Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

A importância de verificar o nome escolhido para a sua empresa

avatar CAMILA VIEIRA CASTRO
Camila Vieira Castrofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
 A importância de verificar o nome escolhido para a sua empresa
Criado em 21 FEV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você sabe qual a diferença entre marca e nome fantasia?

O nome fantasia é basicamente o nome no qual a empresa vai ser reconhecida, o nome que vai estampar as camisetas, fachadas, site e etc. 

A marca e o nome fantasia não têm a obrigatoriedade de serem iguais, por exemplo a Apple, um nome fantasia que tem os seus produtos como Iphone, Mac, Ipad registrados como marcas. 

Como saber se o nome da minha empresa está disponível?

Primeiramente, você pode fazer uma pesquisa no Google, por exemplo, com o nome escolhido e já aparecerá. O segundo passo é ir até o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), onde você pode pesquisar pelo nome, mas lembre de que só vão constar no resultado da pesquisa, marcas que já foram depositadas ou registradas, ou ainda que estão em fase de registro. E sempre preste muita atenção pois o uso indevido dos nomes fantasias ou marcas pode acarretar a muitas consequências jurídicas.


Vamos dar uma olhada em algumas dicas para aplicar nesse momento de criação junto com a pesquisa.


Que tal pensar em uma logo antes?

Ela é pensada depois da criação do nome, mas é preciso lembrar que ela é parte integrante da marca e a pesquisa deve considerar ambos. Isso pode variar também se por exemplo a marca for normativa, que só use textos. No site do INPI, temos a busca por imagem também, é só pesquisar por “Cód. Figura”.


Fazer uma busca além da palavra chave.

Geralmente quando já se tem um nome favorito para o seu negócio, é comum fazer uma pesquisa somente dele. Porém, existe uma certa relevância da pesquisa de nomes comuns também.

Por exemplo: uma cafeteria tem o interesse de registrar o nome “Starbuk”. O empreendedor realiza a pesquisa na base do INPI e verifica que esse nome está disponível. Porém, ele não conseguirá fazer esse registro por já existir uma marca muito semelhante à essa e com muita relevância no mercado (Starbucks). Claro que, em alguns casos, pode não passar de uma mera coincidência, como também pode ser considerado uma tentativa de se aproveitar, indevidamente, de uma identidade já consolidada. Viu como é importante verificar? 


Escolhi um nome mas a marca já foi registrada, e agora?

Como dito anteriormente, infelizmente não tem o que fazer. Se estiver com dificuldade com a criação, você pode procurar a ajuda de profissionais de marketing, publicidade e outras áreas para te ajudar nessa escolha.

Viu como uma boa pesquisa pode fazer muita diferença no seu negócio? 



Informações sobre empreendedorismo

Já conhece o “Fecha o Caixa” lá no YouTube? Ele foi pensado para o dono de negócio ter a sua disposição conteúdos relevantes sobre o universo do empreendedorismo de forma simples, divertida e gratuita! Vem conhecer. O programa é feito pela vhsys, empresa de tecnologia que desenvolve sistema de gestão empresarial descomplicado para micro e pequenas empresas. Vem fazer um teste gratuito!

avatar CAMILA VIEIRA CASTRO
Camila Vieira Castro
Funcionária na vhsysfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5313 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?