Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

A importância de incentivos para Reter Talentos na organização

avatar ESDRAS MAGNO RIBEIRO
Esdras Magno Ribeirofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
A importância de incentivos para Reter Talentos na organização
Criado em 23 JUN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Uma Empresa, Organização ou Entidade com Fins Lucrativos é dotada de 3 tipos principais de recursos: Processos, Produtos e Pessoas. Afinal, em caráter de prioridade, existe algum recurso mais importante do que o outro Não!

Mas, existe um que pode se destacar nesta abordagem. Cada um tem a sua relevância e objetivo específico, e os mesmos se complementam no ecossistema empresarial.

Vamos partir para o entendimento de cada um?


Processos: Eles englobam sistematização, estruturação departamental, atuam no enfoque de padronizar tarefas, e são os grandes responsáveis por trazer clareza para os colaboradores na execução das tarefas pré-determinadas.

 Produtos: São os resultados de uma produção, seja no modelo fabril ou dentro de um aspecto apenas de distribuição de produtos ou serviços. E estes quando são ofertados em um dado mercado, promovem o que chamamos de procura, que gera o sentimento no consumidor de obter, e a consequência direta para uma empresa será a lucratividade através da venda.

 Pessoas: É o capital intelectual, a matéria prima humana, que através de conhecimento, habilidade e atitude faz toda a 'engrenagem sistêmica' da organização rodar.


Partindo de todo este contexto exposto, porquê é tão importante criar ideias para incentivar e reter talentos em uma Organização?

Sem as pessoas não há criação e muito menos desenvolvimento de Processos. Sem as pessoas não há capacidade de gerar um excelente Brainstorming ( Chuva de Ideias), a fim de promover a criação de um produto eficaz, com uma margem de lucro atrativa, que encante o consumidor, que seja desejado.

E tudo isso é feito através da: Utilização de Talentos. Segundo o estadista Francês, Charles de Gaulle: 'Talento é um título de responsabilidade'. Esta frase resume bem o peso que um talento tem quando é empregado.

Quando notadamente existem talentos na organização, que entregam mais que o combinado, são revolvedores de problemas, vestem a camisa da empresa e geram resultados exponenciais, a missão dos Gestores é retê-los.

 

O que é necessário para criar retenção?

 Invista no plano de carreira, mostre futuro promissor e de realizações a estes colaboradores;
 Mantenha um clima organizacional saudável;
 Entregue semanalmente feedbacks;
 Comunique com assertividade;

Os Talentos com senso de pertencimento e entusiasmados, são como um foguete saindo de uma estação. Geram combustão de resultados através de uma boa preparação.

Resta a Instituição ter o discernimento para mantê-los.

A Comunidade Sebrae vai mudar! Você sabia? Para não ficar de fora, atualize seus dados cadastrais e faça parte automaticamente da nova plataforma Clique na sua foto > dados pessoais > preencha corretamente > salvar! Pronto, em breve você terá acesso a NOVA COMUNIDADE SEBRAE.

 

avatar ESDRAS MAGNO RIBEIRO
Esdras Magno Ribeiro
Administrador de Empresas, credenciado no CRA - PR, especialista em Liderana e Coaching. Consultor Empresarial, Treinador Corporativo e responsvel por mentorear diretamente mais de 90 empresas no Litoral Paranaense nos ltimos 4 anos.favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4620 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?