar a sua cartela de clientes, portanto o valor do Capital de Giro é fundamental para manter a companhia durante este período e varia de empresa para empresa.

               É muito difícil definir por quanto tempo este capital será necessário, portanto, o segredo é diminuir os gastos com a abertura do negócio e destinar a maior parte possível do capital inicial para o de giro, garantindo assim a continuidade da empresa até que ela se torne autossustentável.

                De uma forma simplificada, o Capital de Giro pode ser calculado realizando uma projeção das despesas totais, somando os Custos fixos (aluguel, internet...) e os Custos variáveis (matéria prima, embalagem, impostos...) e comparando com a projeção de receitas e o tempo necessário para que o negócio seja autossustentável (a melhor forma de ser mais assertivo na projeção é pesquisando e consultando empresários do mesmo ramo).

                Então, ao pensar em montar o seu novo negócio, calcule antes a necessidade de Capital de Giro para que você não seja surpreendido com falta de recursos. Planejamento financeiro é fundamental para a permanência da empresa no mercado e os primeiros períodos são decisivos para a organização.

 

Gostou do conteúdo? Nos conte nos comentários  

Se ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!
 

avatar ANDRESSA THAIS PEREIRA GONCALVES
Andressa Thais Pereira Goncalves
Atuo há 6 anos no Sebrae/PR, há 4 na área de Turismo, sou bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing Estratégico Digital e em Gestão Estratégica de Projetos. Posso ajudar sua empresa?favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4524 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?