Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

A importância do BI no Marketing Digital

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
A importância do BI no Marketing Digital
Criado em 25 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Vamos começar pelo começo: o que é BI? 


BI, ou Business Intelligence na sigla em inglês, é a inteligência de negócios que capta informações de todos os canais disponíveis em uma empresa como redes sociais, e-mails, marketing, tráfego e até mesmo de planilhas montadas. É basicamente uma análise de dados do seu negócio para que você identifique aquilo que precisa ser melhorado dentro da sua empresa. 


O principal objetivo do BI é trazer para o empresário uma visão geral para facilitar a tomada de decisões estratégicas e é o grande aliado das equipes de marketing. Ele mostra todo o caminho percorrido em cada acesso ao seu site e também o perfil comportamental do público que compra ou não o seu produto. 


É uma maneira de filtrar as informações para que você possa investir tempo e dinheiro naquilo que realmente importa. 




Mas não é tão simples assim. Quando você reúne um número infinito de dados, muitas vezes não sabe nem por onde começar para analisá-los. E é aí que o BI entra. As ferramentas da inteligência de negócio irão transformar os dados em relatórios e perfis comportamentais das pessoas que acessam ou têm contato com o seu produto através do marketing.


E sem entrar em muitos detalhes técnicos, essas são algumas funções do BI:


  • Data Warehouse: sistema em que as informações são agrupadas e centralizadas de forma segura;

  • Data Mining: trabalho de escavar as informações pertinentes e higienizar os dados;

  • análise dos dados: distribuição do conteúdo em dashboards, para facilitar a compreensão e a visualização dos envolvidos;

  • BPR ou Business Process Reengineering: reestruturação de processos de trabalho a partir dos resultados obtidos;

  • Benchmarking: comparação do modelo de negócio com outras empresas, que refina as conclusões geradas e mantém a competitividade;

  • Reporting: geração de relatórios e medição dos resultados alcançados, na prática.



Com a ajuda do Business Intelligence, a sua empresa pode ter um ROI (Retorno Sobre Investimentos) mais alto através de decisões estratégicas. Poderá reconsiderar plataformas que não trazem tanto retorno e investir melhor em ações que verdadeiramente trazem mais clientes para dentro da empresa. 


É o raio-x do marketing digital. Com o BI, você consegue saber exatamente o que acontece em cada um dos passos do seu cliente e, consequentemente, saber o que serve e o que não serve para a sua empresa. Poderá ter a oportunidade de analisar, avaliar e mudar tudo aquilo que for necessário de acordo com dados reais e não apenas achismos.  


Existem alguns softwares de Business Intelligence e através de uma boa escolha que utilizará esses dados, você e a sua empresa poderão escalar patamares. Hoje em dia informação é tudo e com o conhecimento e ações corretas, a escalabilidade do negócio acontece naturalmente. 


E aí, já pensou em aplicar estratégias mais inteligentes como o BI para fazer seu negócio crescer ainda mais? Conte para a gente nos comentários!


E caso queira acessar mais conteúdos e dicas, que podem te ajudar tanto na sua jornada empreendedora quanto explorar de forma eficiente o universo digital do Marketing, participe da Comunidade Marketing Digital!



Até a próxima!


Bianca

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2851 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?